Ginast Academia ao ar Livre - Equipamentos Certificados‎
Clique aqui e envie sua mensagem

Conheça as principais vantagens da academia ao ar livre para condomínios

Conheça as principais vantagens da academia ao ar livre para condomínios

Várias moradias, especialmente as mais antigas, carecem de alguns espaços e têm limitações físicas para a sua construção. Logo, uma academia ao ar livre para condomínios pode ser a opção que falta para a valorização do empreendimento e a saúde dos condôminos.

Além de representarem uma excelente alternativa, as academias ao ar livre oferecem toda a versatilidade de que o condomínio necessita. Para provar isso, elaboramos este post com a ajuda da Cristiane Magossi Rossi, que gerencia uma equipe especializada em orientar os clientes da Ginast.

Ao continuar a leitura, você vai entender tudo o que precisa antes de encomendar a instalação de uma academia para seu condomínio. Confira!

Entenda a importância de uma empresa referência para a instalação da academia

Uma empresa especializada no setor ajuda a evitar problemas e gastos desnecessários desde a instalação. Orientações detalhadas sobre os procedimentos permitem que a academia seja instalada em vários tipos de piso, incluindo areia e grama.

Muitas pessoas imaginam que a instalação é complexa. Mas basta respeitar a especificação de traço do concreto, com a quantidade correta de mistura de cada um de seus componentes, para garantir uma boa fixação na maioria dos tipos de terreno, desde que você tenha as informações corretas.

Além disso, no caso da Ginast, você pode contar com:

  • entrega em todo o brasil;
  • produtos produzidos de acordo com normas de segurança;
  • equipamentos de qualidade e com um preço justo, que permitem economizar na instalação e garantir a durabilidade;
  • consultoria para definir o tipo ideal de investimento, de acordo com detalhes como a quantidade de usuários e as características do local.

O produto e a certificação

Saiba que produtos desenvolvidos com critério e técnica facilitam a instalação porque combinam resistência com leveza. Se forem muito pesados ou mal estruturados, eles perdem a versatilidade e obrigam a construção de estruturas mais profundas e caras.

Isso tudo sem contar que os principais detalhes desse tipo de equipamento precisam garantir aos usuários uma boa sequência de exercícios, variada, dinâmica e de resultados.

O uso de matérias-primas certificadas e respeito às boas práticas e especificações técnicas da engenharia na construção dos equipamentos também é importante. Especialmente porque ainda não existe uma entidade oficialmente constituída para certificar o cumprimento às normas específicas desse tipo de produto.

Ainda assim, a Ginast é certificada em vários outros órgãos, ou seja, já está preparada de acordo com essas regras e chegou a contribuir para que elas fossem definidas. Os critérios foram baseados nas normas europeias, mas ainda é preciso aguardar a continuidade do processo de regulamentação, que depende da criação de uma certificadora.

Descubra as vantagens da academia ao ar livre para condomínios

Boa parte dos condomínios não foram pensados com previsão de uma academia indoor. Mesmo que haja a intenção de construí-la, pode faltar espaço ou haver outros impedimentos. Nesse caso, a academia ao ar livre é a única solução para oferecer essa opção aos condôminos.

Conheça as principais vantagens da academia ao ar livre para condomínios 1

Como já adiantamos no tópico anterior, as condições de instalação são simples, permitindo, inclusive, a fixação em areia, gramado e calçadas prontas, desde que atenda às especificações necessárias.

Terrenos em desnível também podem ser adaptados e você não vai precisar do envolvimento de engenheiros ou aprovação de projetos. Um pedreiro de confiança, com experiência e capaz de seguir as recomendações, pode fazer o serviço para o condomínio.

Além dessas facilidades, considere que:

  • o investimento valoriza o condomínio e cada um dos imóveis instalados;
  • esse tipo de academia incentiva o convívio ao ar livre;
  • os condôminos podem contar com uma atividade adicional no local;
  • a prática de exercícios fica mais fácil, segura e barata;
  • a instalação serve como opção de entretenimento;
  • os aparelhos permitem um trabalho mais estruturado para educadores físicos contratados pelos condôminos ou condomínio.

Mas é preciso ter em mente qual é a principal motivação para a instalação da academia ao ar livre no condomínio. Assim, será possível usufruir das vantagens que ela traz, tais como o controle do peso e a melhora da saúde física e da sociabilidade. Logo, a recomendação é deixar claro à empresa responsável qual é o objetivo dessa estrutura.

Saiba quais os cuidados necessários para a instalação

Apesar da facilidade de instalação dos bons equipamentos, é preciso seguir algumas orientações básicas. Segundo Cristiane Magossi Rossi, da Ginast, a primeira preocupação é com os itens de segurança, pois ninguém deseja que um erro simples de evitar favoreça acidentes, mesmo pequenas torções e machucados.

Os critérios são simples e envolvem detalhes como o respeito à distância mínima de um metro e meio de um equipamento para outro. No caso de não ser possível evitar degraus no espaço da academia, eles não devem ser altos, nunca acima de 20 centímetros, para prevenir pisadas em falso.

A espessura mínima do piso deve ser de 10 centímetros, que é o que garante uma boa fixação das bases dos equipamentos. Mas pode ser feita facilmente a substituição do piso, caso já exista um menos espesso.

Fique a par do que os equipamentos podem oferecer

Como nem todos os condomínios têm condições para a instalação de uma academia completa, o ideal em termos de quantidade de equipamentos pode variar de acordo com o espaço disponível. Ainda assim, nas situações mais limitantes, com o mínimo de 16 metros quadrados já é possível fazer adaptações para viabilizar o projeto.

O importante é garantir que os equipamentos sempre formem um circuito efetivo de exercícios, incluindo as atividades aeróbicas, funcionais e de alongamento. É isso que vai permitir aos usuários trabalhar as articulações, a parte aeróbica e melhorar a qualidade de vida. As opções são variadas e incluem até mesmo acessórios, como placas indicativas e lixeiras.

Por fim, saiba que o dimensionamento de uma academia ao ar livre para condomínios fica mais fácil quando você pode contar com ajuda especializada. No caso da Ginast, a equipe da Cristiane está preparada para ajudar você, inclusive indicando os equipamentos ideais e combinando o máximo de funcionalidade com a programação do orçamento destinado à obra.

Entre em contato e solicite informações mais detalhadas e específicas para o projeto de academia em seu condomínio!

Conheça as principais vantagens da academia ao ar livre para condomínios 2
0