Clique aqui e envie sua mensagem

Os Beneficios da Atividade Física Regular e a Importância da Academia ao Ar Livre

As academias ao ar livre são uma excelente opção para quem gostaria de praticar exercícios físicos e não consegue se adaptar às academias tradicionais.

Você já sabe: fazer atividades físicas regulares é uma das principais medidas a ser adotada para aumentar nossa expectativa de vida e também para garantir boas condições do corpo e da mente por muitos anos.

Já foram comprovados inúmeros benefícios da prática regular de exercícios físicos, e os pesquisadores com frequência revelam novas vantagens trazidas por esse hábito tão essencial para a manutenção e a conquista da nossa saúde. Veja alguns dos benefícios mais importantes das atividades físicas:

Controle do peso

O gasto calórico promovido pelos exercícios físicos, junto com uma alimentação adequada, é uma das chaves para o controle do peso. A prática regular de exercícios é fundamental para evitar a obesidade, que contribui para uma série de outras doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de câncer.

Além da queima de calorias, os exercícios físicos ajudam a acelerar o metabolismo, possibilitando que o organismo continue a consumir as reservas de gorduras durante o período de descanso. Assim, seu corpo funciona melhor e diminuem as chances do acúmulo de peso.

Combate a doenças e promoção do bem-estar

Os exercícios físicos são uma prática importantíssima para o combate a doenças que fazem milhares de vítimas todos os anos. As atividades físicas são capazes de inibir desde os resfriados comuns, ao fortalecer o sistema imunológico, até auxiliar no combate a alguns tipos de câncer, como o de próstata, esôfago, fígado, pulmão, cólon e mama.

Além disso, os exercícios físicos regulares são muito importantes para combater a osteoporose, pois o impacto causado pelos movimentos promove o fortalecimento dos ossos.

Os exercícios físicos também ajudam a reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL), regulam a produção de insulina, prevenindo o diabetes, e auxiliam no controle da pressão arterial, combatendo a hipertensão ao promover a liberação de substâncias que dilatam e fortalecem os vasos sanguíneos.

Além do combate às doenças, a prática de exercícios promove a liberação de endorfina, uma substância que ajuda a regular o sono, aumenta a sensação de bem-estar e diminui o estresse e a ansiedade.

A importância de uma academia ao ar livre

Se você não se sente muito animado para frequentar uma academia tradicional, seja pelo ambiente de competição, pela mensalidade que pesa no bolso ou por algum outro motivo, isso não é motivo para não se exercitar.

Uma excelente alternativa às academias tradicionais são as academias ao ar livre, localizadas em praças e parques. Esses lugares oferecem uma série de benefícios para quem está a fim de praticar atividades físicas. Confira:

Fácil acesso aos aparelhos

As academias ao ar livre em geral se localizam em parques, praças ou em condomínios residenciais, e dessa forma elas podem ser facilmente acessadas por todos os interessados em fazer exercícios.

Via de regra, os aparelhos da academia ao ar livre estão localizados em lugares públicos que são referência para o bairro ou a comunidade e podem ser facilmente encontrados pelos moradores da região.

Utilizar a academia ao ar livre não tem custo nenhum

As mensalidades de uma academia tradicional podem ser um impeditivo bastante forte para que algumas pessoas pratiquem exercícios físicos. Muitas vezes, não podemos dispor do valor cobrado todos os meses pelas academias, e aquilo que deveria ser fonte de saúde e bem-estar acaba se tornando mais um motivo de preocupação.

Esse problema pode ser contornado com as academias ao ar livre, pois seu uso é gratuito! Você precisa apenar calçar seu tênis, colocar roupas leves e começar a se exercitar. Geralmente instaladas em locais públicos como parques e praças, o uso dos aparelhos é permitido a todas as pessoas interessadas em praticar atividades físicas.

Ambiente tranquilo e propício a fazer novas amizades

Às vezes, você só quer praticar uma atividade física para movimentar seu corpo, garantir o bom funcionamento dos músculos e ossos, aumentar sua capacidade cardiorrespiratória e arejar a cabeça. Porém, quando frequentamos uma academia tradicional, encontramos pessoas com diversos objetivos: alguns buscam a perfeição estética de forma pouco saudável, outros estão interessados em hipertrofiar os músculos e ainda há aqueles que parecem estar ali para disputar com os colegas quem consegue erguer mais peso.

Isso tudo pode tornar o ambiente de uma academia tradicional bastante estressante, desestimulando as pessoas que não compartilham desses objetivos. E é nesse ponto que está mais um benefício da academia ao ar livre: praticamente todos os seus frequentadores fazem exercícios com foco no cuidado com a saúde, sem se preocupar com competições ou metas inalcançáveis.

Em consequência, o ambiente da academia ao ar livre é muito mais tranquilo e propício à interação social, permitindo que seus frequentadores conheçam pessoas novas e façam amizades.

Contato com a natureza e a luz do sol

Outro benefício da academia ao ar livre é que ela permite o contato com a natureza. Enquanto as academias tradicionais são repletas de espelhos, luzes artificiais e música cujo volume muitas vezes incomoda algumas pessoas, a academia ao ar livre apresenta um ambiente bem diferente.

Por se localizar em parques, praças e em condomínios, os aparelhos costumam estar próximos das árvores, do gramado e das flores, proporcionando o contato de seus frequentadores com a natureza – algo que pode ser raro nas grandes cidades.

Além disso, expor-se à luz do sol antes das 10h e depois das 16h também traz vantagens para a saúde, como o estímulo da produção de vitamina D, o fortalecimento dos ossos e até mesmo benefícios emocionais.

Você também pode gostar de: Adeque os exercícios na sua rotina e tenha qualidade de vida[

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0