Ginast Academia ao ar Livre - Equipamentos Certificados‎
Clique aqui e envie sua mensagem

Como promover o lazer social com um projeto de academia ao ar livre

Além dos benefícios para a saúde, o aspecto social também melhora muito

Quando se pensa em um projeto de academia ao ar livre, é comum lembrar das vantagens para a saúde do corpo e da mente, que são reais. Porém, um detalhe importante que nem sempre é considerado é o potencial de melhoria social que o espaço pode trazer.

Além de fazer bem para os músculos, articulações, ligamentos e também para o cérebro, o aspecto social da população que usa as academias ao ar livre em praças, parques e demais locais públicos pode melhorar muito, já que proporcionará uma nova opção de lazer.

Vamos aprender mais sobre essas vantagens e porque vale a pena investir em um projeto de academia para ajudar no desenvolvimento do lazer social.

Benefícios de um projeto de academia ao ar livre para o lazer

A prática de atividades físicas faz muito bem para a saúde física e mental, o que por sua vez impacta diretamente na qualidade dos relacionamentos interpessoais e no lazer dos praticantes.

O artigo “Physical activity, exercise, depression and anxiety disorders”, elaborado por Andreas Ströhle, pode ajudar a entender melhor como o assunto funciona.

Seus principais objetivos foram revisar a literatura disponível a respeito da relação de atividades físicas e exercícios com a incidência de depressão e transtornos de ansiedade e também do potencial terapêutico de atividades físicas em pacientes com depressão ou transtornos de ansiedade.

Como conclusão, ele descobriu que fatores psicológicos, neurobiológicos e de desenvolvimento podem estar relacionados, mediar e/ou moderar a associação de atividades físicas e certos transtornos mentais de maneira bem dinâmica.

Além disso, os efeitos da atividade física podem estimular um sistema complexo e desencadear uma cascata de eventos, os quais são capazes, por exemplo, de resultar em maior resiliência contra transtornos mentais associados ao stress.

Isso deixa claro que um projeto de academia ao ar livre pode ajudar na parte psicológica e social de quem se dispõe a realizar atividades físicas naquele espaço, o que também pode ser explicado biologicamente.

Quando nos exercitamos, o cérebro passa por algumas mudanças, como através de um fluxo sanguíneo maior e da criação de novos caminhos neurais. Com isso, ocorre o estímulo para o desenvolvimento de alguns hormônios, como os seguintes:

Endorfina

Trazem um sentimento positivo depois do exercício, de felicidade, alegria e prazer. Além disso, ela atua como um analgésico natural, capaz de reduzir o desconforto, aumentar os níveis de prazer e melhorar a auto-estima.

Serotonina

Controla o apetite, ajuda a dormir tranquilamente e regula o humor, fatores que estão diretamente relacionados aos níveis de alegria, calma e estabilidade emocional.

Dopamina

Hormônio responsável por criar aquela afeição às atividades físicas, que faz os praticantes terem vontade de se exercitar constantemente. Sinaliza as áreas de recompensa e prazer do cérebro, o que ajuda a ter mais motivação para a tomada de ações que trazem como resultado a sensação de bem-estar.

Como promover o lazer social com um projeto de academia ao ar livre 5

Testosterona

Crucial para homens e mulheres, ele é importante para o metabolismo, o crescimento de músculos e a libido. Baixos níveis podem levar à depressão e obesidade, e a prática constante de exercícios, principalmente de resistência, aumenta os níveis de testosterona.

Logo, há respostas trazidas pelo corpo que ajudam a entender como os exercícios físicos trazem esses sentimentos positivos, mas também é possível olhar para a questão sob um viés mais prático.

Na prática, como um projeto de academia ao ar livre ajuda no lazer social?

Como promover o lazer social com um projeto de academia ao ar livre 6
Através da disponibilização de um espaço onde a população poderá se exercitar, o que é reconhecidamente benéfico para o corpo e a mente, além de ser uma atividade prazerosa, alegre e estimulante.

Quem sabe como funciona o passo a passo de um projeto de academia ao ar livre entende que ele é relativamente trabalhoso, mas seus efeitos positivos para o lazer e os relacionamentos sociais faz com que ele valha muito a pena.

Quando se pensa em uma academia, é comum se lembrar dos estabelecimentos particulares, onde é possível se exercitar e cuidar do corpo e da mente, mas a grande questão é que isso demanda um investimento financeiro, o que muitas vezes não é uma opção viável para a população.

Assim que é elaborado um projeto de academia ao ar livre e este é validado pela prefeitura ou subprefeitura local, torna-se possível que a população se exercite sem que tenha que gastar nada a mais por isso, o que é muito bom para o orçamento.

Este já é um bom motivo, já que as pessoas poderão ter uma saúde física e mental ainda melhor sem que precisem gastar, e os relacionamentos sociais que poderão ser construídos ou fortalecidos no espaço também merecem destaque.

A pessoa que está interessada pode chamar seus amigos ou parentes para se exercitar em conjunto, o que é capaz de estreitar os laços e fortalecer a amizade e os relacionamentos.

Além disso, enquanto eles se exercitam, outras pessoas também estarão aproveitando o projeto de academia ao ar livre, assim como acontece nas academias particulares, o que pode criar novas amizades e incentivar ainda mais a prática de exercícios.

Isso mostra que o investimento em tais academias realmente vale a pena, além de ser útil a longo prazo, já que a durabilidade dos equipamentos pode, facilmente, atingir e superar décadas, desde que eles sejam cuidados da maneira correta.

Veja também: Projetos de praças: como desenvolver um que atenda toda a comunidade

Projetos de academia ao ar livre: investimentos com um excelente custo-benefício

Além de se tornar uma nova opção de lazer, algo importante para uma sociedade que precisa lidar cada vez mais com o estresse e a ansiedade em seu dia a dia, é possível melhorar sua saúde física e mental, o que também reduz a procura por serviços médicos públicos e, assim, proporciona uma economia considerável.

Os benefícios já são comprovados cientificamente, e a liberação de endorfina, serotonina, dopamina e testosterona é algo que pode impactar diretamente na saúde física, mental e social.

Jovens, adultos e idosos também precisam de soluções de lazer, e assim como as crianças podem dispor dos playgrounds, é importante investir em um projeto de academia ao ar livre. Assim, todos saem ganhando!

orçamento de academias ao ar livre
DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0