Clique aqui e envie sua mensagem

[Infográfico] Conheça as principais vantagens da academia ao ar livre para condomínios

A academia ao ar livre em condomínios pode fazer a diferença na saúde, no bolso e na segurança dos moradores.

Praticar exercícios físicos e ter amigos faz muito bem. Aliar esses dois hábitos em um mesmo local, então, é capaz de tornar a vida das pessoas melhor por muito mais tempo. Além disso, junto com eles, muitos outros benefícios começam a surgir.

Neste artigo, vamos mostrar alguns benefícios em ter uma academia ao ar livre para condomínio. Trata-se de uma inovação que vem ganhando destaque no cenário de muitas cidades.

Uma academia ao ar livre torna-se até um ponto de atração, quando localizada em parques e praças. Os condomínios podem aproveitar essa tendência para criar um espaço de lazer e saúde diferenciado e interessante para os moradores! Acompanhe a leitura para saber mais sobre o assunto.

A importância das atividades físicas

As atividades físicas são extremamente vantajosas para a saúde: elas auxiliam na prevenção de doenças como diabetes, pressão alta, colesterol, infarto e câncer, por exemplo.

Elas também ajudam a manter o peso sob controle, eliminando o risco de obesidade e sedentarismo, amenizam problemas como artrite e artrose e, ainda, incentivam a deixar de lado hábitos nocivos à saúde, como dietas calóricas, álcool e fumo. Os exercícios também aumentam a autoestima, promovendo o bem-estar de quem pratica.

Já a amizade está relacionada à prevenção de problemas como o estresse, a depressão e a insônia, além de fortalecer o otimismo e o compartilhamento de experiências e sensações.

Com uma rotina intensa de trabalho, trânsito, responsabilidades com a casa, dedicação à família e preocupações financeiras, é muito fácil esquecer o valor dos exercícios e dos amigos.

Os benefícios da academia ao ar livre para condomínio

É por essa razão que cada vez mais os condomínios residenciais (e, até mesmo, os empresariais) estão investindo na instalação das academias ao ar livre, onde os vizinhos e os colegas de escritório podem treinar, conversar, ajudar-se, combinar encontros e muitas outras possibilidades.

A proximidade espacial entre os amigos é muito benéfica e influencia ainda mais a saúde e o bem-estar. Além dessa importante contribuição à vida dos moradores, instalar academias ao ar livre em condomínios permite muitas outras vantagens. Confira!

Maior contato com áreas verdes

Como elas geralmente ficam nas áreas verdes dos condomínios, próximas a grama e a árvores, e, ainda, ao ar livre, o praticante vai poder se beneficiar dessa localização, pois o contato com a natureza deixa qualquer um bem-humorado.

Além disso, a diminuição da temperatura e a purificação do ar contribuem com um melhor rendimento no exercício físico, e, no quesito saúde, os espaços verdes ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Você também obterá benefícios se praticar os exercícios físicos pela manhã, sob o sol do início da manhã ou do fim da tarde, desde que devidamente protegido, pois a luz solar garante vitamina D.

Economia de dinheiro

Orçamentos cada vez mais curtos e valores de academias cada vez mais altos, intensificados pela crise econômica, podem desestimular a prática até da pessoa mais determinada.

Ao contar com um espaço para treinar totalmente gratuito, com a presença de equipamentos de qualidade e, de quebra, tão acessível, o morador fica muito mais animado para a prática.

Além da eliminação dos custos com mensalidades, é possível cortar gastos como transporte e estacionamento, que representam uma significativa economia para o bolso.

Além disso, uma academia ao ar livre é mais viável economicamente para o condomínio e os condôminos do que uma academia convencional, com infraestrutura mais complexa e cara. Certamente, os custos da taxa condominial relacionados a uma academia ao ar livre tendem a ser menores do que aqueles de uma academia convencional.

Maior segurança do morador

Um dos horários favoritos para o treino é após o expediente, já que as manhãs podem ser muito corridas ou sem disposição para a prática.

Apesar de trazer vantagens específicas para a saúde e o desempenho, o horário representa um risco, pois a tendência é que a criminalidade aumente durante a noite, com mais chances de sofrer com roubos, furtos, sequestros e as famosas “saidinhas de banco”.

Ao contar com a academia para condomínio, que já é devidamente protegido, o morador tem a segurança garantida.

Valorização do imóvel

As áreas de lazer são muito requisitadas por quem está buscando um imóvel para compra ou locação.

Assim como as vagas de garagem e outros itens que agregam valor ao imóvel, uma academia ao ar livre em condomínio precisa ser planejada, com tamanho, equipamentos e localização adequados para receber os moradores que vão praticar.

Uma academia completa e funcional pode valorizar o local em até 20%, sendo um atrativo também para os donos das casas e apartamentos que desejam monetizar.

Maior integração entre os condôminos

A academia ao ar livre em condomínio é uma oportunidade para que os moradores possam interagir melhor entre si, tal como acontece no salão de festas, na piscina e em outros pontos da área de lazer.

Como os equipamentos ficam ao ar livre, o compartilhamento com outras pessoas é uma necessidade, mesmo que elas não façam parte de sua rotina.

Sabemos perfeitamente que morar no mesmo prédio, ou em apartamentos ou casas próximas umas das outras, significa que as pessoas se conheçam e sejam amigas.

Nos condomínios, é possível aproximar mais os moradores nessas áreas comuns. Ao ar livre, temos um espaço mais amplo que pode reunir uma quantidade maior de pessoas e promover uma integração mais eficaz entre os frequentadores da academia.

Acompanhamento das tendências

Seguir as tendências é uma forma de autopromoção para qualquer empreendimento, inclusive condomínios. Academias ao ar livre já se tornaram comuns em todo o mundo.

No Brasil, são muitas as academias ao ar livre, em praças e parques. Elas são boas porque o usuário não arca com nenhum custo, o que estimula a utilização dos aparelhos. Além disso, não existe um horário específico. Você pratica quando quiser e pelo tempo que achar melhor. Tudo é motivador para o usuário.

Nos condomínios, essa é uma boa estratégia para incentivar a prática de exercícios físicos aos condôminos. Afinal, não é preciso entrar em local algum, esperar o abrir ou fechar a academia — os equipamentos estão disponíveis a qualquer um e para qualquer faixa etária desde os 12 anos até a Terceira Idade.

A academia ao ar livre está em alta justamente devido, em grande parte, à sua flexibilidade. E os condomínios que adotarem essa solução só estarão se destacando e atraindo mais moradores, além de satisfazerem os que já são condôminos.

Mais tranquilidade na prática das atividades físicas

Não há nada demais em frequentar uma academia convencional. Muitos gostam e até preferem manter essa rotina. Mas para várias pessoas que não são praticantes assíduas, o ambiente pode ser meio incômodo. Um dos motivos é justamente a presença de veteranos, que entendem mais sobre o assunto, e um possível clima de competitividade.

Às vezes, mesmo um praticante mais experiente pode se sentir incomodado sob os olhares do personal trainer e da “cobrança” sobre os alunos. Uma alternativa é justamente a academia ao ar livre. O espaço mais amplo dá a sensação de maior liberdade e, certamente, não existe a mesma cobrança.

O resultado é que muitos podem se sentir mais tranquilos nesse ambiente e até praticar os exercícios com mais disposição. Em geral, os ambientes abertos e em contato com a natureza estimulam a disposição em todos os sentidos.

Prevenção durante a época de pandemia

A academia ao ar livre em condomínio também é uma boa opção para essa época crítica em que se combate o coronavírus. Nada melhor do que praticar exercícios físicos ao ar livre e não em locais confinados, ocupados por muitas pessoas. Mesmo com o uso de máscaras, as aglomerações não são recomendadas — menos ainda em espaços restritos.

Ao ar livre, a situação é diferente. É possível manter uma distância maior e não é preciso se aglomerar. Podemos usar os equipamentos apenas quando estiverem livres.

Além disso, como não existem horários mais rígidos, é possível fazer os exercícios no horário mais adequado para a pessoa, sem a necessidade de longas esperas para utilização de determinado equipamento (já que as esperas podem criar alguma aglomeração indesejável em épocas de pandemia).

A academia ao ar livre em condomínio é uma solução moderna para os condomínios. Vale lembrar que esse tipo de mudança para melhor precisa ser discutido e aprovado nas reuniões, levando em consideração a disponibilidade de infraestrutura e a verba para esse investimento.

Sentiu-se interessado pelo assunto? Gostaria de conhecer alguns equipamentos que podem ser instalados em uma academia ao ar livre para condomínio? Então, aproveite para entrar em contato com a Ginast, empresa especializada na fabricação e distribuição de academias ao ar livre!

0