Ginast Academia ao ar Livre - Equipamentos Certificados‎
Clique aqui e envie sua mensagem

Como calcular materiais de construção necessários para uma obra?

Como calcular materiais de construção necessários para uma obra?

Calcular materiais de construção é um dos principais fatores que precisam ser observados no planejamento de uma obra. Afinal, a gestão de itens adquiridos é fundamental para que o levantamento da quantidade seja o adequado.

Embora diversas empresas contem com uma consultoria profissional para resolver essa questão, é relevante ter o conhecimento de como fazer o cálculo dos materiais. Assim, você se certifica de que não está comprando além ou abaixo do ideal.

Pensando nisso, destacaremos neste post as formas de realizar o cálculo de materiais de construção necessários para uma obra e as ferramentas que podem auxiliar no processo. Confira!

Qual a importância de saber calcular o material?

A quantidade de material usada em uma obra é um fator que merece bastante atenção do departamento de compras. Caso o cálculo seja realizado de forma incorreta, a empresa terá problemas de desperdícios, e o custo da construção aumentará consideravelmente.

Por outro lado, se o número de material for menor do que o necessário, o tempo de execução da obra poderá ser comprometido. Sem contar que o produto poderá estar em falta no mercado ou com o preço mais elevado do que o esperado.

Como calcular materiais de construção para uma obra?

Independentemente da obra, a lista de materiais para a execução pode ser bem extensa. Por esse motivo, o cálculo da quantidade de cada item é essencial para obter um maior controle.

Abaixo, listamos algumas dicas de como calcular materiais de construção para otimizar uma obra e reduzir custos. Veja!

Descubra a área da obra

Primeiramente, é importante observar que alguns materiais exigem especificidades no processo de cálculo. No caso dos tijolos, por exemplo, é viável calcular a área total das paredes e definir o tipo que será usado.

Já para o cimento, é relevante considerar a mistura a ser utilizada. Uma medida do produto para três de areia é considerada uma quantidade razoável. Logo, nesse caso, em um metro quadrado será usado 30 litros de areia e dez litros de cimento.

Aprenda os principais cálculos

Ter o conhecimento do cálculo a ser realizado para cada material da obra é fundamental para comprar os itens com precisão. Saiba detalhes a seguir!

Argamassa

A argamassa é fundamental em uma construção, sendo utilizada para o assentamento de tijolos e o acabamento das paredes. Esse produto pode ser feito na obra ou comprado pronto. Para produzi-lo, é preciso ter cal, areia e cimento.

Já para realizar o cálculo da argamassa, é necessário saber o rendimento do saco, que é informado pelo fabricante. Após, basta multiplicar o metro quadrado da área por cinco, uma vez que cinco quilos do material são capazes de revestir um metro quadrado de área.

Cimento

No caso do cimento, a quantidade depende da proporção utilizada. Geralmente, utiliza-se três medidas de areia peneirada para uma medida de cimento. Para realizar o cálculo, basta dividir, por exemplo, 30 quilos de areia por três, ou seja, dez quilos de cimento por metro quadrado. Após, multiplique esse valor pela área da construção para obter a quantidade total do produto.

Como calcular materiais de construção necessários para uma obra? 1

Blocos

Existem diversos tipos de tijolos e blocos, por isso, é necessário ter bastante atenção no momento de realizar o cálculo desse material. A principal dica é calcular a área como um todo.

Para isso, basta considerar a metragem total, excluindo as janelas e as portas. Após, é preciso medir a relação altura x largura, avaliar os tipos de blocos e conhecer as dimensões do material. A partir disso, é possível identificar a quantidade gasta por metro quadrado e o total de material.

No caso de um bloco cerâmico com dez centímetros de largura, por exemplo, são utilizadas cerca de 23 unidades por metro quadrado. O cálculo é feito pela multiplicação da área da parede com a quantia gasta em cada metro quadrado de material escolhido.

Conte com simuladores digitais

Atualmente, existem diversos programas e softwares que permitem a realização do cálculo de materiais de construção. Eles garantem alto nível de precisão em relação à quantidade de itens a serem comprados.

Há vários programas extremamente complexos, usados por engenheiros e profissionais do setor de construção. Mas existem, também, sistemas simples e eficientes, que podem ser utilizados por qualquer pessoa em seus smartphones.

Esses simuladores digitais oferecem ferramentas intuitivas e simples para os indivíduos que não têm uma relação próxima com a tecnologia. Além disso, os programas realizam cálculos e previsões com alto grau de exatidão.

Confira, abaixo, os dois principais aplicativos usados para calcular materiais de construção em uma obra!

ConstruCalc

O aplicativo ConstruCalc é um dos mais populares do país e conta com ferramentas que possibilitam prever os gastos com precisão, de maneira a evitar desperdício de produtos e problemas financeiros.

Além do mais, do programa oferece opções de cálculo em diversos pontos de uma obra, como o concreto, os diferentes tipos de pisos (grosso, completo, laminado, vinílico, intertravado etc.), os azulejos, as escadas, os gessos, as pinturas, o PVC, as telhas, entre outros.

ConstruFácil

O aplicativo ConstruFácil é uma excelente opção para obter o cálculo dos materiais utilizados em uma obra. O programa se destaca pela intuitividade e simplicidade, com ferramentas de fácil entendimento para qualquer tipo de usuário.

Além disso, o aplicativo possibilita o cálculo dos principais materiais, como cimento, tijolo, blocos, areia, pisos de concreto, reboco, emboço, contra piso, telhas de cerâmica e produtos para chapisco. Para isso, basta selecionar o tipo e a área da obra que os resultados são gerados automaticamente.

Entretanto, independentemente das facilidades, cabe ao departamento de compras de materiais observar o melhor custo-benefício ao adquirir os itens para construção. Afinal de contas, de nada adianta acertar na quantia, se os produtos comprados não forem de qualidade.

Como pudemos perceber, calcular materiais de construção não é uma tarefa complexa. Todas as medidas usadas no cálculo são básicas e exigem conhecimentos de conceitos simples da matemática. Lembre-se de que ter habilidade para fazer as contas evita perdas e prejuízos às finanças do empreendimento.

Gostou do nosso conteúdo sobre como calcular materiais de construção em uma obra? Se sim, que tal receber informações como essas diretamente na caixa de entrada do seu e-mail? Assine a nossa newsletter já!

Como calcular materiais de construção necessários para uma obra? 2
0