Clique aqui e envie sua mensagem

Tecnologia em Condomínios e Covid-19: o que veio para ficar?

Tecnologia em Condomínios e Covid-19: o que veio para ficar?

Construtoras, gestores de condomínio, síndicos profissionais e até mesmo os moradores vêem seus prédios e condomínios cada vez mais modernos e com inovações que, até pouco tempo atrás, pareciam impossíveis de existirem. A tecnologia em condomínios veio realmente para ficar!

Claro que não estamos falando simplesmente de sistemas de câmera e segurança avançados, ou de portarias eletrônicas. Hoje já passamos da fase dos Condomínios 4.0 e o que temos de novo e inovador, pode te surpreender.

Neste último ano tivemos também um acelerador de implementação de tecnologias: a pandemia do coronavirus.

Por conta da COVID-19, praticamente todas as pessoas, em todo o mundo, pararam de realizar atividades cotidianas, como pegar o transporte público, visitar famíliares, fazer compras frequentes no supermercado, ir a shows e concertos, tudo para se adaptarem às medidas restritivas impostas pela condição de pandemia.

Em condomínios residenciais as regras também existiram: da portaria à área de lazer.

O que antes era comum, como o livro de portaria para registro de ocorrências, ou mesmo para protocolar encomendas, agora nos parece algo do passado.

Alguns condomínios não quiseram investir muito e optaram apenas por demarcação da área do porteiro, por exemplo, e também à restrição parcial ou total de acesso às áreas comuns e de lazer.

Alguns gestores, mais ligados nas tendências e no Condomínio 4.0 que falamos acima, investiram em tecnologia, inovação e novidades que transformaram definitivamente todo o ambiente.

Agora vamos te apresentar algumas das tecnologias aplicadas durante a pandemia do Coronavírus, que você pode implementar no seu prédio ou condomínio.

Assembleias On-line e à distância

Não foram apenas as empresas que passaram a utilizar reuniões online e inseriram ferramentas como Zoom e Hangouts na vida dos seus funcionários. Muitos condomínios também fizeram as reuniões e assembleias de maneira virtual e pretendem seguir com esta ideia de maneira definitiva.

Entre as vantagens podemos dizer que, além do distanciamento recomendado neste período pandêmico, há uma maior adesão dos condôminos, dimimuição de custos quando havia a necessidade de locação de espaço para a assembleia e também a facilitação do registro, já que a reunião pode ficar gravada e ser facilmente transcrita por algum aplicativo.

Aplicativos de gestão de condomínio

Envio constante de boletos e comunicados já é coisa do passado. Com uma diversidade infinita de aplicativos para gestão de condomínio, o síndico faz todo o controle de maneira virtual e os condôminos recebem tudo eletronicamente: sem papel e sem contato.

Tudo pode ser colocado e gerido a partir destes aplicativos: pasta de prestação de contas digital, envio automático de e-mails e notificação de comunicados via push, e-mail, contas, comunicados importantes, whatsapp, mensagens para o celular, etc.

Há quem diga que esta tecnologia enfrenta uma maior resistência de ser aplicada em condomínios que possuem muitos idosos. O surpreendente é que até mesmo pessoas mais velhas, cada vez mais adaptadas aos celulares, também tem solicitado este tipo de tecnologia e se tornado promotores desta ideia.

Portarias Virtuais e Digitais

De portarias com reconhecimento a facial a totens de acesso ao condomínio, talvez as portarias foram o que mais evoluíram neste período. Do condônio a entregadores de e-commerce, todos percebaram as diferenças e aprovaram!

As inovações em portaria mais procuradas atualmente são as novas tecnologias de biometria sem contato, reconhecimento facial para moradores e QR Code para visitantes.

Tudo para evitar o contato com o porteiro e até mesmo oferecer mais segurança a todos, já que a tecnologia avançou muito neste quesito e é uma grande aliada em tornar o condomínio um lugar mais seguro e agradável de se viver.

Gostou do nosso conteúdo? Já implementou alguma tecnologia em condomínios? Se não, predente fazer isso nos próximos meses? Não deixe de nos contar! Deixe seu comentário abaixo e vamos conversar mais sobre inovações e tecnologias para condomínios e edifícios!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0