Clique aqui e envie sua mensagem

Escorregador infantil, o que é preciso para montar um playground divertido?

Escorregador infantil, o que é preciso para montar um playground divertido?

Escolher um escorregador infantil pode não ser uma tarefa tão simples. Isso porque, existem vários modelos, materiais e tamanhos. Veja, então, o que levar em conta na hora de adquirir um dos brinquedos de parquinho que mais ajudam no desenvolvimento infantil.

Qual o melhor lugar para colocar o escorregador infantil?

Os melhores locais para colocar esses brinquedos para parque infantil são sob a sombra e frescos. Isso porque, o calor excessivo:

  • Danifica mais rápido o escorrega;
  • Corre o risco de machucar se a rampa esquentar muito.

Ao instalar o escorregador para crianças, antes de mais nada, veja se o chão está nivelado e o que irá colocar para absorver o impacto. Esses detalhes ajudam a evitar acidentes e machucados.

Caso escolha a versão de madeira ou metal, se atente se ele não ficará exposto ao sol forte. A princípio, nesses momentos do dia não será possível fazer uso, como também, vai precisar de um tempo para ele esfriar.

Existem vários modelos de escorregador infantil. Imagem de gpointstudio no Freepik
Existem vários modelos de escorregador infantil. Imagem de gpointstudio no Freepik

Materiais e modelos

Um fator importante na hora de montar o escorrega é a escolha do material. Note que os de ferro e madeira são boas opções para áreas internas. Enquanto, o plástico é atualmente o mais vendido para áreas externas. Isso porque, ele tem diversos prós, por exemplo:

  • É desmontável;
  • Fácil de transportar;
  • Leve;
  • Confortáveis para deslizar.

Saiba ainda que, embora qualquer material nessas condições tende a deteriorar mais rápido, o plástico ainda assim possui mais vantagens que outros tipos de matéria-prima.

Modelos

São várias as opções de modelos como reto, curvo e em caracol. Além disso, há diversos tamanhos de rampa e preços. Antes de mais nada, é preciso tirar as medidas do espaço onde ele irá ficar. A partir disso, fica mais fácil escolher o certo.

Qual a idade das crianças que usarão o escorregador infantil?

É importante dimensionar para qual idade irá montar o escorrega, para escolher o melhor para o seu play, até porque, os mais novos necessitam de brinquedos menores e com apoio. Enquanto os maiores, adoram as versões mais altas e radicais.

Faixa etária

Ao escolher o tipo de escorregador infantil é preciso levar em conta a faixa etária de quem irá usar o produto. Isso porque, eles são separados por idade e peso. Assim, a inclinação e a altura serão definidos por essas características  

Os modelos menores suportam até 30 kg, o que corresponde a idade de três a cinco anos. Por outro lado, os maiores vão até 70 kg e abrange crianças de oito a doze anos. Esse cuidado serve como uma proteção aos pequenos.

Caso já tenha um play e queira montar outro para uma faixa etária menor, ou vice e versa, é bom deixá-los separados em idade. Isso evita que os mais velhos interfiram na brincadeira dos menores ou que danifiquem os brinquedos.

Como deve ser a circulação na área do escorregador infantil?

Veja também o espaço para entrada e saída do escorregador infantil, isso interfere na escolha do modelo. As crianças precisam de uma certa distância para circular ao redor do brinquedo. A norma técnica pede no mínimo uma área de 1,20 metros à volta dele.

Lembre-se também que ao escorregar, a criança desce com certa velocidade, por isso, é bom não colocá-la próximo a árvores ou paredes. Procure por modelos que encaixam no local, mas deixe um bom espaço. 

Escorregador com brinquedos acoplados vale a pena?

É possível escolher entre o escorregador infantil que acopla em outros. Além de garantir mais diversão, também proporciona mais contato social, uma vez que, mais crianças estão no mesmo local.

Caso tenha o espaço no parque, dá para acoplar até mais que dois escorregas juntos. Ou também uma série de outras peças, exemplo:

  • Cestas de basquete;
  • Trepa trepa;
  • Casinhas ou forte;
  • Balanços.

Os anexos podem ser montados depois, assim, dá para ir juntando aos poucos. Aliás, é uma boa opção para quem tem pouco dinheiro. Só fique atento se o fornecedor possui as outras opções e se elas se encaixam no escorrega.

Segurança é fundamental

Quando for escolher o melhor para seu playground em condomínio, verifique se o escorregador infantil possui o selo do Inmetro e segue as normas técnicas de fabricação. Afinal, ele assegura que o produto foi testado e aprovado para o uso das crianças.

Atenção dos pais

Os pequenos precisam ser supervisionados por um adulto o tempo todo. Mesmo que tenha o mínimo de riscos, isso é importante. Por isso, caso seja para espaço público, invista em placas avisando por precaução.

O escorregador infantil é um dos itens clássicos de um parquinho. Imagem de standret no Freepik

Como escolher o melhor para seu playground?

Após verificar o espaço disponível e qual o melhor tipo para atender às necessidades, alguns detalhes podem influenciar na escolha do produto. Sendo eles:

  • Custo-benefício;
  • Dificuldade de montagem;
  • Limpeza;
  • Durabilidade;
  • Resistência.

Investimento que vale muito a pena

O escorregador infantil é um dos mais usados pelas crianças. Fácil de encontrar em todos os parques, é um local de interação com os amigos. Por isso, para garantir a diversão da criançada, nada melhor que escolher um produto seguro e confiável.

Imagem de gpointstudio no Freepik

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0