Ginast Academia ao ar Livre - Equipamentos Certificados‎
Clique aqui e envie sua mensagem

Quais são as normas de instalação de playground? Saiba!

Quais são as normas de instalação de playground? Saiba!

Deixar os filhos no parquinho do condomínio, clubes ou escolas é garantia de paz e tranquilidade para muitos pais, já percebeu? No entanto, para alcançar o conforto e a segurança que eles tanto prezam, é necessário adotar algumas normas de instalação de playground.

Cabe aos responsáveis pela estrutura seguir todas as regras previstas por órgãos reguladores. Ao fazer isso, você não está só prevenindo futuros acidentes, já que esses regulamentos também são úteis para a manutenção de inspeção e utilização.

Portanto, caso tenha interesse em instalar essa área de lazer, é necessário ficar de olho em algumas regras e preceitos de segurança para evitar grandes problemas no futuro. Afinal, a boa preservação dos equipamentos e a inspeção habitual garantem o sossego merecido dos pais e previnem acidentes que põem em risco as crianças.

Para você que oferece serviços de instalação de parquinho em condomínios, clubes ou qualquer outro espaço, elaboramos este conteúdo sobre as normas de instalação de playground. Boa leitura!

Quem é responsável pelas normas de instalação de playground?

Antes de mais nada, é essencial saber que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é responsável pelas normas de instalação de playground. Criada em 2012 junto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ), tais regras têm o objetivo de garantir a segurança das pessoas que aproveitam o espaço.

A partir da parceria entre os dois órgãos, foi publicado o documento da lei NBR 16.071 cujo intuito é orientar sobre as instruções montadas por entidades, fabricantes e fornecedores dos materiais que estruturam o playground.

Cumprir com todas as diretrizes da lei é fundamental, já que o descumprimento pode acarretar processo civil e criminal aos responsáveis. Portanto, os fornecedores de aparelhos para playground precisam, acima de tudo, ter responsabilidade para manter tudo funcionando perfeitamente.

Como deve ser feita a manutenção?

Existem algumas recomendações quanto à manutenção do playground segundo as normas da ABNT, como:

  • manter piso nivelado e resistente ao amortecimento de impactos;
  • as peças devem estar sempre lubrificadas e soldadas. Caso algumas delas estejam desgastadas ou defeituosas deverão ser substituídas rapidamente;
  • corrigir pinturas repondo parafusos, ligamentos, presilhas e fechos sempre que necessário;
  • verificar sempre se as porcas e os fechos dos brinquedos estão apertadas suficientemente;
  • ter o cuidado de manter as áreas livres e seguras.

A princípio, essas vistorias precisam ser feitas diariamente pelo responsável do playground. Portanto, as orientações deverão ser cumpridas regularmente pelo síndico ou pelo agente encarregado.

Caso seja encontrada alguma irregularidade que coloque as crianças em risco, as atividades do parque deverão ser suspensas imediatamente. Ninguém quer que isso aconteça, não é verdade? Então, desde já é importante ressaltar a necessidade de uma revista habitual.

Além disso, as normas preveem vistoria técnica e monitoria de segurança a cada seis meses para avaliar a estrutura e a estabilidade do playground.

Quais são as normas de brinquedos e materiais?

Para a segurança das crianças, a ABNT sugere que todos os materiais dos brinquedos sejam atóxicos. Em outras palavras, objetos que não coloquem em risco a saúde e a integridade dos menores. Por prevenção, foi determinada a proibição de uma série de substâncias, principalmente no piso e na tintura.

Os brinquedos precisam ainda ter bom acabamento, ou seja, sem farpas, lascas ou peças pontiagudas que venham a ferir alguém. Além disso, eles devem manter uma distância de 1,30 metro e posicionados de uma maneira que não ofereça risco de colisão. Fique atento!

Quais são as normas de instalação de playground? Saiba! 1

Quais as normas do piso do playground?

O revestimento do piso também precisa cumprir algumas exigências segundo as normas da ABNT. Antes de mais nada, todas as superfícies devem ser horizontais e uniformes. Além disso, pisos e degraus precisam ser macios para amortecer possíveis quedas das crianças ao brincarem no parque.

Outro detalhe importante é que as caixas de areias devem ter, no mínimo, 30 cm de profundidade. Isso ajuda a areia ficar macia para amortecer o impacto.

Do mesmo modo, a grama sintética deve variar de acordo com o tamanho dos brinquedos. Portanto, vai depender do espaçamento e posicionamento deles. Seja como for, todo o piso e o brinquedo devem estar com amortecedores estratégicos para manter a segurança das crianças.

Como instalar um playground?

Como foi dito anteriormente, as regras da ABNT são fundamentais para o funcionamento correto do parque. Portanto, elas devem ser seguidas à risca para evitar transtornos. Fique atento, afinal, trata-se da segurança dos pequenos.

Agora, vamos dar algumas dicas para montar o playground de forma correta. Veja, a seguir, três passos essenciais!

Projete o chão do playground de acordo com as normas de segurança

Em primeiro lugar, leia atentamente a NBR 16071 e pense estrategicamente como montar o parque de acordo com as normas.

Por exemplo: analise bem o espaço e lembre-se de que, conforme a regulamentação, os parquinhos precisam de quedas até 60 cm. Ainda assim, é necessário um chão com piso de borracha reciclada para amortecer a queda.

Escolha o melhor lugar para o playground

O local onde será montado o playground é fundamental para facilitar todo o processo de segurança. Primeiramente, encontre um espaço amplo e acessível, que ofereça uma boa cobertura visual para os pais ou responsáveis das crianças.

Dica: é preferível um local longe do alcance de ruas movimentadas e pessoas estranhas. O ideal é dar preferência para condomínios fechados, com fácil acesso para as crianças e os pais.

Fique atento aos equipamentos após mudança climática

Frequentemente, os playgrounds não têm coberturas ou não estão preparados para as variações climáticas, como chuvas, tempestades, radiação solar, entre outras.

Portanto, é necessário ficar atento às condições dos equipamentos, principalmente após uma chuva forte ou uma onda de calor intensa. É que eventos como esses podem danificar a estrutura do parque e comprometer a durabilidade dos aparelhos.

Durante a leitura, você aprendeu quais são as normas de instalação de playground em espaços públicos ou condomínios. Para garantir a segurança das crianças e a durabilidade dos equipamentos, é necessário atentar a todos os percalços que comprometem a qualidade da estrutura montada. Pense nisso.

Gostou do artigo? Fique à vontade para compartilhar sua opinião com a gente!

Quais são as normas de instalação de playground? Saiba! 2
DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0