Clique aqui e envie sua mensagem

Playground: saiba tudo o que é necessário para montar o seu da forma correta

Montar um Playground pode parecer uma tarefa simples, porém, deve-se considerar vários detalhes. Por isso, é preciso ter um bom plano para construir um parquinho infantil. Então, conheça mais sobre esse tipo de espaço e todo o processo envolvido.

O que é um Playground?

Também chamado de parquinho, o Playground é um espaço de recreação para crianças e pré-adolescentes. Assim, ele pode ser interno ou externo e possui vários brinquedos que estimulam atividades físicas. Bem como, habilidades, e a interação entre elas.

Os parquinhos costumam ser adequados para faixas etárias específicas. Desse modo, os brinquedos também seguem esse padrão, em que são mais simples para crianças menores. Então, eles são feitos com um plano para que possuam a segurança adequada.

Lazer e segurança

A segurança é o ponto mais importante ao montar esse espaço. Nesse sentido, não se deve pensar apenas nas opções de lazer, mas nos riscos que as atividades podem trazer. Isto é, possíveis acidentes, tombos, quinas de brinquedos e outros fatores relacionados.

Esse local também deve ter bastante visibilidade para os adultos responsáveis pelas crianças. Dessa maneira, será mais fácil de monitorá-las e estarem cientes de tudo o que acontece. Aliás, isso também torna o ambiente mais seguro por permitir mais vigilância.

Por onde começar a montagem?

Já que a segurança é crucial ao montar um Playground, é preciso conhecer bem suas normas. Dessa forma, é preciso estudar as regulamentações da ABNT que regem esse tipo de local. Ou seja, antes de começar um projeto.

Conheça as normas de segurança

A regra que define as orientações para esses locais é a norma NBR 16071. Então, ela possui recomendações para que o parquinho seja seguro contra quedas por meio de revestimento. Por exemplo, com um piso de borracha para amortecer qualquer impacto.

Eles são necessários em áreas em que possam haver quedas a partir de 60cm de altura. Aliás, esses pisos devem ser usados em qualquer ocasião, já que o foco é a segurança. Igualmente, eles podem servir como um antiderrapante que diminui os riscos de lesão.

A NBR 16071 conta com outras orientações que devem ser estudadas por completo. Por isso, não deixe de conferi-las antes de tomar qualquer passo. Então se não considerar esse detalhe, precisará adaptar o seu planejamento mais tarde para que ele se enquadre.

Elabore o projeto do Playground

Antes de montar o Playground, será preciso elaborar o seu projeto para considerar vários pontos. Isto é, desde a segurança até o tipo de terreno e faixa etária das crianças, por exemplo. Dessa maneira, veja a partir de agora o que deve incluir no seu planejamento.

Tenha um rascunho do espaço

Faça um desenho da área completa que fará parte do parquinho com as medidas e outros elementos. Assim, será mais fácil pensar na posição em que cada brinquedo ficará ou se vão caber no local.

É importante também que tenha um espaço separado para que as crianças possam circular livremente. Desse modo, elas também poderão desenvolver as próprias brincadeiras e se movimentar com mais cuidado.

Avalie o terreno

O terreno também é outro fator importante, principalmente em áreas externas. Nesse sentido, ele pode ter declives e outras características que talvez sejam um fator de risco. Portanto, inclua esse detalhe ao pensar no seu projeto e em maneiras de lidar com isso.

Verifique a idade das crianças

Para escolher os brinquedos, se deve pensar na faixa etária das crianças que vão frequentar o Playground. Dessa forma, eles devem ser adequados para cada grupo, ou então, para vários deles. Contudo, a segurança deve ser reforçada nesses casos.

Lembre-se de considerar o clima

Os parquinhos abertos precisam de uma atenção extra por conta das variações do clima. Por exemplo, vento forte, chuvas e dias muito quentes, que podem causar desidratação ou insolação. Bem como, danificar os materiais dos brinquedos e diminuir sua vida útil.

Um fator de segurança

Por questões de segurança, é importante que as áreas externas tenham algum tipo de cobertura. Além disso, o piso antiderrapante aqui se torna ainda mais necessário. Dessa maneira, em casos de chuva repentina não haverá o risco de escorregar no chão molhado.

Esse ponto é um motivo pelo qual se deve dar preferência ao Playground interno. Então, se possível, prefira um espaço que não seja afetado pelas variações do clima. Mas, se não tiver como, pense em um modo de diminuir o impacto delas.

Tipos de brinquedos para Playground

Existem diversos tipos de brinquedos para se colocar no parque para várias atividades. Assim, são tantas ideias que pode até ser um pouco difícil escolher. Então, confira a lista a seguir com alguns exemplos populares a se considerar:

  • Escorregador;
  • Caixa de areia;
  • Balanços;
  • Branqueadores/ trepa-trepa;
  • Piscinas de bolinhas;
  • Pula-pula;
  • Parede de escalada;
  • Amarelinha;
  • Cordas;
  • Caixas de brinquedo;
  • Casinhas.

São muitas opções ideais para ambientes internos e externos que estimulam a atividade física e a criatividade. Por isso, a escolha deve levar em conta também essa questão do aprendizado. 

O momento de lazer das crianças pode ser muito mais do que apenas isso. Afinal, como estão em desenvolvimento, pode se beneficiar muito desse espaço. Por exemplo, podem melhorar sua coordenação motora, ideias criativas e a interação social.

Brinquedos que precisam de no mínimo 2 crianças para funcionar, como os giratórios, também são uma boa ideia. Nesse sentido, elas vão precisar trabalhar em grupo para a brincadeira acontecer. 

Atenção à areia do Playground

Um detalhe importante é que a areia usada no parquinho deve ser filtrada. Isso porque, esse tipo não tem resíduos ou sujeira que podem fazer mal às crianças. Isto é, ela protege de fungos, bactérias e outros tipos de animais peçonhentos.

De que material é feito o Playground?

Como existe uma gama diversa de brinquedos, é normal que existam parquinhos de vários materiais. Desse modo, é possível encontrar no mercado modelos que podem ser feitos de:

  • Material reciclado;
  • Plástico;
  • Canos PVC.

As diferenças entre eles vão desde o preço até as vantagens de cada um. Dessa forma, o Playground de plástico é o mais comum, presente tanto em espaços abertos quanto fechados. Além disso, vários deles são vendidos completos em um só conjunto.

Os canos de PVC são itens interessantes já que podem ser usados para montar alguns brinquedos. Como resultado, se tem um equipamento personalizado de acordo com o local.

Como há muita variedade de produtos para montar um espaço como ele, é preciso muita pesquisa. Dessa maneira, você encontra ofertas dos melhores materiais, que geralmente são caros.

Prefira os brinquedos feitos de plástico

Os brinquedos de plástico possuem algumas vantagens em relação aos outros. Aliás, eles possuem um ótimo custo-benefício devido a elas. 

Vantagens

Primeiramente, o Playground de plástico tem a vantagem de ser muito mais sólido e resistente. Bem como, com uma durabilidade maior, o que dá mais segurança às crianças durante o uso.

O material deve ser feito de um tipo que é previamente tratado, assim, não apodrece facilmente. Além disso, pode ter um design mais bonito e atraente, ao ser personalizado de acordo com o espaço. 

O plástico é ideal para crianças de faixa-etária mais alta, por suportar muito bem o peso delas. Contudo, é preciso ficar atento à manutenção para evitar farpas ou alguma lasca do material. Dessa maneira, além de ter todas as vantagens se terá também um item seguro.

Explore as opções de lazer

Como já foi dito anteriormente, o parquinho infantil precisa ser elaborado de modo inteligente. Ou seja, com opções de lazer que estimulem o desenvolvimento das crianças ao invés de apenas momentos de diversão.

Esse ponto se torna ainda mais relevante caso queira montar esse espaço em escolas ou creches. Nesse sentido, pode-se unir o horário de recreação com os brinquedos a fim de ensinar algo. Por exemplo, é uma boa ideia desenvolver atividades como:

  • Brincadeiras em grupo;
  • Pintar e desenhar;
  • Fazer esculturas na caixa de areia;
  • Pular corda.

Momentos desse tipo são uma grande oportunidade de as crianças interagirem com os colegas e amigos. Também, de aprenderem sobre trabalho em equipe e outras lições importantes. Portanto, brincar no parquinho pode ser um período importante do seu dia.

Quanto é preciso investir em um Playground?

Agora que viu todos os detalhes importantes sobre o Playground, resta saber quanto ele custa. Então, desde já tenha consciência que será necessário um investimento alto. Isso porque, deve-se pensar não só nos brinquedos, mas também nas normas de segurança.

Fazer toda a adaptação no local tem um custo, que deve ser muito bem planejado. Desse modo, o dinheiro será gasto da melhor maneira possível e com maior custo-benefício. Por fim, os fatores que influenciam no valor total são:

  • O material dos produtos;
  • A dimensão do espaço;
  • Qual piso será usado;
  • O custo da elaboração do projeto por um profissional;
  • A localização do parquinho;
  • As adaptações de segurança.

Apesar do valor embolsado inicialmente ser alto, isso evita custos com possíveis problemas futuros. Isto é, mudanças para deixar o local mais seguro, manutenção, ou coisas que já poderiam ter sido resolvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0