Clique aqui e envie sua mensagem

Manutenção de equipamentos: quando fazer?

Manutenção de equipamentos: quando fazer?

Saiba quando proceder com a manutenção dos aparelhos de academia

As academias ao ar livre são uma solução cada vez mais adotada por órgãos públicos, condomínios, empresas e clubes para proporcionar um espaço para a prática de exercícios, mas a manutenção de academia é um ponto nem sempre conhecido.

A durabilidade e resistência de tais aparelhos é amplamente conhecida, mas eles precisam passar por manutenções para que continuem com suas características, sejam elas preventivas ou corretivas, essas últimas mais raras.

Entenda quando é o momento ideal de realizar esse procedimento e em que você deve se atentar para identificar as oportunidades.

Querendo renovar sua academia ao ar livre? Leia agora nossas 5 dicas para investir numa academia!

É necessário fazer a manutenção de academia ao ar livre?

Sim. A manutenção preventiva, realizada de modo a evitar problemas e defeitos e manter os equipamentos em suas perfeitas condições, é fundamental para maximizar sua vida útil.

É recomendado fazer manutenções semanais, mensais e anuais, cada uma com suas respectivas características, as quais, em conjunto, proporcionam o melhor funcionamento possível dos aparelhos e sua durabilidade a longo prazo, além de evitar procedimentos corretivos.

Os detalhes que devem ser analisados nas manutenções são os seguintes:

Semanal

Analise os aparelhos visualmente, em busca de qualquer imperfeição, rotura ou dano que não seja comum. Isso inclui eventuais rachaduras, pontos de oxidação ou mesmo desgastes no produto ou em sua pintura.

Aqui, não é necessário se aprofundar tanto na manutenção de academia ao ar livre, já que a inspeção é visual e pode ser feita em questão de poucos minutos por ser algo mais superficial.

Mensal

Pelo menos uma vez por mês, é necessário reservar um tempo maior para a manutenção preventiva, pois o número de detalhes a se analisar aumenta.

Aqui, a análise será feita nas articulações do aparelho, que precisam ser verificadas para saber se os movimentos ocorrem da maneira correta, sem qualquer tipo de desvio ou alteração.

Além da análise visual, é importante estar atento a eventuais barulhos e ruídos que sejam gerados em tais articulações, o que é normal e pode ser resolvido mediante a aplicação de um desengripante nesses pontos.

A estabilidade estrutural é outro ponto importante nessa manutenção de academia. Utilize os aparelhos ou análise-os enquanto outra pessoa usa e preste atenção se eles estão estáveis no solo ou apresentam algum tipo de movimentação estranha.

Por fim, os parafusos, porcas e proteções devem ser averiguados, pois podem deixar de estar em perfeito funcionamento ou apresentar rangidos e pequenos travamentos, que geralmente podem ser solucionados com o uso de um desengripante de boa qualidade.

Anual

O procedimento mais extenso e de maior porte na manutenção da academia deve ser feito pelo menos uma vez por ano e consiste em uma inspeção minuciosa, embora não seja nada demasiadamente complicado.

Aqui, a averiguação do aparelho deve ser feita de perto e com máxima atenção às partes metálicas, em busca de pontos de corrosão que possam ter surgido com o passar do tempo.

Saber se as academias ao ar livre enferrujam é uma grande dúvida de quem está interessado em adquirir tais equipamentos ou mesmo que já o tenham instalado em áreas públicas ou privadas. Elas são desenvolvidas para não apresentar oxidação, mas pode ser que alguns pontos surjam no decorrer de seu uso.

Essa resistência é obtida através de um processo chamado de galvanização, que consiste em aplicar uma camada especial de zinco sobre a superfície metálica do aparelho, o que o torna altamente resistente contra corrosão.

Além disso, a necessidade de manutenção de academia ao ar livre é reduzida neste sentido pelo fato de que a pintura utilizada nos aparelhos é chamada de eletrostática epóxi, feita mediante a aplicação de resinas em poliéster altamente resistentes contra meteorização.

Porém, devido a desgastes naturais ou mesmo acidentais, como em casos de choques ou contato de materiais e produtos que raspem a superfície do aparelho, a pintura e a camada galvanizada podem se desgastar, o que o torna suscetível a desgastes.

Outro ponto que também deve ser averiguado na manutenção anual é a cimentação dos equipamentos, que precisa estar em perfeito estado para manter a segurança dos usuários dos aparelhos e também sua estabilidade estrutural.

Aproveite e confira os kits de academia ao ar livre da Ginast!

E as manutenções corretivas?

Caso se constate algum problema ou defeito nas inspeções preventivas, é fundamental procurar pelo serviço de manutenção de academia, realizado por profissionais para devolver o perfeito estado do aparelho.

Algumas manutenções simples podem ser realizadas pelo proprietário dos equipamentos ou por quem constatar o defeito, como parafusos, porcas e articulações que estejam com rangido ou movimentos levemente irregulares e que podem ser resolvidos com desengripante, mas isso não se aplica a todos os casos.

Se houver alguma ruptura ou imperfeição no aparelho, bem como desgastes em sua pintura ou na galvanização, apenas profissionais com o devido conhecimento técnico e prático podem proceder com o conserto.

Isso garante que cada procedimento seja feito da maneira correta e, assim, que os aparelhos possam ser utilizados normalmente, sem riscos à sua estabilidade estrutural e, por consequência, à segurança de quem o utiliza.

A manutenção de aparelhos de academia é um procedimento relativamente raro, já que eles são desenvolvidos com materiais de alta qualidade, capazes de suportar chuvas, ventos e o contato com impurezas por um longo período de tempo, mas eles não estão completamente isentos a problemas.

Os defeitos, inclusive, podem ser gerados pelo uso indevido do equipamento, como quando eles recebem mais carga do que podem suportar ou quando passam por choques físicos, por exemplo, além de eventuais desgastes à sua superfície que podem surgir a médio e longo prazo.

Manutenção de academia ao ar livre: um procedimento eventualmente necessário

As inspeções semanais, mensais e anuais são simples de serem realizadas e devem ser seguidas à risca para proporcionar o maior tempo de uso possível dos aparelhos, mas caso haja alguma necessidade especial, a manutenção corretiva deve ser contratada o quanto antes.

Estabeleça isso como padrão e veja como a manutenção de academia pode fazer com que os aparelhos durem por anos a fio, até mesmo por décadas, nesta que é, inclusive, uma das maiores vantagens proporcionadas por uma academia ao ar livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Uma resposta para “Manutenção de equipamentos: quando fazer?”

  1. […] manutenção de academia ao ar livre se divide em dois tipos: preventiva e corretiva, cada um com suas próprias […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0