Clique aqui e envie sua mensagem

Eleição de Síndico: 5 passos para se preparar e ganhar votos!

Eleição de Síndico: 5 passos para se preparar e ganhar votos!

O desejo de todo condomínio é ter um síndico competente, antenado e que se esforça para tornar o ambiente melhor para todos. Por isso, condôminos estão cada vez mais atentos ao votarem em uma eleição de síndico, que é primordial para uma boa administração.

Se candidatar, se preparar e ganhar uma eleição pode não ser tão complicado quanto parece.

Exige estudo, bom relacionamento, algumas ações como uma carta aos condôminos e, claro, propostas de melhoria que podem ir desde ajustes na estrutura interna e externa, até a implantação de uma área de lazer com uma academia ao ar livre, por exemplo.

Seja um candidato de primeira viagem ou um síndico tentando a reeleição, este conteúdo irá apresentar 5 passos para que você ganhe bastante votos em uma eleição de síndico e vença!

1º passo: Invista em um bom relacionamento com condôminos e funcionários

Relacionar-se bem com todos os públicos de um condomínio é, sem dúvidas, uma das principais ações e característica de um bom síndico.

Aqui não estamos falando de ser um amigo próximo ou deixar as pessoas tirarem vantagens de você. Não. É saber as caracteristicas de quem mora ali, estar sempre atento a tudo o que acontece com as pessoas, ajudar quando aparecer a oportunidade, saber elogiar e críticar quando necessário.

E, com o interesse em se tornar síndico, estas atitudes precisam começar o quanto antes.

Até porque é um tipo de comportamento que traz benefícios e um ambiente agradável para todos, você conseguindo ou não o cargo de síndico. A ideia é sempre se comportar como um “bom e atento vizinho”.

Uma dos grandes empecilhos aqui é a disponibilidade de tempo, afinal, hoje em dia nem todo mundo possui horas disponíveis para conversar e criar vínculos.

O ideal é inserir ações simples no dia-a-dia, ou separar um certo tempo semanalmente para que você seja visto e participe da vida do condomínio. Algumas dicas que você pode facilmente colocar em prática são:


– Tente ser sempre agradável ao se locomover pelo condomínio. Saudações e sorriso demonstram educação e simpatia.
– Separe 30 minutos ou 01 hora por semana para conversar com os funcionários, saber o que está acontecendo e se mostrar disponível para ajudar.
– Caso exista, participe do grupo do condomínio no Whatsapp. Mas não para ficar enviando ‘bom dia’ constantemente, e sim para opinar em questões relavantes e oferecer ajuda a quem solicitar ou precisar.


Assim você será visto como uma pessoa participativa, atenta e fácil de lidar. E quando as pessoas souberem de sua candidatura, elas irão lembrar e reconhecer isso.

2º passo: Faça uma pesquisa prévia do que pode ser melhorado

Agora que você possui um bom relaciomento com os condôminos e funcionários, faça uma pesquisa prévia do que pode ser melhorado no condomínio.

Claro que você deve ter as suas próprias conclusões e sugestões, mas ouvir quem ali vive e trabalha ajudará você a ter uma candidatura com propostas mais úteis e sólidas e obtenha os votos desejados.

Aposte na discrição – caso ainda não tenha anunciado a sua candidatura, ou diga algo como “estou fazendo esta pesquisa pois estou pensando em me candidatar para a vaga de síndico”. Isso já despertará o interesse das pessoas em contribuir com opiniões relevantes.

As perguntas que podem ser feitas nesta conversa são:


– O que você acredita que pode ser melhorado na estrutura do condomínio?
– Você se sente satisfeito ou satisfeita em morar aqui?
– O que acredita que poderia ser feito para valorizar ainda mais os imóveis?
– Para os funcionários: Você gosta de trabalhar aqui? No dia-a-dia já percebeu algum problema que o síndico poderia resolver?


Não se esqueça de registrar as respostas e organizá-las. Avalie e veja o que pode ser inserido oficialmente na sua candidatura. Lembre-se quem nem tudo fará sentido para sua gestão e é importante saber filtrar o que será descartado e o que fará parte das suas propostas.

3º passo: Invista em cursos pela internet


Um candidato despreparado, com pouco conhecimento sobre o universo condominial dificilmente conquistará as eleições e fará uma boa gestão. Para resolver esta questão, a nossa dica é: invista em cursos online!

Já falamos aqui no blog da Ginast sobre isso: estar atualizado e saber sobre as diversas áreas que envolvem o condomínio (de Finanças às Gestão de pessoas) irá te colocar à frente de muitos candidatos sem preparo.

Para poupar tempo de deslocamento, você pode investir em cursos online, que hoje são completos e oferecem interação com professores a um custo muito interessante.

Aqui neste post separamos algumas das melhores opções de cursos online para síndicos. Algum deles será o ideal para você!


4º passo: Sugira investimentos em bem-estar e lazer e se destaque!

Com as informações em mãos do que os moradores querem para o condomínio, mais as sugestões dos funcionários, e com as suas próprias observações e projetos, é chegada a hora de preparar a sua candidatura e propostas.

Aqui queremos reforçar um ponto muito importante e que pode te ajudar a ganhar muitos votos: invista em propostas que visam o bem-estar das pessoas.

E não precisa ser propostas mirabolantes e caras como a construção de piscinas e saunas. Uma academia ao ar livre ou um playground são opções com excelente custo x benefício e que todos gostam e desejam.

Ao propor uma academia ao ar livre ou um playground para os condôminos você demonstra que:


– Se importa com o bem-estar e saúde de todos

– Deseja promover a boa convivência e harmonia entre os moradores

– Pensou em algo que irá valorizar o condomínio e as suas unidades 

– Se preocupa com a segurança dos condôminos

Separe esta e as outras propostas, confira os valores, a possibilidade de implantação e vá para o passo 5 que abordaremos a seguir. 

Se tiver dúvidas sobre academias ao ar livre, você pode entrar em contato diretamente com a Ginast que o nosso time estará 100% à sua disposição. 

5º passo – Elabore uma carta proposta para os moradores

Com as propostas em mãos, é chegada a hora de comunicar a sua candidatura aos condômínos ou atual sindico (se for o caso).

Para isso, o ideal é que você crie uma carta de apresentação. Aqui você encontra um modelo interessante que pode ser utilizado.

O mais importante é deixar claro as suas propostas! São elas que encantarão – ou não – os votantes. Aproveite e fale um pouco de você e seus motivos para se candidar e se tornar síndico do condomínio.

Escreva de maneira clara, objetiva, com confiança e se coloque à disposição para fornecer mais informações para quem desejar.

Se possível, entregue esta carta pessoalmente e aproveite para conversar com as pessoas, mostrando que você é um candidato qualificado e pronto para o cargo. 

Depois de seguir todas as dicas deste artigo, tendo um bom relacionamento com todos, sabendo o que acontece no condomínio, o que os moradores desejam, com o conhecimento adquirido no curso feito, e com uma excelente carta proposta, você estará pronto para ser o próximo síndico!

A Ginast deseja a você sorte nestas eleições! Lembre-se que estamos sempre disponíveis para conversar sobre a immplementação de academias ao ar livre e playgrounds em condomínios. Você consegue falar com a nossa equipe clicando aqui.

Aproveite e nos conte depois se você realmente conseguiu o que desejava. Estamos torcendo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0