Clique aqui e envie sua mensagem

7 Dicas Para Manter a Forma na Páscoa

7 Dicas Para Manter a Forma na Páscoa

Comer chocolate amargo, intensificar o treino e outras estratégias vão manter o corpo mesmo diante das tentações do feriado

A época mais doce do ano está entrando em sua fase mais tentadora: o domingo de Páscoa. Dificultando o processo de manter a forma, o feriado sempre tem a troca de ovos de chocolate, a reunião da família e dos amigos para um almoço caprichado e muitas tentações deliciosas para resistir se você não quer desperdiçar os treinos suados e a dieta balanceada do ano todo.

A tradição de dar de presente ovos de Páscoa começou bem mais saudável: em sua origem, os cristãos decoravam ovos de galinha.  Foi nas pâtisseries da França que eles começaram a ser esvaziados e tiveram a clara e a gema substituídos por chocolate, com uma bela pintura do lado de fora.

Hoje em dia, os ovos de Páscoa estão tão presentes que logo após o Carnaval os mercados já começam a preparar a decoração especial para o período. Dessa forma, apesar dos altos preços e do apelo comercial, fica difícil encerrar o feriado sem experimentar nenhum pedacinho dessas guloseimas.

Para manter a forma na páscoa e não sofrer com as consequências de comer um delicioso chocolate, é melhor ficar atento às dicas a seguir antes de iniciar o domingo de Páscoa:

Sem culpa! Você pode comer chocolate e manter a forma

Tudo bem comer o ovo de chocolate e os outros alimentos tradicionais dessa época do ano. Você não precisa se sentir culpado por não resistir a essas delícias, pois elas também podem trazer benefícios à sua saúde.

O chocolate libera endorfina e dopamina, proporcionando a sensação de bem-estar, alivia dores e é antioxidante. O chocolate amargo, ainda, é capaz de melhorar o fluxo arterial, prevenir ataques cardíacos e evitar o risco de pré-eclâmpsia durante a gravidez. Só passe longe do chocolate branco que, por não conter cacau, não traz benefícios a saúde e não ajudará a manter o corpo em forma.

Coma o chocolate sem culpa! O alimento também traz benefícios, contando que seu consumo seja moderado.

Escolha uma data para aproveitar as delícias da páscoa

Marque em seu calendário o dia que será liberado para você aproveitar os chocolates e outras delícias. Provavelmente o domingo de Páscoa será a data mais difícil de resistir, então, pode ser um bom plano reservar o dia para a ingestão dos alimentos pascoais.

Vá guardando os chocolates que você receber antes do tempo para experimentá-los na ocasião que você determinou. Se houver mais pessoas com você, ofereça os seus quitutes, assim eles acabam mais rápido e você manterá sua alimentação saudável.

Separe o dia da páscoa para poder comer sem culpa e ajudar a se organizar para manter a forma.

Substitua os alimentos para manter a dieta

Tente fazer trocas inteligentes nesse período. Se você participar de algum amigo secreto, proponha como presente itens como livros e chinelos, ou então esclareça que prefere ganhar um chocolate amargo ou um chocolate 70% cacau.

No almoço de família, foque na alimentação saudável e ofereça-se para cozinhar, pois assim você pode fazer uma salada, substituir a carne vermelha por peixes e providenciar a tradicional colomba pascal com frutas ao invés de chocolate, ajudando a manter a forma no período.

Prefira escolher alimentos saudáveis

Com tantas opções tentadoras durante a Páscoa, escolha com cuidado o que você vai ingerir, levando em consideração as calorias e os nutrientes dos alimentos que estão à mesa. O bacalhau, por exemplo, contém ômega 3, ferro, fósforo, vitaminas A, D e E, mas não é uma boa pedida para quem sofre de pressão alta devido à quantidade de sal.

Escolha os pratos mais magros para montar a sua refeição, como arroz integral, legumes ou purê, e evite as opções cobertas com molho branco e queijo. Se você exagerar, na próxima refeição, já retorne a uma dieta equilibrada.

Escolha alimentos saudáveis para manter a forma mesmo no período de páscoa.

Tenha moderação para manter seu processo de emagrecimento

Para não se privar das comidas típicas de Páscoa e evitar aumentar as suas medidas, consuma tudo com moderação. Você pode experimentar um pouco de tudo, desde que não exagere na quantidade que você vai colocar no seu prato.

Lembre-se: 100 gramas de chocolate ao leite possui 500 calorias, praticamente um terço das calorias que você precisa ingerir diariamente para manter o peso ideal.

Tenha moderação no consumo de chocolates. Para manter a forma, evite exageros.

Intensifique seu treino antes e depois da páscoa

Na semana que antecede o feriado, intensifique o seu treino, principalmente com exercícios aeróbicos, que vão ajudar a perder mais peso. Não é necessário aumentar demais a carga das atividades: se você faz meia hora de esteira, faça mais alguns minutos; se treina três vezes por semana, tente treinar cinco.

No entanto, todas as mudanças devem ser autorizadas pelo profissional que acompanha a sua rotina, devido ao risco de lesões. Se não der tempo de praticar um treino mais intenso com antecedência, tente iniciá-lo logo após o domingo de Páscoa para não perder tempo.

Aumente a frequência dos seus treinos durante o período da páscoa.

Não abandone seus treinos só porque é feriado

Com tantos feriados e comemorações, a vontade de faltar ao treino só aumenta. Evite! Só não compareça ao seu compromisso de exercícios em casos de necessidade, pois faltar uma vez acaba abrindo brecha par faltar mais uma, e outra, até você ficar desestimulado e desistir de vez de se exercitar.

Se a academia que você costuma frequentar ficará fechada ou trabalhará em horários que você não estará disponível, que tal ir a um parque ou a uma academia ao ar livre? Você também pode treinar em casa para garantir a forma.

Durante uma viagem, procure se exercitar ao ar livre, como na orla da praia ou nas praças públicas, ou então aproveite a academia, sauna e piscina do hotel para isso.

Mesmo no feriado, não desanime dos seus treinos. Mantenha a rotina para continuar em boa forma.
DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0