Ginast Academia ao ar Livre - Equipamentos Certificados‎
Clique aqui e envie sua mensagem

Quais os equipamentos necessários para montar um parquinho ao ar livre?

Instalar um parquinho ao ar livre é uma iniciativa importante para crianças e seus responsáveis. Afinal, os benefícios são notórios em curto, médio e longo prazos — tanto pelo aumento da qualidade de vida e bem-estar quanto pela melhora do condicionamento físico.

No entanto, para garantir segurança para as crianças é fundamental certificar-se de que a instalação de equipamentos é de boa procedência e que os aparelhos agradem a maioria dos pequenos.

Nesse sentido, além da escolha adequada dos aparelhos conforme a demanda infantil, é crucial atentar às normas técnicas estabelecidas pelos órgãos competentes para propiciar um entretenimento seguro.

Quer saber quais são os equipamentos para montar um parquinho ao ar livre e os cuidados necessários? É sobre isso que falaremos no decorrer deste artigo. Acompanhe!

Conheça quais são as vantagens do parquinho ao ar livre

Em tempos de propagação dos itens tecnológicos nos ambientes familiares, o uso irrestrito e constante dessas ferramentas causam prejuízos como falta de socialização e sedentarismo. Assim, os Parquinhos ao Ar Livre são uma alternativa de entretenimento, diversão e atividades físicas para as crianças.

Isso significa mais exercícios e estímulos para as crianças, além da interatividade em grupo, facilitando a resolução de conflitos e desenvolvendo espírito de liderança e cooperação entre os pequenos.

Para os filhos únicos é uma excelente oportunidade para brincarem mais, aproveitarem o tempo com seus cuidadores e diminuir o estresse decorrente do isolamento infantil, fato muito comum nas grandes cidades.

O simples fato de as crianças se exercitarem e se desafiarem nos brinquedos favorece também o desenvolvimento cognitivo, aumenta a concentração e reduz o tempo nas telas eletrônicas.

Outro ponto positivo é que atualmente podemos montar um Parquinho ao Ar Livre em qualquer tipo de espaço, como nas áreas comuns de Condomínios e em Praças Públicas e Parques, atendendo à grande demanda infantil.

Saiba quais são os principais equipamentos de um parquinho

Os equipamentos para montar um parquinho devem ser baseados nas preferências do público infantil e também no espaço disponível para a instalação, de maneira que exista uma distância segura entre os aparelhos.

Abaixo, selecionamos alguns itens que não podem faltar no parquinho ao ar livre. Veja!

Gira-gira

O gira-gira é um dos brinquedos preferidos entre as crianças. Ele desenvolve a capacidade motora dos pequenos ao mesmo tempo que oferece uma recreação que estimula a colaboratividade entre as crianças. Além disso, esse brinquedo trabalha o controle do corpo, o equilíbrio e a coordenação, aprimorando a segurança nos movimentos.

Escorregador

O escorregador também está no topo dos brinquedos mais cobiçados, pois além de divertir os pequenos, ele:

  • ajuda no controle do equilíbrio corporal;
  • no desenvolvimento da imaginação;
  • aprimora as habilidades motoras;
  • contribui para o equilíbrio e a coordenação.

Um diferencial é que pode ser usado por crianças de diversas faixas etárias, desde que com a supervisão dos responsáveis, em alguns casos. Mas, em geral, é uma brincadeira segura que proporciona muito prazer e diversão para os pequenos.

Balanço

Sentar no balanço e sentir o vaivém do ventinho é uma sensação gostosa para qualquer criança. Esse é um brinquedo recomendado para crianças acima de 3 anos, inclusive até a garotada de 11, 12 anos gosta desse tipo de recreação. É importante que ele seja usado com a supervisão de um adulto.

Em ambientes com área física menor, o balanço e o escorregador já são grandes atrativos para as crianças se divertirem. Por ser um dos preferidos entre as crianças é interessante deixá-lo em uma área onde há menor incidência de sol, evitando que eles expostos aos raios UV nos horários de pico solar.

Quais os equipamentos necessários para montar um parquinho ao ar livre? 1

Conheça os locais para instalação dos parquinhos

Uma vez formalizado o interesse para montar parquinhos a céu aberto em ambientes previamente estudados e feito um levantamento de custos, o próximo passo é avaliar quais equipamentos são os mais adequados para o público infantil.

Recomendamos que os aparelhos escolhidos possibilitem a prática de atividades físicas de modo a contemplar três circuitos fundamentais, ou seja, o aeróbico, o alongamento e o funcional.

O número de aparelhos deve estar em conformidade com o espaço, principalmente em áreas menores, como é o caso dos condomínios. Então, além dos equipamentos mais cobiçados pelas crianças como o balanço, o escorregador, o gira-gira, a gangorra e o trepa-trepa, precisamos considerar a aquisição de itens com utilização simultânea de mais de cinco crianças.

Cristiane Rossi, Head do Plano de Controle da Produção da Ginast, aconselha a aquisição de aparelhos que possibilitam executar mais de uma função em espaços menores. Assim, as necessidades do brincar serão atendidas.

Já para grandes áreas físicas, é interessante adquirir também aparelhos na modalidade dupla ou tripla, os quais podem ser usados simultaneamente entre as pessoas, garantindo acesso a todos os frequentadores.

A proposta de formalizar um parquinho ao ar livre deve ser acordada entre os interessados e o representante da venda dos equipamentos, que fará uma análise sobre os tipos e a viabilidade de implantação de cada item.

Nesse sentido, a avaliação do especialista é essencial para viabilizar os brinquedos ao ar livre dentro de uma área. Afinal, além dos interesses dos responsáveis pelas crianças, é preciso atender às demandas de outros frequentadores, conforme observa Cristiane Rossi.

Entenda qual é a norma técnica vigente

Montar um parquinho ao ar livre exige o cumprimento das normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas n. 16071 e suas determinações relacionadas aos produtos, conforme ressalta Cristiane Rossi, da Ginast.

Apesar dessa normativa existir desde 2006, com uma adaptação à realidade europeia, alguns aspectos ainda estão em fase de aprimoramento pelos órgãos regulamentadores no Brasil. Por isso, as empresas que se dedicam a esse negócio devem atender às legislações relacionadas.

As principais determinações da NBR 16071 referem-se à segurança dos brinquedos, como o espaço entre as hastes para impedir que a criança coloque a cabeça nesses intervalos e fique presa. É preciso avaliar também o tipo de material usado, a espessura e o diâmetro dos aparelhos, a fim de evitar que os usuários se desprendam facilmente das hastes. Além disso, o tipo de tinta usada não pode ser tóxica.

Na Ginast, todos os processos de fabricação dos equipamentos e brinquedos atendem às normas prescritas pelo Inmetro, desde a escolha da matéria-prima até a análise metalográfica, o tipo de dobra, o tratamento de superfície, entre outras especificações.

A partir dessa avaliação, é emitido pela empresa parceira Falcão Bauer um laudo contendo informações detalhadas sobre os testes realizados. Ele deve ser entregue juntamente com o produto adquirido com garantia de dois anos de fabricação.

Outro ponto importante é que a Ginast preza pela qualificação de seus fornecedores no tocante aos produtos utilizados. Isso garantiu à empresa a aprovação pela associação dos educadores físicos, principalmente por seus brinquedos atenderem aos critérios de ergonomia e biomecânica.

Ao cumprir às normativas aplicadas à montagem dos parquinhos e tomar todos os cuidados para instalar brinquedos de qualidade e com segurança, os quais dispensam o uso de chumbadores ou grandes escavações, a Ginast se destaca amplamente no mercado por seus itens de excelente custo-benefício.

Gostou do que leu? Como vimos, instalar um parquinho ao ar livre requer estudo da área física, planejamento sobre quais brinquedos serão instalados, avaliação do custo e contratação de empresas idôneas, que oferecem excelentes produtos e garantia nos serviços. Assim, os benefícios e a segurança poderão ser sentidos pelos frequentadores.

Se você ficou interessado em incluir a montagem de um parquinho em seu projeto, entre em contato com a Ginast e obtenha toda a orientação necessária!

orçamento de academias ao ar livre
0