Saiba tudo o que deve ter em um espaço pet para estimular a diversão nos animais
O que deve ter em um espaço pet é uma dúvida que muitos síndicos possuem. Afinal, criar uma área de lazer condomínio é essencial para os moradores e seus animais. Então, veja o que não pode faltar em um cantinho próprio com brincadeiras para cachorro.
Você sabe o que é um espaço pet?
O espaço pet é o local pensado para o bem-estar do bichinho. Nos últimos tempos, é comum que os condomínios tenham uma área própria para esse fim para dar mais bem-estar aos moradores e seus animais de estimação.
Isso acontece, já que nos apartamentos, os ambientes são mais limitados. Então, o que deve ter em um espaço pet precisa garantir um cantinho divertido para se ter benefícios, como:
- Promover a socialização com outros animais;
- Brinquedos para gastar a energia contida;
- Assegurar a praticidade dos pais dos pets.
A rotina corrida das famílias não inclui um passeio na rua com o bichinho com certa frequência como deve ser. Dessa forma, ter um espaço dentro do condomínio torna essa atividade, acima de tudo, mais segura.
O local ideal antes de saber o que deve ter em um espaço pet
Um bom espaço para pet, sem dúvida, deve considerar dois critérios bem importantes. Assim, são eles:
- O tamanho do ambiente;
- A personalidade do animal.
Com essas informações é possível montar um ambiente com base no conforto. Afinal, cães e gatos precisam correr o mais livre possível. Também não deixe de levar em conta os diferentes tipos de raças e portes de animais. Alguns são mais sociáveis do que outros.
Planeje bem uma área de limpeza que é conhecida como o banheiro do pet, um lugar específico para que ele faça as suas necessidades fisiológicas. Os tapetes higiênicos disponíveis no mercado são de fácil manuseio e restringem o odor no local.
Saiba o que comprar para o espaço pet
Um espaço pet pode ser dividido em até três ambientes. A área de lazer, onde ele brinca sozinho ou com outros animais. O local para alimentação e por fim, o da higiene.
Para uma maior diversão de todos, alguns brinquedos vão atrair a atenção dos bichinhos como:
- Rampas PET;
- Cerca e argola de salto;
- Obstáculo fixo e em zig-zag.
No cantinho da alimentação, aposte em potes de água e ração muito bem distribuídos pelo ambiente. Além disso, considere a ergonomia dessas vasilhas, a fim de evitar problemas na coluna do bichinho.
Outros cuidados que deve ter em um espaço pet
Além dos itens básicos, a segurança é um critério que exige atenção. Então, ao considerar o que deve ter em um espaço pet, repare:
- Piso mais adequado, como o vinílico, ele não absorve o xixi e é fácil de limpar;
- Redes de proteção, a fim de evitar possíveis fugas do local;
- Plantas de decoração.
Sobre as plantas decorativas do ambiente, saiba que existem espécies tóxicas aos bichinhos, por exemplo, a Costela de Adão e a Espada de São Jorge. Então, mantenha esses tipos longe da área de lazer.
Informe os moradores sobre o que não levar para a área de lazer do pet
Tenha atenção redobrada a alguns objetos. Isso porque, alguns cães gostam de devorar tudo o que está em seu caminho. Desse modo, o síndico deve orientar os moradores sobre o que se deve ou não levar para esse espaço.
Considere a rotina de cada animal
Ao fazer um playground para cães e gatos, saiba que assim como os humanos, os pets se organizam melhor quando entendem a hora certa de se:
- Alimentar;
- Brincar;
- Dormir.
O que deve ter em um espaço pet, por sua vez, precisa considerar essa rotina. Os animais mais agitados, por exemplo, devem circular em um espaço maior para se movimentar entre a área de lazer e de higiene. Assim, gastam melhor a sua energia.
Caso o bichinho seja sociável, deixe-o junto a outros pets com a mesma personalidade. Dessa maneira, ele não se sentirá sozinho e evitará possíveis ataques de ansiedade.
Meu comércio deve ter um espaço pet?
Quem tem um comércio, saiba que ter um cantinho especial para os bichinhos lhe confere o selo “Pet Friendly”, ou seja, um local amigo dos animais. Esses espaços são cada vez mais comuns em grandes cidades, como os shoppings.
O que deve ter um espaço pet para o comércio é itens que recebam bem os bichinhos e atraiam a atenção dos consumidores. Alguns itens devem estar à disposição, como:
- Água;
- Petiscos;
- Caminhas.
A equipe da loja também deve estar preparada para interagir com os pets e acima de tudo, deixar limpo o local de forma adequada. Mas, se o comércio for do ramo de alimentos, há uma legislação vigente da Anvisa a ser atendida.
Com isso, segundo essa lei, o bichinho só pode ficar no local, caso tenha uma área externa para ele que cumpra com os critérios que o órgão responsável impõe.
Bem-estar e alegria
Você viu que ao responder o que deve ter em um espaço pet muitos itens são levados em conta. O tamanho do espaço e a personalidade dos animais que vão frequentar são alguns exemplos.
A regra comum, no entanto, é o conforto. Priorizar o bem-estar do bichinho faz com ele se sinta querido. Assim, um tipo de playground em condomínio com foco nos cães e gatos se faz necessário para eles gastarem energia e para agradar os moradores do local.
Deixe um comentário