Limitações Físicas: quais são os Exercícios Ideais

Limitações Físicas: quais são os Exercícios Ideais

Compartilhe:

Limitações Físicas: quais são os Exercícios Ideais

Saiba como pessoas da terceira idade ou que tenham algum tipo de limitação física podem praticar exercícios seja em casa ou em uma academia ao ar livre

A prática de exercícios físicos é benéfica para todas as pessoas, independente da faixa etária ou das condições em que ela se encontra. As atividades físicas estimulam a oxigenação do sangue, auxiliam no combate ao sedentarismo e deixam as pessoas mais dispostas não só a aproveitar o dia como também a adotarem uma alimentação mais balanceada.

Entretanto, não é todo mundo que está apto a fazer qualquer tipo de exercício. Algumas pessoas possuem limitações físicas que podem impedir que uma modalidade ou outra se tornem inviáveis de serem praticadas, sem que isso acarrete em consequências ruins como dores musculares ou até mesmo outro tipo de problema mais sério.

Se você se encontra nessa situação, fique tranquilo pois há solução para o seu problema. Antes de tudo, convém ressaltar que é preciso procurar um médico antes de começar a praticar exercícios físicos. Após os exames preliminares, é ele quem vai poder dizer qual é a intensidade de prática que o seu corpo é capaz de suportar.

Para quem está na terceira idade, os cuidados devem ser redobrados. Nessa época da vida, é comum que o corpo se torne menos resistente. Portanto, cargas mais pesadas, movimentos muito amplos ou treinos mais intensos podem não só gerar algum tipo de desconforto, como também agravar problemas pré-existentes.

Academia ao ar livre: o verdadeiro parque de diversões

Se você nunca frequentou uma academia ao ar livre, saiba que esse é um dos melhores lugares para a prática de exercícios especialmente para pessoas com mais idade. A característica dos equipamentos presentes nessas instalações é mais generalista, ou seja, visa se adaptar a todas as idades. Por conta disso, em geral, pessoas idosas ou com limitações físicas podem dispor dos aparelhos sem muito receio.

É o caso daqueles que precisam fazer exercícios aeróbicos ou de resistência, como caminhadas ou andar de bicicleta fixa. Esses são exercícios responsáveis por elevar o condicionamento cardiovascular, auxiliar no controle de peso e melhorar as funções gerais do organismo. É bem provável que você passe a respirar melhor depois de iniciar qualquer uma dessas atividades.

Pessoas que têm artrite, por exemplo, têm no controle de peso uma necessidade constante, uma vez que o peso extra é um dos fatores que podem agravar a situação das articulações. Os exercícios físicos, dessa forma, atuam de forma benéfica de duas maneiras distintas: contribuindo para a queima de calorias e mantendo a musculatura e as articulações sempre ativas, minimizando os riscos de inflamação.

academia-ao-ar-livre

Exercícios de força: os cuidados com a musculação

Os chamados exercícios de força, como por exemplo a musculação, são considerados extremamente benéficos para pessoas mais velhas ou com limitações físicas. Isso acontece porque eles ajudam a aumentar a força muscular, um dos itens que é comprometido com o passar dos anos e, em especial, naquelas pessoas que possuem articulações afetadas pela artrite, por exemplo.

Entretanto, é preciso dosar bem a intensidade desses exercícios, pois é justamente no excesso que reside a maioria dos problemas. Muitas vezes, em momentos de empolgação, as pessoas utilizam cargas mais altas do que o que realmente aguentam ou ainda fazem os movimentos de maneira incorreta, agravando o risco de lesões.

O ideal é seguir à risca os conselhos de um instrutor ou procurar orientação com um personal trainer ou professor de Educação Física. Em uma academia ao ar livre, sempre deve haver um quadro explicativo mostrando como cada um dos aparelhos deve ser utilizado. É imprescindível que você leia eles atentamente antes de começar. Se as dúvidas persistirem, use a internet a seu favor e veja vídeos de como fazer os movimentos corretamente.

Exercícios de extensão do movimento: o lado bom e o lado ruim

Por fim, vale salientar os cuidados que você deve ter ao fazer os chamados exercícios de extensão do movimento, como aqueles que alongam a musculatura ou ativam ainda mais a movimentação das articulações, como a dança. Todos eles são fundamentais para manter o bom condicionamento do organismo, mas sempre é preciso levar em consideração a intensidade.

Intensidade, aliás, é a palavra-chave em praticamente todo e qualquer exercício que vá ser praticado por alguém que tenha um tipo de limitação física. Essa limitação, na maioria das vezes, não é um impeditivo para que você faça exercícios, mas é proibitiva para que você pratique esportes de uma forma muito intensa.

Lembre-se que o objetivo maior é aumentar a sua qualidade de vida, revelando um condicionamento mais saudável. Para isso você vai precisar de mais flexibilidade e mais força muscular, características que não é a intensidade de movimentos que vai trazer, mas sim a repetição, a continuidade e a execução perfeita dos exercícios, por mais leves que as cargas sejam.

exercícios leves

Alongamento: nunca se esqueça dele

Se para quem está com a saúde perfeitamente em dia os alongamentos são fundamentais antes do início da prática esportiva, para quem possui limitações físicas a importância é ainda maior. É no período do alongamento que você poderá sentir como está o seu corpo e entender até que ponto é razoável você forçar um movimento ou não.

Ao sentir algum tipo de desconforto, não hesite e abandone imediatamente a atividade que está fazendo, sob risco de agravar alguma lesão, esteja você em casa ou em uma academia ao ar livre. O mais recomendado é usar cargas mais leves e fazer movimentos contínuos, mas sem muita intensidade ou esforço. Lembre-se: a frequência e a perfeição dos movimentos, nesse caso, é muito mais importante do que a rapidez ou as cargas às quais você se submete.

alongamento

Você também pode gostar de: 6 rotinas de exercício que você pode fazer em uma academia ao ar livre

Últimas do Blog

Acompanhe o nosso blog e tenha informações sobre qualidade de vida, diversão e inclusão social

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.