Clique aqui e envie sua mensagem

Como montar um espaço pet agradável para os pets do seu condomínio

Como montar um espaço pet  é a dúvida de muitos tutores que se preocupam com a saúde e o bem estar do seu animal. Por isso, é bom investir no enriquecimento ambiental, que pode ser feito com estruturas que o estimulem. Saiba mais sobre o tema a seguir.

Como montar um espaço pet para condomínios

Um espaço pet não pode ser confundido com o local onde o animal dorme. Ao contrário, é um local reservado para brincadeiras, consumir sua ração, petiscos e água. Enfim, um lugar rico para que ele possa se desenvolver com saúde.

Saber que ele se sente protegido, antes de mais nada, também deixa o tutor tranquilo. Hoje o pet é tratado como membro da família, e como tal, ele merece o melhor que temos a oferecer, dentro das limitações de espaço.

Um espaço pet confortável

O principal é que o espaço pet seja confortável e que o animal se sinta bem. Para isso, o condomínio pode contar com uma empresa especializada no assunto. Afinal, tem estruturas e brinquedos adequados a cada tipo de animal e local disponível para montagem.

O local para o espaço pet

O primeiro passo é escolher um local que seja especial no condomínio. Gatos, por exemplo, gostam de ficar mais em cantos escondidos. Por isso, invista em nichos do tipo toca, com certeza ele se sentirá seguro e fará dali seu território para longas brincadeiras.

Já os cachorros, a princípio, são mais sociáveis por natureza. Por isso, sentem-se mais à vontade com um espaço próximo ao dono. Dali, ele não tirará os olhos do tutor e será uma boa companhia. O único risco é os constantes pedidos de colo e atenção.

O bem-estar do animal é essencial

O espaço ideal para o pet, é aquele que não o deixe exposto à variação do tempo e nem ao calor muito forte. Isso afeta diretamente a saúde e o bem estar do animal. Contudo, o sol da manhã e do fim tarde são bem vindos, inclusive traz alguns prós, como por exemplo:

  • Alívio nas dores musculares e da articulação;
  • Proteção contra ácaros e sarna;
  • Libera a serotonina e regula o sono.

Por fim, sempre que pensar em como montar um espaço pet no condomínio, veja se ele recebe luz natural. Assim, todos os tutores e pets terão a possibilidade de construir uma rotina natural e conjunta com mais facilidade.

Enriquecimento ambiental

Os animais precisam de estímulos, por isso, o enriquecimento ambiental trata de deixar o local onde ele vive mais atrativo e divertido. O método possui vários benefícios, como por exemplo:

  • Gasta a energia;
  • Desenvolve habilidades;
  • Reduz a agressividade.

Empresas com foco em espaços pet friendly tem todo o saber para aplicar as estruturas, objetos e texturas adequados aos animais. Por isso, são o melhor caminho de como montar um espaço pet.

Os gatos amam altura, como montar um espaço pet para eles

Eles amam lugares altos, a princípio, eles se sentem livres de ameaças e prontos para caça. Por isso, já existem nichos, rampas e pontes para estimular os gatos a se exercitarem. Elas são feitas, de modo geral, em MDF.

As peças podem ser anexadas da forma que os condôminos acharem melhor. Ou até mesmo, seguir as orientações da equipe de montagem que tem mais conhecimento no setor em montar playground para animais,

Brinquedos com catnip

O catnip é uma erva medicinal, ela solta aroma que deixa os gatos relaxados ou então prontos para brincar. Normalmente, ele vem dentro dos brinquedos para os felinos. O preço é baixo e com certeza o animal irá amar a novidade, outros benefícios são:

  • Libera a tensão;
  • Auxilia em tratamentos médicos;
  • Ajuda a reduzir o estresse.

Por fim, fique tranquilo, o cheiro não é sentido por humanos, assim como não dá nenhum tipo de reação. Os médicos veterinários costumam usar com os gatos mais ariscos. Assim, eles se acalmam para as consultas. Pode ser uma ideia para o espaço pet do condomínio.

Como montar um espaço pet com muitos brinquedos para cães

O cachorro é um eterno filhote, ele ama brincar e também tem o seu objeto preferido. Nas lojas do ramo tem uma infinidade de tipos, tamanhos e preços. Com certeza, será fácil achar brinquedos que caibam na cota dos tutores e agrade a maioria dos pets.

Pelúcias

Ótima opção para os bebês, antes de mais nada, por serem macios e não machucar a gengiva. Além disso, tem vasta opção de bichinhos para seu pet úteis, principalmente, nos primeiros dias de adaptação.

Cordas

Algumas raças gostam muito de brincar de cabo de força, para eles esse é o brinquedo ideal. A princípio, ele agrada cães que têm o hábito de destruir as coisas. A corda é resistente e segura e eles podem testar a força do maxilar à vontade.

Bolinhas

Um dos brinquedos mais tradicionais do mercado, com ela é possível brincar e estimular. Como também, para adestrar e ensinar os cães. No geral, eles adoram brincar com elas e seu preço é bem atrativo, por isso, invista nela para agradar os pets.

Mordedor

É uma boa escolha para quem tem filhote, até porque, roer é uma necessidade do cachorro, principalmente nos primeiros meses de vida. Ele evita que o cão mastigue chinelos e canto de móveis. Deixar opções livres no espaço pet também é uma opção.

Como montar um espaço pet com produtos funcionais

Fora os itens mais comuns, há brinquedos que ajudam no desenvolvimento físico e mental. Além de prevenir doenças e cuidar da saúde do seu animal. Portanto, um deles é a bola com petisco, ela é ótima para entreter animais que passam uma parte do tempo sozinhos. 

Outro que tem a dupla função de divertir e cuidar, é o mordedor que ajuda a evitar o tártaro e a placa bacteriana. Embora, seja útil, ele ainda não substitui a escovação, que deve ser feita diariamente.

A importância de como montar um espaço pet adequado

O animal quando não tem o estímulo adequado pode desenvolver alguns hábitos ruins, como morder as patinhas e o rabo e até mesmo ficarem deprimidos.

Os gatos por sua vez, tendem a defecar e urinar fora da caixa de areia quando irritados e entediados. Por isso, o enriquecimento ambiental é importante para evitar o estresse e até mesmo doenças do trato renal.
Enfim, brincar é mais que um passatempo, é estimular o animal físico, social e até o seu cognitivo. Quando pensar em como montar um espaço pet, lembre-se que isso afetará a saúde e até mesmo a qualidade de vida do animal, por isso, é tão importante.

Imagem de Freepik

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0