O passo a passo de como funciona o Projeto de Academia ao Ar Livre

O passo a passo de como funciona o Projeto de Academia ao Ar Livre

Compartilhe:

O passo a passo de como funciona o Projeto de Academia ao Ar Livre

Academia ao ar livre: projeto deve ser feito com empresa de confiança para garantir a qualidade dos aparelhos e a segurança dos usuários

Cada vez mais as academias ao ar livre conquistam adeptos onde quer que sejam instaladas e os praticantes de exercícios físicos só têm a ganhar, pois estes espaços fazem bem para o corpo e a mente.

No entanto, para que esta grande quantidade de aparelhos tenha sido implementada, foi preciso de muito planejamento e um bom investimento.

Existem muitas etapas que precisam ser realizadas antes que você possa praticar a sua atividade física de forma eficaz e segura. Elas começam na definição do espaço e vão até a escolha e a compra dos equipamentos necessários.

Locais como condomínios residenciais, por exemplo, ainda precisam de uma autorização especial conquistada na prefeitura da cidade.

Além disso, depois de implementadas e enquanto você se exercita, os equipamentos precisam passar por manutenção ou por eventuais reparos.

Se houver prazos para a instalação dos equipamentos, é bom iniciar o projeto de academia ao ar livre com bastante antecedência.

Se tudo correr bem, o espaço vai levar no mínimo um mês para estar definitivamente pronto, mas é recomendado contar com imprevistos que podem acontecer ao realizar a instalação, como atraso na documentação ou inadequação do terreno escolhido.

Para não deixar passar nenhum detalhe e oferecer um local eficiente e seguro para as práticas esportivas, considere:

Diagnóstico e Escolha do Espaço

Espaço de Academia ao ar livre
A escolha do espaço ajuda na decisão de quais aparelhos comprar.

A primeira tarefa é verificar qual é a demanda pelas academias. Para isto, faça consultas com os pedestres, moradores ou funcionários, que são os potenciais usuários do espaço.

Busque descobrir qual é o local em que os equipamentos seriam mais aproveitados e que tipo de exercício é essencial para eles.

Tenha em mãos um levantamento com a faixa etária da população para verificar se vale a pena investir em mais equipamentos para idosos ou para jovens.

Feito isto, localize os possíveis terrenos em que a academia pode ficar. Locais de grande movimentação e acessíveis para deficientes físicos são os mais recomendados, pois é uma forma de aproveitar ainda mais o projeto de academia ao ar livre.

Nesta etapa também é indicado fazer um estudo do terreno com uma empresa competente. Dessa forma, já é possível prever o valor de uma obra ou selecionar outro lugar mais vantajoso.

Captação de Recursos

Este fator é um do mais importantes para o seu projeto de academia ao ar livre. Sem o dinheiro necessário para ele, você não poderá realizar o investimento, embora negociar as condições de pagamento ou solicitar um preço especial sejam práticas comuns do mercado.

Peça vários orçamentos e desconfie de empresas que cobram pouco para realizar todos os procedimentos, pois a chance de ser fraude é muito grande.

Para arrecadar os recursos, é preciso entrar em contato com o departamento responsável. No caso de academias em espaços públicos, o secretário de esportes da cidade pode auxiliar.

Para empresas, fale primeiramente com o departamento de recursos humanos e, se necessário, com o financeiro. Já nos condomínios, tudo deverá ser resolvido em uma assembleia com os moradores.

Escolha dos Equipamentos para academia ao ar livre

Aparelho de academia ao ar livre
Saiba quais os aparelhos você precisa comprar para o seu espaço.

A seleção dos aparelhos que servirão para a prática dos exercícios é muito importante. Use os dados coletados em sua pesquisa para determinar quais são os equipamentos que serão mais usados.

Alguns equipamentos são itens obrigatórios. O alongador é essencial para preparar o corpo para a prática e evitar lesões, o simulador de caminhadas ajuda a perder peso e tem uma grande procura e o abdominal vai agradar quem quer deixar o corpo definido.

Lembre-se de considerar também a instalação de aparelhos híbridos, que podem ser usados por cadeirantes e idosos.

Se possível, opte por incluir mais de um equipamento ou opções duplas ou triplas no espaço. Dessa forma, os praticantes terão mais agilidade e poderão até mesmo socializar com os demais usuários.

A sinalização sobre o uso correto dos aparelhos também é fundamental para que a prática não seja malsucedida.

Cada aparelho deve conter uma etiqueta com instruções de uso na lateral e, se você quiser, é possível instalar uma placa maior indicando a maneira certa de usar, avisando sobre o perigo para crianças menores de 12 anos e alertando sobre a preservação dos aparelhos.

Preparação do Espaço

Este é o principal momento em que uma empresa especializada fará a diferença. Como os funcionários já estão acostumados a realizar este tipo de projeto de academia ao ar livre, será fácil instalar os aparelhos.

Se for necessário realizar alguma alteração no terreno, este trabalho deve ser feito com antecedência para não comprometer o seu prazo.

No entanto, se você já realizou a análise do espaço anteriormente, provavelmente a implementação será rápida e sem surpresas desagradáveis.

Manutenção

Acabamento aparelho de academia ao ar livre
A manutenção dos aparelhos ajuda na durabilidade.

É essencial que a academia ao ar livre passe por manutenção periódica após a sua abertura. Isto garantirá não só o funcionamento dos aparelhos, mas principalmente a segurança de centenas de usuários diariamente.

Os equipamentos duram, em média, cinco anos. A maioria dos fornecedores oferecem um ano de garantia, mas você pode contratar o serviço de manutenção após este período, que vai suprir a demanda dos reparos ou novas peças sempre que for preciso.

Os principais problemas que os aparelhos apresentam estão relacionados à falta de lubrificação e ao uso inadequado.

Melhorias

Depois de instalar a academia ao ar livre, projetos novos de melhoria do espaço podem ser as novas apostas para a região.

Pense em tudo o que o usuário precisa para realizar um treino com ainda mais qualidade e segurança, como iluminação, água, banheiros e assim por diante.

Também podem existir ciclofaixas, estações de aluguel de bicicletas, pista de corrida e até mesmo comércios que vendem artigos esportivos.

Se perceber este tipo de carência no local onde as academias estão instaladas, não hesite em iniciar um novo projeto.

Provavelmente você precisará passar novamente pelas mesmas etapas de instalação, mas a melhoria fará diferença na vida de quem já pratica e pode incentivar novo usuários a frequentarem o espaço.

Últimas do Blog

Acompanhe o nosso blog e tenha informações sobre qualidade de vida, diversão e inclusão social

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.