Clique aqui e envie sua mensagem

Confira 7 técnicas de negociação infalíveis que todo comprador precisa saber!

Confira 7 técnicas de negociação infalíveis que todo comprador precisa saber!

Uma boa compra tem como base o uso de técnicas de negociação — de fácil aplicação durante a conversa, elas são essenciais para o comprador conseguir melhores condições comerciais.

Por isso, para garantir sucesso em seus negócios, você pode (e deve) treinar essas habilidades a fim de desenvolvê-las e mostrar todo o seu potencial como negociador.

Se você deseja saber mais, continue a leitura deste post e conheça 7 técnicas de negociação infalíveis para aplicar em sua próxima compra e garantir boas margens de lucro! Vamos lá?

1. Defina um orçamento

Definir um orçamento é o primeiro passo para garantir uma compra de qualidade com um preço justo. Isso porque esse fator auxilia a tomada de decisões de forma mais racional, evitando gastos em excesso ou aquisições desnecessárias.

Por motivos óbvios, traçar um orçamento específico para cada item acaba se tornando um trabalho árduo e que demanda tempo, porém, a ideia, nesse momento, é verificar o preço médio dos equipamentos e traçar um valor geral, como um norte a ser seguido.

Assim, no momento da negociação, lembre-se do orçamento definido e não extrapole. Ainda, caso seja possível, gaste menos do que o previsto e efetue a melhor compra!

2. Planeje a negociação

Planejar significa traçar estratégias, prever o que a outra parte pode sugerir e já pensar em contrapropostas. Pode parecer bastante complicado, mas projetar a negociação nada mais é do que avaliar possíveis andamentos da conversa.

Para tanto, tenha papel e caneta em mãos e, antes de partir para a prática, anote tudo o que vier à cabeça. Pense no plano principal, o valor a ser oferecido, o desconto a ser solicitado e registre todos esses detalhes.

Nesse primeiro momento, não se preocupe com a organização: deixe as ideias surgirem e apenas faça anotações. Depois, esboce uma linha de raciocínio, prepare o esquema da negociação e fique muito mais preparado para a etapa prática.

3. Seja um bom ouvinte

Os antigos já diziam que temos uma boca e dois ouvidos porque precisamos falar menos e escutar mais, não é mesmo? Pois bem, o conselho também é perfeitamente aplicável ao universo dos negócios.

Durante uma negociação, saiba observar e seja perspicaz: essas atitudes auxiliam o comprador a escolher a hora ideal de falar, lançar os argumentos mais adequados, além de se comportar da maneira ideal.

Logo, deixe as pessoas ao seu redor confortáveis e estimule uma conversa leve e amigável. O clima ameno tem grande influência sobre a efetivação de ótimos negócios.

4. Aja com tranquilidade

Por mais que você esteja ansioso com o resultado ou apresente certo nervosismo, demonstrar agitação é uma péssima atitude. Por isso, respire fundo, aja com tranquilidade e mantenha uma postura firme.

A paciência é um ponto importante. É difícil prever o tempo que as negociações podem levar, uma vez que existem variáveis, como o negociante, o objeto em transação e os valores relacionados.

Nesse sentido, não inicie uma negociação se você tem outro compromisso marcado para depois. Contar com a agenda tranquila é essencial para o comprador agir de forma segura e serena, características essenciais para a efetivação de um bom negócio.

5. Mostre que você tem outras opções

Por mais que esteja realmente interessado em fechar a compra com certo fornecedor, aja como se ainda estivesse analisando a situação. Essa pequena atitude aumenta o poder de barganha, o que significa menos gasto.

Mencionar parceiros diversos ou apresentar outros preços também pode funcionar bem, principalmente se os valores forem mais competitivos. Um bom vendedor não deseja perder um negócio para o concorrente e, por isso, ele tende a diminuir os preços pedidos.

Por outro lado, tenha em mente que, mesmo mencionando outras opções, o negociante pode se manter irredutível. Portanto, observe, escute e escolha a melhor estratégia nos momentos finais de finalizar uma compra.

6. Priorize a qualidade dos equipamentos

Boa parte dos compradores tem a tendência de priorizar o preço dos produtos, em vez de sua qualidade. Contudo, um equipamento mais caro pode compensar ao comprador, devido ao tipo de material usado em sua confecção, às garantias oferecidas e, claro, pela assistência prestada pelo fornecedor.

Sendo assim, se você deseja fechar ótimos negócios, não exclua possíveis produtos apenas por seu preço mais alto. Converse com o negociante, tire as suas dúvidas e pergunte o necessário para saber mais sobre o equipamento: nesse momento, priorize a qualidade do produto.

Ainda, é interessante já comparecer à negociação com uma pesquisa prévia do fornecedor e o seu tipo de produção. No momento de montar um esquema da negociação, inclua esse item em sua pauta e esteja pronto para negociar os preços oferecidos, fechando negócios com absoluta certeza de sua qualidade.

7. Faça concessões inteligentes

Uma boa negociação funciona com concessões inteligentes de ambos os lados. Por isso, não compareça a uma conversa de compra e venda de forma totalmente rígida.

Ser flexível é uma característica importante para um comprador de sucesso, entretanto, ele deve aplicar essa maleabilidade de forma estratégica. Logo, observe o outro negociante e escute o que ele tem a dizer para definir as suas próximas atitudes.

Uma ideia muito usada é oferecer um preço bem abaixo do valor real do produto, como forma de aumentar o percentual de barganha da compra. Depois da contraproposta do vendedor, analise o seu orçamento e verifique com atenção a possibilidade de efetivação do negócio.

Vale ressaltar, no entanto, que licitações podem funcionar de uma forma diversa. Portanto, nesses casos, leia o edital com cuidado e trace estratégias a partir das normas ditadas no documento.

A realização de uma boa compra é diretamente proporcional ao uso de técnicas de negociação. Logo, se você deseja ser um comprador de sucesso, não deixe de utilizar as dicas que citamos acima! Prepare-se para contar com um histórico excelente de negociações, arregace as mangas e boas compras!

Gostou do artigo? Interessante, não é? Então, que tal compartilhar o post em suas redes sociais? Pode ser que outros colegas tenham interesse sobre o mesmo assunto e também tragam boas ideias para você crescer no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0