Clique aqui e envie sua mensagem

Playground para gatos: Como aproveitar os espaços e montar um ambiente de diversão para os pets

Um playground para gatos oferece uma opção de recreação para os pets. Com isso, eles podem gastar energia, além de reduzir o estresse. Mesmo em espaços como condomínios é possível incluir estruturas simples, que deixam o local mais interativo para os felinos.

O que é um playground para gatos?

Essa é uma estrutura que funciona como um parque de diversões para os felinos. Ele pode ser montado em diferentes configurações, de acordo com o espaço disponível. Assim, entre os itens mais comuns que fazem parte do conjunto estão:

  • Escadas;
  • Prateleiras;
  • Túneis;
  • Passarelas;
  • Arranhadores.

Com essas estruturas, é possível verticalizar o ambiente em que o gato fica a maior parte do tempo. Isso é importante porque desenvolve habilidades inatas à espécie, como escalar e saltar.

Escolha do local para instalar

Para que os gatinhos usem, de fato, o espaço, é preciso que ele seja colocado de forma estratégica. Por isso, opte pelo local no condomínio onde eles ficam a maior parte do tempo e onde têm contato com os humanos, como salas ou espaços ao ar livre.

Como incentivar os gatos a usar o playground?

De início, os pets podem ficar um pouco receosos e não interagirem com a estrutura. Mas com algumas técnicas simples, dá para cativar o interesse sobre o playground para gatos:

  • Colocar os brinquedos sobre a estrutura, para que tenha que subir;
  • Usar erva de gato em alguns pontos;
  • Brincar com o bicho no local onde está instalado.

A adaptação pode levar algum tempo, por isso é preciso ter paciência. Além disso, é importante levar em conta as preferências do gato. Por exemplo, se ele costuma se aninhar em caixas, coloque nichos na parede para gerar a curiosidade.

Benefícios de ter um playground para gatos em casa

Esse tipo de recurso para recreação de felinos colabora para o bom desenvolvimento deles. As atividades estimulam a musculatura, que já é própria para fazer esses movimentos. Ainda, outras vantagens de ter esse item em casa são:

  • Permite que eles tenham seu próprio território;
  • Diminui o estresse do animal;
  • Cria um espaço acolhedor nos nichos. 

Outro ponto positivo é que dá para mudar a configuração do playground para gatos apenas ao trocar peças de lugar. Desse modo, é possível ter sempre um ambiente novo para que o seu pet explore.

Distração para quando os tutores não estão no condomínio

Esse item também serve como distração, em especial se o animal fica muito tempo sozinho. Assim, ele tem mais recursos para se divertir, enquanto seu tutor não está em casa para fazer companhia. 

Dicas para construir um playground para gatos

Existem opções para comprar modelos prontos, mas também dá para criar um playground para o condomínio. O primeiro passo é escolher o ambiente e medir o espaço disponível. Então, faça um projeto simples para saber onde colocar cada peça, bem como:

  • Abuse de diferentes formatos;
  • Tenha noção do tamanho e peso médio dos gatos para ajustar as dimensões;
  • Instale de forma firme nas paredes, para evitar que se soltem.

Conectar as partes com passarelas e túneis enriquece o ambiente e deixa mais atrativo para o felino. Aliás, as opções são ilimitadas e podem se integrar à decoração do espaço, de acordo com o acabamento.

Materiais indicados

Com alguns materiais simples, dá para construir um parquinho para gatos. Nesse sentido, peças em plástico podem compor a estrutura. Para completar, você pode usar cordas como o sisal, por exemplo, que faz um ótimo arranhador.

Na parte externa, uma sugestão é revestir com materiais macios, sobretudo nos nichos. Assim, o felino fica mais confortável ao se aninhar neles. Ao pintar as peças, é preciso cuidar apenas para usar compostos que não sejam tóxicos para o animal.

Adaptável a qualquer ambiente

Uma das vantagens do um playground para gatos é que ele se adapta a qualquer espaço. Como são ágeis, eles conseguem se mover bem mesmo em locais apertados. Aliás, é um desafio interessante para eles montar sua rota de fuga. 

Locais altos

Os felinos preferem ficar em lugares altos, de onde podem observar toda a movimentação. Por isso, com algumas prateleiras, dá para montar um circuito que suba ao longo das paredes. É preciso ter cuidado apenas com itens de decoração ao longo do percurso.

Cuidados na montagem de um playground para gatos

Ao instalar esse tipo de item, é preciso levar em conta as características do gato. Um animal com sobrepeso, por exemplo, não vai conseguir saltar com a mesma agilidade. De igual modo, um filhote ainda não tem as mesmas habilidades de um adulto. 

O ideal é pensar nesses aspectos para que a estrutura não fique sem uso. Ao longo do tempo, dá para mudar a disposição das peças e incluir novos itens. Assim, você respeita a evolução do bichinho.

Estrutura bem fixada

Na instalação de prateleiras, é preciso cuidar com a segurança. Por isso, use parafusos e buchas adequados ao tamanho e peso suportado, para evitar que se desprendam do local. 

Foto: Um playground para gatos pode reduzir o estresse do animal. Imagem de Petrebels no Pexels
Foto: Um playground para gatos pode reduzir o estresse do animal. Imagem de Petrebels no Pexels

Vantagens de montar um playground para gatos com uma empresa especializada

Você pode optar por criar um playground para gatos com uma empresa que tenha foco nesse nicho. Afinal, eles têm as estruturas corretas e que trazem maior segurança ao seu felino. Além disso, trazem mais opções de atividades para o bichano.

Outro ponto, é que ao criar o espaço do felino, consegue aproveitar melhor a estrutura que já tem no condomínio. Além disso, a estrutura fica personalizada, de acordo com os gostos dos moradores e dos pets.

Foto de Arina Krasnikova em Pexels

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0