Clique aqui e envie sua mensagem

05 aparelhos de academia ao ar livre para quem quer melhorar o condicionamento físico

05 aparelhos de academia ao ar livre para quem quer melhorar o condicionamento físico

Saiba quais equipamentos podem ser úteis para ajudar você a entrar em forma e ter uma vida mais saudável

A preocupação com a qualidade de vida tem se tornado cada vez mais frequente nas últimas décadas. Reflexo disso é o maior interesse da população em opções mais saudáveis de alimentação, o aumento da procura por atividades físicas e o maior investimento por parte das administrações municipais na instalação de aparelhos de academia ao ar livre.

Para muitos, as instalações em praças públicas representam o primeiro contato com a prática de atividades físicas e ajudam a resolver dois problemas de uma só vez: o primeiro é a falta de dinheiro para pagar uma academia particular, fator que impede muitos de começarem os treinos.

O segundo é a comodidade, uma vez que as chances de que exista uma academia ao ar livre perto da sua casa são cada vez maiores, especialmente nas grandes cidades. Para quem quer começar o ano novo fazendo exercícios, listamos aqui cinco aparelhos de academia ao ar livre que podem ajudar a melhorar o seu condicionamento físico.

1 – Simulador de caminhada

Nem todas as academias ao ar livre estão instaladas em locais que contam com grandes espaços para caminhadas. Algumas delas, inclusive, estão restritas a condomínios fechados, o que torna o espaço para o lazer ainda mais limitado. Entretanto, isso não significa que você precise abrir mão de suas caminhadas por conta disso.

Um dos aparelhos de academia ao ar livre mais comuns entre os instalados são os simuladores de caminhada. Eles são simples de serem utilizados: basta colocar os pés nos suportes e fazer um pouco de força para simular o movimento de caminhada. Trata-se de um equipamento de ajuda a melhorar a coordenação motora e ajuda ainda na mobilidade dos membros inferiores.

2 – Remada sentada

Considerado um dos esportes mais completos, o remo é difícil de ser reproduzido na maioria das cidades, uma vez que nem sempre há rios, lagoas e mares e os custos para se obter um equipamento como esse são altos. A solução é recorrer aos simuladores de remo, como o equipamento de remada sentada.

Ele ajuda os praticantes a estimularem a cintura escapular, a região composta pelos ombros, pela parte superior das costas e pela parte de trás do pescoço. Pessoas que sofrem de condições como bursite ou tendinite são altamente beneficiadas com esse exercício, mas é preciso ter cuidado com a postura para não agravar as lesões.

3 – Barras fixas

Antes de iniciar a prática esportiva, é de suma importância que você faça alongamentos nos braços e nas pernas. Isso ajuda a sua musculatura a se soltar e evita que você tenha algum tipo de lesão durante os treinos. A regra vale tanto para as pessoas com melhor condicionamento físico quanto para aquelas que estão começando.

Assim, um dos equipamentos para exercício que você encontra nas academias ao ar livre são as barras fixas. Elas são indicadas para alongar os braços e as pernas e há uma série de combinações de exercícios que podem ser feitos com elas. O importante é que antes de começar uma caminhada ou mesmo de partir para os equipamentos mais complexos você dispenda ao menos alguns minutos fazendo alongamentos.

4 – Simulador de esqui

Assim como o remo, o esqui é um esporte que requer condições muito específicas para ser praticado. No Brasil, então, é ainda mais difícil. Porém, você pode simular os movimentos em qualquer ambiente graças aos simuladores de esqui, um dos aparelhos mais procurados nas academias ao ar livre.

Seu funcionamento é semelhante ao do elíptico, encontrado nas academias particulares. Porém, a diferença aqui está no movimento para a frente e para trás. Esse é um dos exercícios que mais auxiliam na melhoria da capacidade cardiorrespiratória. Além disso, ele ativa pernas, quadris, braços e ombros, proporcionando maior equilíbrio.

5 – Surf

Embora tenha um nome associado com o esporte aquático, as semelhanças com o surfe praticado sobre a prancha no mar são bastante sutis. O surf nos equipamentos de academia ao ar livre é um pouco diferente, mas nem por isso ele é menos importante para a saúde. Os exercícios feitos neste equipamento são voltados para a flexibilidade nas pernas, no quadril e na região lombar.

Outra característica muito importante é o fato de que os movimentos horizontais tendem a afinar a cintura, o que faz do aparelho um dos equipamentos mais procurados pelas mulheres. A grande vantagem dele é a facilidade de uso, o que faz do aparelho um atrativo para pessoas de todas as idades: basta subir nas plataformas, se segurar firme nas barras e se balançar de um lado para o outro.

Conheça outros tipos de aparelhos para as academias ao ar livre!

Um ano com muitos exercícios

Uma das maiores dificuldades que as pessoas que têm comportamentos sedentários encontram para voltar aos treinos não é a prática em si dos exercícios, mas sim o momento de começar. Nas academias particulares, pelo fato de estarem diante de atletas profissionais, pode haver algum tipo de inibição, o que funciona como um desestímulo.

Já nas academias ao ar livre, o espaço democrático dá a tônica. Entre os praticantes de atividades físicas você vai encontrar homens e mulheres de todas as idades, muito mais preocupados com o condicionamento físico do que com um corpo escultural para o verão.

Esse ambiente mais agradável é perfeito para quem está começando. Basta apenas alguns dias praticando exercícios para você notar quanta diferença eles podem fazer na sua vida. Pronto para começar?

E ai, gostou das nossas dicas? Conte pra gente nos comentários e aproveite para conhecer a Ginast!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0