Clique aqui e envie sua mensagem

Os benefícios da atividade física são mais do que você imagina

Os benefícios da atividade física são mais do que você imagina

É difícil até mesmo contabilizar todas as vantagens que essa prática traz para a nossa vida, pois elas formam uma lista de tamanho considerável.

Você pode escolher entre atividades aeróbicas, musculação, esportes coletivos, academia ao ar livre etc. O importante é encontrar uma atividade que seja do seu agrado e adequada para o seu perfil.

Conheça agora alguns benefícios da atividade física e anime-se para incorporar essa prática à sua vida!

Atividade física aeróbica

Os exercícios aeróbicos podem ser entendidos como as atividades que seguem um determinado ritmo e trabalham os músculos maiores, como os quadríceps, e os tendões.

Entre as práticas, então corrida, caminhada, bicicleta, dança e aulas como jump e spinning.

A atividade física aeróbica também bastante do sistema cardiorrespiratório, ou seja, do coração e dos pulmões.  Isso acontece porque, durante o exercício aeróbico, seu corpo precisa de mais oxigênio para produzir energia – e o trabalho extra traz vantagens a esses órgãos.

Entre os benefícios da atividade física aeróbica, está a prevenção de doenças como hipertensão, diabetes tipo 2, artrite, osteoporose e derrames, além da manutenção de níveis saudáveis do colesterol e do fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, a atividade aeróbica fortalece o coração, que é bastante exigido durante essa prática, melhorando o fluxo sanguíneo no corpo todo.

Ainda, com a elevação do colesterol bom (o HDL) e a diminuição do colesterol ruim (LDL), os exercícios aeróbicos ajudam a evitar o depósito de gordura nas artérias, evitando aterosclerose.

Por fazer os pulmões trabalharem mais, esse tipo de atividade também fortalece o sistema respiratório, levando um fluxo maior de oxigênio para as células.

Além disso, essas atividades são excelentes para queimar gordura corporal, ajudando na diminuição e controle do peso.

Conheça alguns aparelhos para atividade física aeróbica:

Caminhada Individual

Cavalgada Individual

Abdominal Individual

Exercícios de musculação

A musculação consiste no treinamento de força, com o uso de aparelhos e acessórios como barras, halteres, molas e elásticos para promover o desenvolvimento dos músculos esqueléticos.

Uma das vantagens dessa prática é a aceleração do metabolismo, pois o tecido muscular mantém o gasto de energia depois do exercício mesmo quando estamos parados – diferente do tecido adiposo, que não consome energia sozinho.

Além disso, a musculação ajuda a manter um dos aspectos da juventude, que é a conservação do nível da massa muscular, perdida a partir dos 30 anos.

Outro benefício dos exercícios de musculação é a proteção dos ossos por meio do fortalecimento da musculatura e do aumento da absorção de cálcio pelos ossos, diminuindo a chance de osteoporose.

Além disso, também ocorre o fortalecimento da coluna vertebral, diminuindo a incidência de dores nessa região do corpo e melhorando a postura, pois a musculatura que sustenta a coluna se torna mais forte.

Assim como a atividade aeróbica, a musculação também contribui para o gasto de calorias (e o consequente emagrecimento), para a diminuição da chance do desenvolvimento de diabetes e para o fortalecimento do coração.

Conheça alguns aparelhos para exercícios de musculação:

Barras de Marinheiro

Puxador Peitoral Duplo

Puxador Costas Duplo

Esportes coletivos

Os esportes coletivos são especialmente indicados para evitar o sedentarismo em crianças e adolescentes, pois são atividades que trazem benefícios ao organismo sem apresentar as restrições da musculação, por exemplo, além de ser bem divertidas.

Mas os adultos não ficam para trás, pois eles também podem se beneficiar da prática desses esportes, sejam eles jogar futebol com os amigos, marcar uma partida de vôlei ou se divertir na piscina de polo aquático.

Os esportes coletivos trazem como vantagem o aumento do convívio social, promovendo as novas amizades e a conservação das antigas, a melhora da autoestima e a melhora do humor.

Conheça alguns aparelhos esportes coletivos:

Esqui Triplo

Rotação Diagonal Tripla

Cavalgada Triplo

Beneficios da atividade física para a mente

Além dos benefícios gerados para o corpo, a atividade física traz também grandes vantagens para a mente dos seus praticantes.

A endorfina, que é liberada durante a prática de exercícios, é conhecida como o hormônio do bem-estar, proporcionando sensação de relaxamento e diminuindo o estresse.

O humor também melhora, pois os exercícios aumentam os níveis de serotonina e dopamina, as substâncias responsáveis pela nossa felicidade.

Ainda, os exercícios ajudam a ter uma noite de sono tranquila devido ao relaxamento dos músculos, à liberação da endorfina e ao alívio das tensões do dia a dia, e também contribuem para a diminuição dos níveis de ansiedade, estresse e depressão.

Outro resultado dessa prática é a melhora na autoestima, pois, ao perceber as mudanças positivas no corpo, a pessoa passa a ter um apreço maior por si mesma.

Academia ao ar livre

Se você não se sente muito à vontade com o ambiente de uma academia tradicional, onde muitos frequentadores estão em uma eterna disputa pelo maior bíceps, o que acaba gerando um clima de competição e agressividade, uma boa dica é se matricular em uma academia ao ar livre .

Mesmo tendo toda a estrutura necessária para realizar seus treinos, o ambiente da academia ao ar livre é mais tranquilo, sem o excesso de espelhos, luzes e músicas que muitas vezes passam do nível tolerável de decibéis.

Em vez disso, aproveite para malhar curtindo o ar fresco e a luz natural do sol, que ainda ajuda na produção de vitamina D.

Leia também: Quantas vezes por semana devo malhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0