Clique aqui e envie sua mensagem

Aparelhos de academia para fortalecimento muscular

Aparelhos de academia para fortalecimento muscular

Conheça os equipamentos de academia ao ar livre que te ajudam a fortalecer os músculos

O fortalecimento muscular é um dos principais objetivos de quem começa a se exercitar, seja pelo aspecto estético ou funcional. Porém, entre tantos exercícios, os interessados nem sempre sabem quais são os ideais para este objetivo.

Não apenas o tipo de exercício levanta dúvidas, mas outro assunto também importante é o período de tempo investido nessa atividade, cujas implicações são mais sérias do que pode parecer.

Aprenda mais sobre o tema e saiba exatamente como deve proceder para conseguir fortalecer os músculos do seu corpo!

É importante investir no fortalecimento muscular?

Sim. Muitas vezes, o objetivo dos interessados é manter os braços, pernas e demais músculos torneados por interesse estético, mas as consequências vão bem além disso.

O fortalecimento muscular traz uma série de benefícios, como os seguintes:

  • Aumento da taxa metabólica: as células musculares do corpo usam energia, ao contrário das de gordura, que armazenam energia. Ao ganhar massa muscular, o corpo tende a ter uma despesa energética maior e ajudar na queima de gordura.
  • Fortificação dos ossos, tendões e ligamentos: além de deixá-los fortes, trabalhar os músculos também ajuda a evitar lesões e machucados e até mesmo a reduzir a chances de acidentes relacionados a atividades físicas.
  • Maior facilidade em atividades do dia a dia: não é apenas para levantar peso na academia que o fortalecimento muscular ajuda, mas também em uma série de questões cotidianas, de carregar uma criança no colo a conseguir abrir um pote de palmito, por exemplo.
  • Prevenção de doenças: por último, mas não menos importante, quem se exercita tem menores chances de desenvolver doenças cardiovasculares do que quem não o faz.

Saiba mais: Como evitar e combater os problemas musculares? Fazendo exercícios!

Por quanto tempo treinar para o fortalecimento muscular?

Pode parecer que treinar por um longo período de tempo seja o ideal, mas isso não é verdade, o que pode pegar muita gente de surpresa.

O recomendado é treinar por volta de 1 hora por dia, tempo suficiente para que seja possível aumentar a massa muscular sem deixar os músculos cansados.

Isso acontece pelo fato de que o fortalecimento muscular não é resultado dos exercícios propriamente ditos, mas sim da supercompensação, nome técnico para o descanso dos músculos.

Quando se exercita algum grupo muscular por muito tempo sem descanso, a intensidade que o praticante suportará tende a diminuir gradualmente, o que está longe do objetivo proposto.

Além disso, treinamentos musculares excessivos podem acarretar na inflamação dos músculos, o que causa dores e prejudica a continuidade dos treinos. Por isso, é importante intercalar exercícios e descanso para a obtenção dos melhores resultados.

Porém, também não é indicado que os treinamentos sejam demasiadamente distantes uns dos outros, pois isso não permite que o músculo se desenvolva da maneira adequada. É como se ele se fortalecesse e depois atrofiasse novamente.

Logo, é indicado treinar pelo menos três vezes por semana, para que o desenvolvimento muscular ocorra da maneira adequada e proporcione resultados notáveis.

Embora o tempo seja uma questão que varia de acordo com cada pessoa e seu metabolismo, dentro de 8 semanas já costuma ser possível perceber os músculos fortalecidos, tanto pelas consequências funcionais quanto pela estética.

Saiba agora como conquistar qualidade de vida nas grandes cidades!

Quais são os equipamentos ideais para o fortalecimento dos músculos?

Diferente do que você pode pensar, não é preciso ir até uma academia tradicional para isso, já que as disponíveis ao ar livre são altamente recomendáveis para fortalecer os músculos.

Entre tantos equipamentos que elas oferecem, alguns dos principais para deixar os músculos fortes e saudáveis são os seguintes:

  • Remada sentada: indicado para o fortalecimento dos músculos das costas e dos ombros.
  • Pressão de pernas: similar ao leg press das academias, trabalha com os músculos das coxas, pernas e quadris.
  • Elíptico mecânico: embora seja desenvolvido especialmente para melhorar a flexibilidade dos membros inferiores e a capacidade cardiorrespiratória, também ajuda a fortalecer os músculos dos membros inferiores.
  • Simulador de escada: também recomendado para fortalecer a musculatura dos membros inferiores e do quadril.
  • Simulador de esqui: melhora indiretamente a força dos músculos dos braços e das pernas.

Todas as pessoas podem utilizar os equipamentos, independentemente de sua forma física ou idade, já que eles não demandam o uso de cargas adicionais, apenas o próprio peso de quem realiza o exercício.

Dessa forma, não há desgaste acentuado e o público-alvo dos equipamentos torna-se ainda maior.

Veja também: Aparelhos para musculação: dicas para utilizar o melhor

Como potencializar o fortalecimento muscular?

Como vimos anteriormente, treinos excessivos não são ideais para conseguir fortalecer os músculos, salvo em casos de atletas e esportistas profissionais, cujas condições metabólicas são diferentes.

A melhor alternativa é uma também adotada pelos atletas: contar com o auxílio de um profissional especializado, capaz de oferecer um atendimento personalizado de acordo com as necessidades e preferências do praticante.

Ao procurar um personal trainer ou professor de educação física e manifestar o interesse no desenvolvimento muscular, o profissional elaborará um treino individual que contemple as etapas necessárias para atingir o que se deseja.

Também é possível indicar ao profissional que você quer fazer os exercícios em uma academia ao ar livre. Dessa forma, ele indicará equipamentos que sejam viáveis para tal.

Porém, não é obrigatório recorrer a um personal trainer, já que você pode utilizar os aparelhos de academias ao ar livre sem restrições e também perceber bons resultados, em especial a médio e longo prazo.

Conte com uma academia ao ar livre para seu fortalecimento muscular!

Além de ajudar a perder peso e te levar em direção a uma vida saudável, as academias ao ar livre também podem ser utilizadas para fortalecer seus músculos, com benefícios que impactarão direta e positivamente em sua forma física e também na qualidade de vida.

As melhorias serão notáveis gradativamente, conforme você se dedica aos treinamentos. Em conjunto com uma alimentação saudável e rica em proteínas vegetais, o resultado estará cada vez mais próximo do que deseja.

Comece o quanto antes o fortalecimento muscular em uma academia ao ar livre próxima de sua casa ou do trabalho e veja como esse objetivo não precisa estar atrelado a grandes investimentos financeiros!

Agora que você já sabe a importância e os diferenciais de uma academia ao ar livre, confira 5 dicas para investir em uma!

DEIXE UMA RESPOSTA

2 respostas para “Aparelhos de academia para fortalecimento muscular”

  1. […] Por isso, é determinante que a academia seja montada de uma maneira que permita a realização de exercícios aeróbicos, funcionais e de alongamento, favorecendo o fortalecimento muscular. […]

  2. […] se exercitarem, eles fortalecem os músculos e endireitam a coluna vertebral, garantindo mais vigor nas atividades cotidianas e domésticas e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0