Clique aqui e envie sua mensagem

Conquiste os moradores do seu prédio investindo em academias ao ar livre

Conquiste os moradores do seu prédio investindo em academias ao ar livre

Os síndicos podem pesquisar, sugerir e planejar a instalação de academias diferenciadas em condomínios para o bem-estar de seus habitantes

Entre as árduas tarefas de um síndico de condomínios nos dias de hoje, é preciso cuidar do bem-estar dos moradores. Uma das formas de se cumprir este papel é zelar pela prestação de serviços que sejam interessantes para quem vive no local, como, por exemplo, as academias.

Estes espaços valorizam qualquer imóvel e são disputados pelos frequentadores, principalmente pela manhã e no início da noite. É por isso que, atualmente, investir em uma academia tem sido um bom negócio, e a sugestão de implementação pode partir do próprio síndico, durante a assembleia do condomínio.

A instalação de uma academia envolve uma série de ponderações. Uma vez que o síndico obtém apoio dos moradores, é preciso escolher o espaço mais adequado, realizar orçamentos, analisar a verba disponível para a instalação, passar por uma reforma e adquirir equipamentos de ginástica funcionais e seguros para todos. Todo este trabalho pode demorar meses para ser concluído e vai precisar de muita conversa com as pessoas que habitam o local para amenizar os impactos inconvenientes de uma academia tradicional.

No entanto, uma opção que está se popularizando pode ser uma boa ideia para o síndico apresentar aos condôminos: a academia ao ar livre em condomínio. Inovadores, espaços como este proporcionam bem-estar aos moradores com muito mais vantagens do que as academias convencionais que existem nos prédios.

Academia ao ar livre em condomínio: uma facilidade

Ter academia ao ar livre no seu condomínio gera qualidade de vida para as pessoas.

Elas surgiram como uma possibilidade para que todos os cidadãos pudessem desfrutar dos benefícios dos exercícios físicos gratuitamente e de forma conveniente. Instaladas em praças, parques e avenidas de grande circulação, as academias ao ar livre já são populares nas principais cidades do país. A novidade é que agora os síndicos podem levá-las para dentro de seu condomínio, incentivando os habitantes a praticarem exercícios.

Os aparelhos disponíveis para instalar em prédios residenciais são semelhantes aos das academias convencionais. Eles compõem um circuito de alongamento e musculação capaz de fortalecer todas as partes do corpo, seja com ou sem pesos. A diferença é que eles podem (e devem) ficar na área externa, preferencialmente próximos às árvores e aos jardins do condomínio, tornando-se muito mais convidativos para os usuários e permitindo a conexão com a natureza mesmo em um espaço urbano.

Além de saúde, as academias cumprem um papel social muito importante, principalmente entre as pessoas convivem o tempo todo. Elas permitem a interação entre os moradores que se encontram durante os treinos e estimulam a criação de vínculos em relação ao local. Os idosos também aproveitam o contato com outras pessoas, que ajuda a lidar com a solidão e com os momentos de tristeza que podem acometer quem está em idade avançada. Já os deficientes físicos têm a oportunidade de praticar exercícios essenciais para seu desenvolvimento e melhorar sua qualidade de vida, pois os aparelhos podem ser adaptados para atender suas necessidades.

Os equipamentos: eles estimulam a utilização

Os síndicos podem ficar confusos no momento de selecionar os equipamentos que farão parte de uma academia ao ar livre em condomínio, pois hoje já existem inúmeras opções e é por isso que consultar os moradores é tão importante. Conhecendo um pouquinho dos benefícios de cada aparelho, os profissionais podem entender quais são os que vão se adaptar às expectativas e preferências dos usuários para que o espaço seja, de fato, utilizado.

Veja a seguir o que é mais indicado para instalar em um condomínio:

Alongador

Essencial para realizar o aquecimento antes e após o treino e evitar o risco de lesões, o alongador é um dos mais utilizados, principalmente pelos idosos, devido ao seu baixo impacto.

Simulador de Caminhada

É como uma versão da tradicional esteira e ajuda a aumentar a mobilidade dos membros inferiores e a melhorar a coordenação motora com uma caminhada mais enérgica.

Esqui

Do tipo dois-em-um, o esqui fortalece a musculatura das coxas e dos glúteos e, colocando a adaptação de braço, trabalha a parte superior do corpo.

Remada Híbrida

Ele trabalha com a região da cintura escapular ao simular movimentos idênticos a quem pratica o esporte remo. Pode ser usado por deficientes físicos.

Abdominal Híbrida

Indicado para flexibilizar os membros inferiores, os quadris e a região lombar. Deve ser evitado por quem sofre com dores nas regiões e é adaptado para cadeirantes.

Mãos à obra: o que você vai precisar

Implementar um espaço de exercícios ao ar livre no condomínio em que trabalha ou mora vai exigir um planejamento dos síndicos. O primeiro passo é consultar o sindicato regional da habitação para viabilizar a área que receberá os equipamentos. Sem este cuidado, o projeto corre o risco de não funcionar como esperado e acabará sendo inutilizado.

Sempre que possível, os investimentos necessários devem ser pagos à vista. Isso permite uma negociação muito mais vantajosa com os fornecedores, seja de construção, de equipamentos ou de serviços de personal trainer, por exemplo. Trabalhar com empresas que já são reconhecidas pelo mercado e que oferecem garantia de seus produtos e serviços também tornará muito mais confiável a instalação da academia.

Quando tudo estiver devidamente pronto e os moradores já estiverem aproveitando o local, você não pode esquecer de realizar a manutenção periódica dos aparelhos. A manutenção é responsável por garantir uma vida útil superior a cinco anos para os equipamentos, além de deixar o espaço seguro para os usuários e para crianças que eventualmente se aproximem das academias. Para tornar a manutenção mais efetiva, os síndicos podem solicitar aos moradores que avisem sobre qualquer problema encontrado durante os treinos.

Como um zelo extra pelas academias ao ar livre, os síndicos podem espalhar panfletos com informações úteis para tirar melhor proveito dos exercícios. Horários mais indicados de uso, o tipo de alimentação que deve ser consumida, lembrete para tomar água com frequência e outros dados de interesse dos atletas são muito simpáticos e demostram preocupação pelo bem-estar dos moradores, cumprindo uma das missões deste profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0