Descubra como realizar o cálculo do ROI da implantação de uma academia ao ar livre

calculo roi
6 minutos para ler

Todo investimento tem um custo, não é mesmo? No entanto, para saber se houve lucro no negócio, há um cálculo. O ROI (retorno sobre o investimento) é um indicador fundamental para qualquer construtora, já que ajuda a avaliar se, no fim das contas, os esforços têm valido a pena.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar como calcular o ROI ao implementar uma academia ao ar livre. Assim, você pensará nas estratégias para diminuir custos sem deixar a qualidade de lado, ao mesmo tempo em que atua com enfoque no aumento da lucratividade.

Mostraremos, ainda, como esse indicador é relevante no segmento da construção civil e de que forma você pode maximizá-lo. Quer aumentar o retorno sobre o que investiu? Então, veja agora o que fazer. Boa leitura!

O que é ROI?

ROI ou Retorno sobre o Investimento é o indicador que, a partir de dados objetivos, mostra qual é o resultado de alguma operação ou atividade de acordo com o seu custo. Com essa informação, é possível realizar uma análise prévia sobre investimentos futuros, além de gerar possibilidades para que a empresa decida se vale a pena investir em determinado projeto.

Muitas vezes, o gasto é alto, mas o lucro não vem na força que a instituição espera. Por isso, o negócio não se torna vantajoso para os empreendedores, podendo dar até mesmo prejuízo. Então, a utilização do ROI permite que as empresas consigam administrar melhor os investimentos e utilizar o orçamento em áreas que possam, de fato, fazer a empresa crescer.

Para calcular o ROI, basta utilizar uma fórmula simples:

ROI = (G – I) / I

G significa o ganho realizado com o investimento e I remete ao custo das operações. Se você quiser ter o valor em porcentagem, é necessário multiplicar o resultado obtido por 100.

Para exemplificar, pense em uma construtora que gastou 10 mil reais na construção de uma academia ao ar livre. O ganho dela foi de 30 mil reais.

Nesse caso, teríamos:

ROI = (30-10) / 100 = 2. Multiplicando por 100, o valor percentual de lucro seria de 200%. Isso significa que a cada 1 real empregado no projeto, sua empresa conseguiu ter 2 de lucro.

O que considerar no cálculo do ROI?

Para fazer o cálculo do ROI corretamente, é necessário contabilizar todos os gastos no projeto, como os custos para participação no edital público, além dos valores para instalação das academias nas praças, incluindo operação e logística. Ao fazer uma estimativa, pense também nas exigências próprias feitas por cada edital de licitação.

Como o ROI é útil na construção civil?

Utilizar o indicador na construção civil gera vários benefícios, uma vez que torna a gestão mais eficiente. Entenda agora como isso acontece!

Melhorar o fluxo de caixa

O fluxo de caixa está relacionado com a saída e entrada dos recursos em um tempo definido. Quando se trata de obras, é fundamental ter esse controle. Assim, a empresa terá maior comando sobre o andamento da execução do projeto.

Com esse dado, é possível entender se o dinheiro investido na construção está sendo utilizado da maneira pretendida inicialmente e produzindo os resultados esperados. Dessa maneira, os gestores podem pensar em estratégias para que o fluxo de caixa seja melhorado.

Reconhecer a hora de realizar investimentos

Para que a empresa expanda de maneira ordenada, é preciso saber a hora certa de fazer investimentos. Com o ROI, é possível que os gestores avaliem quais são as principais possibilidades para a instituição.

Assim, ficará mais fácil entender qual o melhor momento para executar o projeto, o valor ideal para se obter lucro e como o retorno acontecerá. Além disso, evita-se utilizar recursos de maneira impulsiva que podem diminuir o poder financeiro da empresa e endividá-la.

Otimizar a gestão da obra

A partir do cálculo do ROI, a gestão empresarial se torna mais segura, eficiente e inteligente. Dessa maneira, os gestores poderão avaliar o desempenho dos colaboradores com mais eficácia, entendendo quais são os equipamentos que trazem maior retorno.

Entretanto, vale ressaltar que nem sempre é interessante ficar na briga pelo menor preço. Muitas vezes, o valor dos produtos e serviços contratados parecem indicar um maior ROI, mas nem sempre isso acontece.

Quando produtos de qualidade inferior são obtidos, embora inicialmente o lucro pareça maior, no futuro, ele pode se transformar em prejuízo, já que será necessário fazer manutenções e trocas dos itens.

Por isso, você também deve considerar o ROI em longo prazo, pensando em todas as possibilidades que vão trazer maior benefício tanto no presente quanto no futuro. Caso contrário, o bom investimento feito agora pode se tornar uma dor de cabeça mais adiante.

Como maximizar o ROI?

Conseguir melhorar o ROI dos empreendimentos realizados está intimamente relacionado com as negociações com fornecedores. Como você viu, ao analisar todas as características dos produtos, pode-se ter um retrato mais fiel quanto ao presente e ao futuro do projeto.

Ao escolher materiais de qualidade, que deem a garantia de que em circunstâncias normais apresentarão maior estabilidade, por exemplo, você contribuirá com a diminuição de custos relacionados com manutenção e troca dos itens.

Além disso, ao contar com um planejamento eficiente, é possível reduzir os custos da obra. É preciso, portanto, rigor na seleção dos fornecedores, a fim de conseguir condições mais vantajosas para a aquisição dos itens e contratação de mão de obra.

O problema é que, muitas vezes, as operações são realizadas em regime de urgência. Isso faz com que as empresas obtenham menos vantagens nas negociações. Logo, na execução da obra também é importante manter o planejamento para evitar que os materiais necessários para o andamento do projeto se esgotem, atrasando a entrega do empreendimento.

Agora que você sabe a importância de fazer o cálculo do ROI, é essencial começar a analisar todos os fatores que trazem vantagens a sua empresa ao implementar uma academia ao ar livre. Considere a totalidade dos gastos que pode ser minimizada, assim como os investimentos em produtos de qualidade para evitar várias manutenções ou, até mesmo, substituições.

O artigo foi útil e relevante? Então, que tal disseminá-lo para mais pessoas? Compartilhe-o, agora mesmo, em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

WhatsApp chat