Ginast Academia ao ar Livre - Equipamentos Certificados‎
Clique aqui e envie sua mensagem

Como se preparar para uma licitação pública de academias ao ar livre no Brasil?

Quando a Administração pública precisa de um serviço ou aquisição de um bem, necessariamente,  se recorre a licitação. Dessa forma, o processo de Licitação é um aspecto da máxima importância para se ter conhecimento no que tange as suas especificidades e regras, para garantir que quando se embarca nesse procedimento, haverá um resultado positivo. A fim de esclarecer alguns aspectos a se anotar antes de iniciar a sua inscrição para tal processo, preparamos esse material que você pode conferir e estar ciente de todos os pontos importantes.

Entenda como funciona a licitação de academia ao ar livre

A licitação é o procedimento de compra do setor público. Ela foi instituída de forma legal para evitar fraudes, justamente com o intuito de proteger o dinheiro público.

Por ser um instituto importante, ele deve ser bem compreendido, principalmente por quem atua com licitações de forma cotidiana. São diversas etapas de condução, e cada uma delas representa um passo importante durante esse procedimento.

Saber como funciona uma licitação significa reduzir custos, afinal, a partir da busca por produtos com preço mais baixo e boa qualidade, um melhor trabalho é realizado. Assim, o setor de compras passa a ter mais reconhecimento dos gestores, o que pode influenciar, inclusive, em recompensas salariais.

Principais legislações sobre a licitação

O procedimento licitatório está previsto e inscrito na Constituição Federal de 1988, no Artigo 37 (XXI), o qual assegura os critérios pela

 “ igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações” 

Além disso, temos algumas legislações e decretos que também estão relacionadas ao tema que são essenciais de se ter em mente:

Passo a passo para licitação de academia ao ar livre

Verificar os preços

Como a licitação é utilizada justamente para evitar gastos desnecessários de dinheiro com aquisições para o setor público, o preço dos insumos é o primeiro item a ser verificado.

Por isso, é preciso contar com produtos com preços competitivos. Afinal, participar de licitações com itens de valor muito mais alto do que o usual poderá significar a perda do certame.

Avaliar o preço combinado com a melhor proposta técnica

A combinação de preço e melhor proposta técnica também é um aspecto que deve ser levado em consideração. Isso porque, por vezes, a licitação é bastante específica e requer itens mais complexos.

Sendo assim, a questão do preço mais alto pode ser relativizada. No entanto, uma boa proposta técnica deve ser elaborada como uma forma de balancear o valor mais alto necessário.

Entenda como equacionar esses dois fatores, avaliando o preço combinado com a melhor proposta técnica. Além disso, adquira bons produtos para oferecer em futuras licitações.

A proposta técnica é de suma importância de ser avaliada, pois é preciso que se considere que se trata de um Investimento e que isso refletirá no produto final. 

Elaborar o orçamento de acordo com o edital

O procedimento licitatório é regido pela própria legislação e, também, pelo chamado edital. Esse segundo nada mais é do que uma cartilha contendo todas as normas para o certame. Logo, ela vincula todos os atos e deve ser totalmente cumprida.

O preço também é definido em edital e, por isso, o orçamento precisa seguir as normas elaboradas. Geralmente, esse item não funciona de forma fechada, mas, sim, a partir de um limite de valor.

Portanto, avalie todos os itens presentes no edital e elabore uma proposta condizente e diferenciada durante a participação em uma licitação de academia ao ar livre ou outra de seu interesse.

Verificar os prazos de entrega

Os prazos de entrega também são definidos de forma prévia no edital constante. Por isso, de nada adianta oferecer os produtos com melhor o custo-benefício se você não cumprir as datas estipuladas.

Para garantir uma boa participação nas mais diferentes licitações, o fornecedor deve buscar insumos de empresas confiáveis. Já imaginou adquirir um produto, vencer uma licitação e não conseguir realizar a entrega por uma falha da empresa fornecedora?

Confira o histórico da empresa no mercado e faça uma escolha mais consciente. Lembre-se de que o descumprimento dos itens do edital pode significar a perda do certame, abrindo espaço para o segundo colocado. Não corra esse risco!

Fornecedor de equipamentos para a obra

A licitação para a composição de uma academia ao ar livre é bastante específica — seja pelo tipo de equipamento requerido, seja pela instalação dos produtos solicitados.

Esse fator acaba significando uma vantagem e uma desvantagem. Ao mesmo tempo em que não existem tantas empresas vendendo esse tipo específico de insumo, grande parte dos empreendimentos existentes no mercado é de confiança.

Em uma área incomum de atuação, empresas com bom histórico de trabalho são garantia de produtos de qualidade. Para não errar em sua escolha, verifique quem está há bastante tempo no mercado, fazendo um bom trabalho em termos logísticos e técnicos a fim de fechar o melhor negócio com o fornecedor eleito.

A Ginast é um bom exemplo para se confiar. Especialista na fabricação e na distribuição de academias ao ar livre e parquinhos, ela fornece projetos com produtos com qualidade e durabilidade customizados através de seu atendimento consultivo e personalizado e realiza a entrega dos produtos em todo o Brasil oferecendo, além de tudo, uma garantia de dois anos para os equipamentos.

Além de ser pioneira no ramo de academias ao ar livre no Brasil, a empresa conta com um setor de engenharia para oferecer serviços extras aos clientes. Por isso, se você deseja algum produto mais específico para atender aos editais de licitação, saiba que é possível elaborá-lo.

Saber onde conseguir os equipamentos para licitações é um ponto essencial. Como o ganhador do certame deve cumprir todos os requisitos, a entrega do insumo adquirido deve ser realizada no prazo estabelecido. Por isso, conte com um fornecedor confiável no mercado.

Para participar de uma licitação de academia ao ar livre ou fornecer os equipamentos necessários para quem deseja cumprir essa tarefa, é importante entender como funcionam todas as etapas do certame. Se quer ter sucesso nessa empreitada, atente para as dicas apresentados ao longo deste artigo. Boas vendas!

E então, gostou de saber como atuar em uma licitação de academia ao ar livre? Para alcançar bons resultados, conte com o apoio da Ginast. Entre em contato conosco para tirar as suas dúvidas e receber a orientação adequada sobre os nossos equipamentos e projetos. Estamos prontos para auxiliar você!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0