Clique aqui e envie sua mensagem

O aparelho de bicicleta é essencial para a sua academia ao ar livre

O aparelho de bicicleta é essencial para a sua academia ao ar livre

Veja porque o equipamento não pode faltar nessas academias!

A bicicleta é um veículo comum na vida do brasileiro, seja durante sua infância, onde ele a utiliza para brincar, ou na adolescência e fase adulta, como meio de transporte. Consequentemente, o aparelho de bicicleta também é muito apreciado.

Entre as opções disponibilizadas nas academias ao ar livre, a bicicleta de cadeira é uma das preferidas de quem vai se exercitar, não importa qual seja a idade ou condição física, já que seu uso é confortável e benéfico à saúde.

Confira alguns dados e estatísticas sobre as bicicletas no Brasil, bem como um review do equipamento de bicicleta, que ajudará a entender porque ele é tão procurado.

Como é a relação do brasileiro com a bicicleta?

Positiva. De acordo com a pesquisa “O uso de bicicletas no Brasil: qual o melhor modelo de incentivo?”, desenvolvida pela Abraciclo, em conjunto com a Rosenberg Associados, havia 70 milhões de bicicletas no país em 2015.

Ao considerar o tamanho da população na época, que era de aproximadamente 206 milhões, chega-se à conclusão de que há pelo menos uma bicicleta a cada 3 pessoas, o que é um bom indicador.

O número ainda não é tão grande quanto o de referências mundiais, como o caso da Holanda, onde de acordo com o site Velo-city 2017, evento da European Cyclists Federation, 84% da população de 17 milhões de habitantes possui ao menos uma bicicleta, mas é um bom número.

A malha cicloviária das capitais brasileiras também cresceu muito. De acordo com as prefeituras das capitais e o governo do Distrito Federal, sua extensão era de 3.291 km em agosto de 2018, número 133% maior que o de 2014, quando havia apenas 1.414 km.

Isso não apenas mostra que o interesse pelo ciclismo está intrínseco no brasileiro como também comprova o seu crescimento. Por consequência, a procura pelo aparelho de bicicleta também é grande e tende a se manter assim por um bom tempo.

Como é o aparelho de bicicleta de academias ao ar livre?

O modelo mais comum é a bicicleta de cadeira, que foi desenvolvida para que os praticantes possam pedalar sentados, assim como se estivessem em uma bicicleta convencional, com a diferença de que sua estrutura é fixada ao solo.

Suas características são as seguintes:

Estrutura e pintura

O aparelho de bicicleta é desenvolvido com tubos e chapas em aço carbono de alta resistência, nas dimensões de 2 ½”, 1 ½” e 1 ¼”, com espessura mínima de 2 mm.

Os orifícios tubulares, como extremidades superiores, inferiores e móveis, são blindados em chapa 14, o que os torna insensíveis contra a penetração de água. Os eixos são maciços e usinados para rolamentos duplos, tipo ZZ.

A solda utilizada é do tipo MIG, realizada por arco elétrico com gás de proteção, que proporciona soldas com alto padrão de qualidade, o que também corrobora para a resistência e durabilidade do aparelho.

A pintura do aparelho de bicicleta é feita mediante um tratamento especial de superfície para o método eletrostático epóxi, que utiliza misturas de resinas em poliéster de alta resistência à meteorização, de modo a resistir ao contato com o ambiente externo.

Para finalizar a parte estrutural, os componentes são de polipropileno e PVC flexível, ao passo que os parafusos são de aço zincado.

Dimensões

Para a instalação do aparelho de bicicleta, é essencial conhecer as suas dimensões, de modo a saber como deve ser o espaço a comportá-lo. Elas são as seguintes, para o aparelho individual, duplo e triplo, respectivamente:

  • Altura: 730 mm (nas três versões)
  • Largura: 430 mm / 1.200 mm / 2.020 mm
  • Profundidade: 1.095 mm (nas três versões)
  • Peso: 11,43 kg / 24,45 kg / 37,27 kg
  • Área: 0,470 m² / 1,314 m² / 2,212 m²

Finalidade dos exercícios

As principais finalidades da bicicleta de cadeira individual são aumentar a flexibilidade dos membros inferiores, ativar a circulação sanguínea e melhorar a capacidade cardiorrespiratória, o que faz com que ele costume pertencer aos aparelhos indispensáveis para montar uma academia ao ar livre.

Esse conjunto de benefícios faz com que o aparelho de bicicleta seja uma das principais atividades para manter a vitalidade do corpo na terceira idade, além do fato de não ser necessário se equilibrar, como ocorre nas bicicletas convencionais e pode ser uma complicação para pessoas da terceira idade.

Quem deve utilizar o aparelho de bicicleta em sua rotina de exercícios?

Todas as pessoas que quiserem melhorar sua função cardiorrespiratória e a flexibilidade dos músculos inferiores, inclusive crianças, adolescentes e idosos, já que o aparelho é fácil de ser utilizado e não demanda uma carga pesada.

Diferente das bicicletas ergométricas, que possuem marchas, o aparelho de bicicleta estimula o movimento das pernas mesmo sem que este seja pesado, o que contribui para a flexibilidade muscular, além de atuar como um exercício aeróbico.

Ao procurar por uma academia para terceira idade, é bem provável que ela disponha desse aparelho, seja em sua versão individual, dupla ou tripla, já que suas características a tornam ideal para os idosos.

Invista em um aparelho de bicicleta!

O ciclismo é um esporte que costuma fazer parte da infância e adolescência de muitas pessoas, e continuar com esse hábito na fase adulta é uma boa forma de manter a saúde do corpo e também da mente, dados todos os benefícios proporcionados pelos exercícios físicos.

Outra vantagem é o fato de que ela costuma aparecer na maioria das academias ao ar livre, disponíveis em praças, parques, clubes e condomínios, as quais podem ser usadas gratuitamente.

O ciclismo neste aparelho também se enquadra como um dos exercícios ideais para limitações físicas, já que o praticante se mantém sentado em uma posição confortável e ergonômica e consegue se exercitar tranquilamente.

Portanto, não hesite em ter um aparelho de bicicleta em sua academia ao ar livre. Assim, o espaço será ainda mais benéfico para todos os públicos que o procurarem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0