05 aparelhos de academia ao ar livre para quem quer melhorar o condicionamento físico
A preocupação com a qualidade de vida tem se tornado cada vez mais frequente nas últimas décadas. Reflexo disso é o maior interesse da população em opções mais saudáveis de alimentação, o aumento da procura por atividades físicas e o maior investimento por parte das administrações municipais na instalação de aparelhos de academia ao ar livre.
Para muitos, as instalações em praças públicas representam o primeiro contato com a prática de atividades físicas e ajudam a resolver dois problemas de uma só vez: o primeiro é a falta de dinheiro para pagar uma academia particular, fator que impede muitos de começarem os treinos.
O segundo é a comodidade, uma vez que as chances de que exista uma academia ao ar livre perto da sua casa são cada vez maiores, especialmente nas grandes cidades. Para quem quer começar o ano novo fazendo exercícios, listamos aqui cinco aparelhos de academia ao ar livre que podem ajudar a melhorar o seu condicionamento físico.
1 – Simulador de caminhada
Nem todas as academias ao ar livre estão instaladas em locais que contam com grandes espaços para caminhadas. Algumas delas, inclusive, estão restritas a condomínios fechados, tornando o espaço para o lazer ainda mais limitado. Entretanto, isso não significa que você precise abrir mão de suas caminhadas por conta disso.
Um dos aparelhos de academia ao ar livre mais comuns entre os instalados são os simuladores de caminhada. Eles são simples de serem utilizados: basta colocar os pés nos suportes e fazer um pouco de força para simular o movimento de caminhada. Trata-se de um equipamento de ajuda a melhorar a coordenação motora e ajuda ainda na mobilidade dos membros inferiores.
2 – Remada sentada
Considerado um dos esportes mais completos, o remo é difícil de ser reproduzido na maioria das cidades, uma vez que nem sempre há rios, lagoas e mares e os custos para se obter um equipamento como esse são altos. A solução é recorrer aos simuladores de remo, como o equipamento de remada sentada.
Ele ajuda os praticantes a estimularem a cintura escapular, a região composta pelos ombros, pela parte superior das costas e pela parte de trás do pescoço. Pessoas que sofrem de condições como bursite ou tendinite são altamente beneficiadas com esse exercício, mas é preciso ter cuidado com a postura para não agravar as lesões.
3 – Barras fixas
Antes de iniciar a prática esportiva, é de suma importância que você faça alongamentos nos braços e nas pernas. Isso ajuda a sua musculatura a se soltar e evita que você tenha algum tipo de lesão durante os treinos. A regra vale tanto para as pessoas com melhor condicionamento físico quanto para aquelas que estão começando.
Assim, um dos equipamentos para exercício que você encontra nas academias ao ar livre são as barras fixas. Elas são indicadas para alongar os braços e as pernas e há uma série de combinações de exercícios que podem ser feitos com elas. O importante é que antes de começar uma caminhada ou mesmo de partir para os equipamentos mais complexos você dispenda ao menos alguns minutos fazendo alongamentos.
4 – Simulador de esqui
Assim como o remo, o esqui é um esporte que requer condições muito específicas para ser praticado. No Brasil, então, é ainda mais difícil. Porém, você pode simular os movimentos em qualquer ambiente graças aos simuladores de esqui, um dos aparelhos mais procurados nas academias ao ar livre.
Seu funcionamento é semelhante ao do elíptico, encontrado nas academias particulares. Porém, a diferença aqui está no movimento para a frente e para trás. Esse é um dos exercícios que mais auxiliam na melhoria da capacidade cardiorrespiratória. Além disso, ele ativa pernas, quadris, braços e ombros, proporcionando maior equilíbrio.
5 – Surf
Embora tenha um nome associado com o esporte aquático, as semelhanças com o surfe praticado sobre a prancha no mar são bastante sutis. O surf nos equipamentos de academia ao ar livre é um pouco diferente, mas nem por isso ele é menos importante para a saúde. Os exercícios feitos neste equipamento são voltados para a flexibilidade nas pernas, no quadril e na região lombar.
Outra característica muito importante é que os movimentos horizontais tendem a afinar a cintura, o que faz do aparelho um dos equipamentos mais procurados pelas mulheres. A grande vantagem dele é a facilidade de uso, fazendo do aparelho um atrativo para pessoas de todas as idades: basta subir nas plataformas, se segurar firme nas barras e se balançar de um lado para o outro.
Conheça outros tipos de aparelhos para as academias ao ar livre!
3 grandes vantagens dos aparelhos de academia ao ar livre Existem algumas razões principais pelas quais você deve considerar adicionar aparelhos de academia ao ar livre ao seu espaço. Esses equipamentos podem ajudar a melhorar a saúde das pessoas, atrair mais visitantes para o local e aumentar o engajamento da comunidade.
1. Melhora a saúde
Aparelhos de ginástica podem auxiliar as pessoas em uma comunidade a melhorar e manter sua saúde. Menos de um quarto dos adultos faz exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular suficientes.
A menos que o trabalho de uma pessoa envolva atividade física, ela provavelmente precisará dedicar parte de seu tempo livre para se exercitar. Mas nem todo mundo tem acesso fácil a uma academia ou seu próprio equipamento em casa.
Quando aparelhos de academia ao ar livre estão disponíveis, os adultos em sua comunidade podem melhorar sua saúde de maneiras notáveis. A atividade física pode auxiliá-los a:
- Controlar o peso e evite a obesidade;
- Reduzir o risco de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabete tipo 2 e alguns tipos de câncer;
- Melhorar o humor e reduza o risco de depressão e ansiedade;
- Melhorar a qualidade do sono e o funcionamento cognitivo;
- Fortalecer ossos e músculos, diminuindo a probabilidade de lesões.
2. Atrai mais visitantes
Adicionar aparelhos de ginástica a um espaço externo pode tornar o local mais envolvente e atraente. Por exemplo, um condomínio de apartamentos pode comercializar uma área de ginástica ao ar livre como um ativo real que atrai moradores que aproveitariam essa comodidade.
Na verdade, algumas pessoas nem sequer consideram um apartamento se não houver comodidades de ginástica no local.
Parques praças públicas também podem atrair mais visitantes adicionando aparelhos de ginástica. Adultos que levam seus filhos para brincar apreciarão que há um lugar onde eles ainda podem supervisionar o tempo de brincadeira enquanto fazem exercícios.
Até mesmo os avós podem usar aparelhos em uma academia ao ar livre para manter ossos e músculos fortes e manter seus níveis de energia altos.
3. Aumenta o envolvimento da comunidade
Aparelhos de academia ao ar livre são acessíveis e não beneficiam apenas os indivíduos — beneficiam a comunidade na totalidade. As pessoas podem se reunir para trabalhar em sua aptidão física, encorajando e desafiando umas às outras. Esse tipo de camaradagem é algo maravilhoso, especialmente quando é centrado em torno do objetivo comum de saúde.
Em vez de se exercitar em um prédio fechado de academia, as pessoas estão se exercitando ao ar livre, cercadas por outras pessoas em sua comunidade. Este é um ótimo lugar para conhecer novos amigos e vizinhos e dar um exemplo positivo para as crianças.
5 dicas para adicionar aparelhos em academias ao ar livre
Se você estiver adicionando aparelhos de academia a um espaço de recreação ao ar livre, há algumas considerações que você deve pensar para tornar esse passo de sucesso. Siga estas dicas:
Escolha equipamentos duráveis e de baixa manutenção
Alguns aparelhos de exercícios têm partes móveis que podem exigir lubrificação contínua ou outra manutenção para permanecerem em boas condições. Para se sair bem em condições externas e exigir manutenção mínima, você precisa de equipamentos duráveis e simples.
Equipamentos estáticos podem permitir que os usuários façam todos os tipos de exercícios — sem necessidade de sistemas de pólias ou eletrônicos.
Inclua instruções simples de uso
Alguns usuários da academia ao ar livre podem não saber como usar um equipamento ou podem não perceber que há mais de uma maneira de se exercitar com o mesmo equipamento. Instruções simples — de preferência tão simples quanto um diagrama — são úteis nesses cenários.
Inclua uma placa com cada equipamento mostrando ao usuário o que ele deve fazer. Claro, eles são livres para criar suas próprias modificações para se adequarem às suas habilidades e objetivos, se usarem o equipamento com segurança.
Inclua bastante variedade
A variedade é sempre essencial ao projetar um playground ou uma academia ao ar livre. Todos vêm ao parque com diferentes habilidades e limitações. Uma variedade de aparelhos pode ajudar você a fornecer opções que acomodem todos esses níveis de habilidade.
A variedade também mantém o espaço envolvente para os usuários ficarem inclinados a se exercitar por mais tempo. Eles também podem desfrutar de um treino mais abrangente que os ajuda a exercitar diferentes grupos musculares e fazer atividades de alta e baixa intensidade.
Determine o melhor layout
A configuração do seu aparelho pode fazer uma grande diferença quando se trata de estética e usabilidade, então reserve um tempo para determinar o melhor layout para o seu espaço.
Se você estiver instalando aparelhos de ginástica perto de um playground, considere colocá-los próximos o suficiente para os pais poderem se exercitar enquanto cuidam dos filhos. Você também deve garantir que haja uma separação clara entre os equipamentos destinados a crianças e os equipamentos destinados a adultos.
Aumente a conscientização na comunidade
Para aproveitar ao máximo sua nova instalação, certifique-se de que a comunidade saiba sobre ela. Pais e outros cuidadores podem escolher uma praça específica em vez de uma mais próxima se souberem que ela oferece aparelhos para toda a família.
Se a instalação for destinada a uma comunidade privada, como um conjunto de apartamentos, anunciar esse privilégio pode atrair moradores que estão ansiosos para sair e fazer exercícios sem ter que ir muito longe.
Um ano com muitos exercícios
Uma das maiores dificuldades que as pessoas que têm comportamentos sedentários encontram para voltar aos treinos não é a prática em si dos exercícios, mas sim o momento de começar. Nas academias particulares, pelo fato de estarem diante de atletas profissionais, pode haver algum tipo de inibição, funcionando como um desestímulo.
Já nas academias ao ar livre, o espaço democrático dá a tônica. Entre os praticantes de atividades físicas você encontrará homens e mulheres de todas as idades, muito mais preocupados com o condicionamento físico do que com um corpo escultural para o verão.
Esse ambiente mais agradável é perfeito para quem está começando. Basta apenas alguns dias praticando exercícios para você notar quanta diferença eles podem fazer na sua vida. Pronto para começar?E aí, gostou das nossas dicas? Conte para a gente nos comentários e aproveite para conhecer a Ginast!
Deixe um comentário