Ginast Academia ao ar Livre - Equipamentos Certificados‎
Clique aqui e envie sua mensagem

5 dicas para escolher o melhor fornecedor de materiais de construção

Sem dúvida alguma, a escolha do fornecedor de materiais de construção civil tem uma influência significativa no andamento das atividades em campo e, consequentemente, na qualidade final da obra. Além do bom relacionamento com os profissionais, existem outros fatores importantes que impactam a interação com os provedores de insumos.

Nesse sentido, antes de fazer a escolha dos fornecedores para a empresa em geral e para as obras, é fundamental fazer estudos e pesquisas adequadas para entender melhor as necessidades requeridas. Acompanhar a jornada dos materiais até o campo e ter contato com outros clientes são alguns pontos interessantes que podem fazer a diferença.

Pensando nisso, trouxemos 5 dicas importantes para ajudar a sua empresa a escolher o melhor fornecedor de materiais de construção, evitando quaisquer inconvenientes que possam surgir durante a realização dessa atividade. Confira o artigo!

1. Analise a reputação da empresa

Na maior parte das situações, a rotina de qualquer organização se baseia em gerir adequadamente os custos e buscar formas para reduzi-los, principalmente em momentos de crise. Desse modo, um dos pontos-chave na hora de buscar pelo fornecedor de materiais de construção ideal é pesquisar sobre a credibilidade das organizações parceiras no mercado.

Quando uma empresa é rotulada como de confiança, isso significa que ela presta um serviço de qualidade, ou seja, cumpre as expectativas de seus clientes. Sem esse atributo, os gestores ficam à mercê do desconhecido, o que compromete o planejamento dos serviços no médio e longo prazo.

Por isso, é imprescindível realizar uma boa pesquisa de mercado, validando se as organizações parceiras entregam produtos em bom estado de conservação e dentro dos prazos estipulados. E essa condição não tem relação com o porte da empresa, visto que estabelecimentos pequenos também podem ser exemplos de pontualidade e atendimento das expectativas dos clientes.

2. Fique atento à qualidade dos produtos

Outra característica importante na hora de escolher o fornecedor ideal diz respeito à qualidade dos produtos que são entregues, pois esse atributo impacta diretamente o andamento das atividades em campo. Sem os insumos adequados, é improvável ter sucesso no resultado final da obra.

Quando os gestores não têm conhecimento sobre a qualidade e a procedência dos produtos de um determinado fornecedor, é sempre importante solicitar amostras para observar, além dos atributos dos insumos, a forma de manuseio, o cuidado com a entrega e o armazenamento dos elementos.

Além disso, a maioria dos materiais, equipamentos e produtos voltados para a construção civil devem seguir parâmetros específicos estabelecidos pelas normas técnicas vigentes, portanto, é imprescindível que a empresa contratada cumpra todos os requisitos.

Também é muito comum que as primeiras remessas de insumos venham sem nenhum problema, mas com o passar do tempo a qualidade diminui e o serviço oferecido já não apresenta mais a mesma impecabilidade. Quando essa situação não é resolvida com uma boa conversa, o ideal é trocar de fornecedor, sem medo de buscar um novo parceiro.

3. Investigue o comprometimento e a competência das entregas

O controle, o gerenciamento e o planejamento das fases de uma obra são fundamentais para se ter sucesso no empreendimento. Tratando-se disso, todos os fornecedores precisam cumprir com as datas de entrega estabelecidas para que nenhum serviço tenha seu prazo comprometido, pois caso contrário, o calendário da construção será afetado.

Portanto, antes de estabelecer uma parceria com um novo fornecedor, deve-se sempre verificar a disponibilidade de entregas e os prazos acordados em contrato. Características-chave para a escolha ideal é a busca por um provedor que tenha comprometimento e agilidade nos seus atendimentos.

Outro fator importante para garantir que os prazos sejam cumpridos é a observação da distância entre a obra e o local de origem dos materiais fornecidos. Nesse sentido, quanto mais longe o empreendimento estiver do fornecedor, maior será a probabilidade de atrasos nas entregas e na devolução de produtos defeituosos.

Com isso, o ideal é buscar empresas locais comprometidas ou planejar a entrega dos insumos com cautela, sempre acordando as datas antecipadamente com os fornecedores. O mais importante é que todos os materiais estejam disponíveis na obra para que os colaboradores não fiquem sem a matéria-prima necessária para realizar uma determinada atividade, o que resulta em ociosidade e queda na produtividade geral.

4. Faça pesquisas de custo-benefício

Um dos principais pontos levantados durante a escolha do melhor fornecedor de materiais é o custo. Contudo, esse é um critério que precisa ser observado com cautela, visto que insumos e equipamentos muito baratos podem estar relacionados com má qualidade e, consequentemente, com desperdícios e gastos extras com manutenção.

Nesse sentido, não vai adiantar optar por um fornecedor de baixo custo se isso resulta em uma obra com falta de materiais e equipamentos e em constante atraso. Da mesma forma, um serviço mais caro também não é garantia de qualidade e satisfação do cliente, portanto, o ideal é avaliar os preços dos produtos juntamente com os atributos oferecidos.

Um bom serviço é aquele que tem o seu valor justificado pela excelência oferecida. Portanto, na hora de escolher o melhor fornecedor de materiais, o ideal é comparar os preços entre as empresas e tentar negociar, sempre dando atenção a eventos, feiras e catálogos que podem resultar em maiores garantias e confiança de ambas as partes.

5. Peça a opinião de outros clientes

Por fim, sempre é importante buscar a opinião de outras empresas que já trabalham no mercado da construção civil há algum tempo. O parecer de companhias que já experimentaram o serviço de determinados provedores é uma excelente alternativa para avaliar o custo-benefício dos materiais e dos equipamentos ofertados.

Além do acumulado de opiniões, pesquisar na internet também é de grande ajuda. A busca em sites de reclamações e protestos pode fornecer uma visão clara do nível de satisfação de outros clientes, além de servir como referência para os serviços que serão contratados.

Escolher o fornecedor de materiais de construção civil ideal pode ser uma tarefa complicada, ainda mais se não forem observadas as características-chave para o negócio. Acima de tudo, é imprescindível estar atento às necessidades da obra em questão, verificando se o provedor atenderá a todos os requisitos solicitados. Além disso, investigar o custo-benefício e analisar a reputação da empresa são pontos positivos para não errar na decisão.

E então, gostou do nosso artigo com as 5 principais dicas de como escolher o fornecedor de materiais de construção ideal? Aproveite para seguir as nossas redes sociais e não perca nenhum de nossos conteúdos. Estamos no Facebook, Twitter e Instagram!

0