Clique aqui e envie sua mensagem

Como Estruturar Um Projeto de Equipamentos de Academia ao ar livre para praias

Como Estruturar Um Projeto de Equipamentos de Academia ao ar livre para praias

Exercício faz bem à saúde e o fato de fazê-lo ao ar livre torna a atividade mais leve e prazerosa

Com a correria do dia a dia algumas pessoas não tem tempo de ir para a academia, principalmente se o deslocamento até o local é demorado ou longe.

Por isto uma ótima opção para não ficar parado é utilizar os equipamentos de academia ao ar livre nas praias.

As academias ao ar livre já invadiram várias cidades do país todo, fazendo com que pessoas sedentárias começassem a praticidade alguma atividade física e o melhor: sem custo algum.

Melhor ainda quando a academia se encontra em ambientes agradáveis como no litoral.

Este incentivo à realização de atividades físicas diminui a chance de desenvolvimento de doenças e melhora a qualidade de vida da população.

Além de auxiliar na interação com outras pessoas que também utilizam estes mesmos equipamentos de academia ao ar livre.

A indicação de utilização destes aparelhos é para crianças a partir de 12 anos, além de ser uma ótima opção para pessoas idosas já que os exercícios são de fácil execução e utilizam apenas o peso do corpo.

A instalação de academias ao ar livre possibilita que mais pessoas tenham acesso à uma vida mais saudável, além de restaurar locais geralmente esquecidos, como praças, parques, pistas de caminhadas ou espaços abandonados e que tem potencial de ser um local de exercícios.

De acordo com o manual “Boas Práticas de Implantação e Gestão de Academias ao Ar Livre”, o processo para sua implantação é composto pelas etapas: diagnóstico e definição do espaço, fontes de recurso, escolha dos equipamentos, realização das atividades e manutenção.

O diagnóstico é feito para verificar a necessidade de uma academia ao ar livre e também qual o melhor local para implantá-la.

Ver o interesse das pessoas do bairro, quais são as características do público e se o local é adequado para instalação.

O próximo passo é definir as fontes de recurso do investimento. Além do investimento inicial com a compra e instalação dos aparelhos, há também o custo de manutenção, além de aluguel de banheiro público e bebedouro para melhor conforto da população.

Como são implantadas em locais públicos, a prefeitura se torna responsável por adquirir e contratar a empresa para instalação dos equipamentos.

Há também a opção de instalar estes equipamentos em local particular, como em condomínios, por exemplo.

Caso o município não tenha o valor total do investimento para a implantação da academia ao ar livre, é possível solicitar auxílio para os Governos Federal e Estadual, além de doações ou patrocínio de empresas privadas.

Após definição das fontes de recurso, a próxima etapa é a escolha dos equipamentos e preparação do espaço.

É preciso definir se serão aparelhos apenas para adultos ou se terá também aparelhos voltados para as crianças, já que são diferentes.

Há a opção de aparelhos para pessoas com deficiência, tornando o exercício um ato de inclusão e socialização.

Por isto é importante saber o tamanho do espaço disponível para também definir quantos aparelhos serão colocados.

Dentre os modelos de aparelhos mais comuns utilizados está o Multi Exercitador, que fortalece, alonga e aumenta a flexibilidade dos membros superiores e inferiores, além do simulador de caminhada, que desenvolve a coordenação motora.

O aparelho “Esqui” melhora a flexibilidade dos membros inferiores e superiores, o “Remada Sentada” fortalece os músculos das costas e ombros, o “Simulador de Cavalgada” fortalece os membros inferiores e superiores e auxiliar na respiração.

Geralmente há mais de uma unidade de cada aparelho para que seja realizado em dupla ou com mais pessoas, justamente para garantir uma interação entre o público.

É importante também a instalação de uma placa informativa sobre o uso de cada aparelho.

Com os aparelhos instalados, é interessante fazer a divulgação do espaço e também a sua inauguração, fazendo com que as pessoas conheçam a nova academia disponível no bairro.

Uma dica é distribuir panfletos e divulgar na internet, nos comércios e escolas próximas.

Com a utilização dos aparelhos, é importante realizar manutenções periódicas. A vida útil de um equipamento de academia ao ar livre é de 5 anos.

Além de ser instalado com segurança, é necessário realizar pinturas e trocar aparelhos com defeito para evitar acidentes.

Mesmo que sejam exercícios de baixo impacto ou que podem ser realizados sozinho, é essencial ter precaução para evitar alguma lesão mais grave.

Pessoas idosas devem fazer acompanhamento de profissional da área ou exames com alguma frequência.

A academia ao ar livre só traz benefícios para a população, mas mesmo assim é importante realizar os exercícios com segurança e cautela.

É preciso fazer um alongamento antes de se exercitar e também consultar a placa informativa sobre a realização dos exercícios.

Os equipamentos de academia ao ar livre para praias incentivam a população a se exercitar em qualquer lugar, mesmo estando de férias, fazendo com que esta atividade traga prazer e benefícios para a saúde.

Você também vai gostar de:

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0