Clique aqui e envie sua mensagem

Playground: tudo que devo saber para fazer a melhor escolha

Playground: tudo que devo saber para fazer a melhor escolha

Os playgrounds são cada vez mais encontrados nos espaços de convivência, seja em condomínios, praças públicas ou até mesmo em estabelecimentos comerciais. A tendência é que cada vez mais esse tipo de espaço se popularize como uma alternativa de lazer, diversão e saúde para as crianças. Nesse material, você irá saber o que é necessário para fazer a melhor escolha para montar seu playground, sabendo que existem diversos tipos no mercado.

Como escolher o espaço para montar um playground

O playground é um parquinho voltado para crianças poderem brincar e se divertir. Portanto, é necessário ter isso em conta no momento de escolher o espaço físico em que será construído o playground. Escolher o espaço é o primeiro passo que irá direcionar todo o projeto, visto que é nesse local que os brinquedos serão colocados e, sendo assim, é preciso alinhar as perspectivas a partir daí uma vez que se a demanda do número de crianças que utilizará esse espaço for maior ou menor, é preciso delimitar um local com tamanho suficiente para garantir que essas crianças possam desfrutar desse espaço de forma confortável e segura, caso não isso pode gerar muitas indisposições que prejudiquem a utilização plena do parquinho e com isso todo o investimento ir por água abaixo.

Essa questão não é menos importante do que a questão da acessibilidade ao espaço. É necessário que o local seja possível de ser acessado, o que significa que não é interessante que esteja no meio de um grande matagal sem nenhuma trilha ou caminho que permita seu acesso, por exemplo. 

Na mesma medida, não vale a pena ter um espaço muito reduzido, com poucos brinquedos, que não consiga acomodar a quantidade de crianças e adultos acompanhando-as. Isso geraria um problema de lotação e diversos transtornos que podem ser associados a isso, como uma euforia e desconforto pelas crianças, esbarrões desnecessários e até mesmo acidentes. 

Além disso, é interessante que seja um ambiente externo ao ar livre.

Como deve ser o solo de um Playground

Tendo escolhido o espaço que vai ser construído o playground, é importante também tomar os devidos cuidados para a preparação desse mesmo espaço físico. Essa preparação deve visar a segurança das crianças. É esperado que aconteçam algumas quedas, tropeços e reduzir os danos que podem ser associados a esses percalços que fazem parte dos exercícios físicos praticados pelos pequenos – que estão numa fase em que ainda estão desenvolvendo coordenação motora e são muito movidos por curiosidade – é essencial para tornar a experiência dos parquinhos infantis algo agradável para os adultos e crianças.

Desse modo, um dos elementos que mais são importantes é referente ao solo. O solo precisa estar pronto para absorver os impactos evitando lesões. Para isso, é necessário trocar periodicamente a areia do local para que ela permaneça sempre macia, assim como a grama natural. A grama sintética nesse caso não é uma boa opção para o solo, visto que é um material que possui absorção de impacto ruim, fator que pode prejudicar a segurança das crianças com ferimentos e lesões.

Além disso, também é importante ter uma areia filtrada para que se possa evitar doenças e infecções, como por exemplo o parasita denominado “bicho geográfico”

Quais brinquedos escolher para o playground

Após escolher o espaço físico do playground e tomado as devidas providências para sua preparação, é necessário começar a montar o parquinho. Para isso, você precisará escolher quais brinquedos estarão presentes. 

São diversos produtos disponíveis e isso pode causar uma dificuldade para conseguir escolher. Cada caso é um caso e é por isso que existem tantas opções. A primeira coisa a se fazer é escolher a quantidade de brinquedos que irão ser acomodados no seu playground. Para fazer isso, é necessário ter em conta o espaço físico e suas medidas. A partir daí, é possível mensurar quantos brinquedos cabem no seu playground para realizar a seleção de quais irão estar lá.

Esse cálculo também não é tão objetivo ao ponto de ser possível estabelecer uma fórmula pronta. Isso ocorre porque são diversas variáveis que irão influenciar essa escolha, apesar de o cálculo das medidas do espaço físico seja algo concreto, exato e indiscutível. Algumas dentre essas variáveis são a altura média das crianças que irão frequentar, a idade dessas crianças e também, por que não, quais brinquedos são mais interessantes para o grupo de crianças que você irá atender com o seu playground. 

Os brinquedos mais comuns são balanços, gangorras, e escorregadores e tudo o que for preciso para tornar o playground divertido

Quais as normas para construção de um playground

Outro ponto crucial para se ter em mente é referente às normas vigentes no Brasil para os playgrounds. A NBR 16071 é norma que você deve seguir para construir um playground seguro de maneira rigorosa, pois é essa normatização que estabelece os critérios e orientações para montar um parquinho infantil com segurança.

Uma das orientações desta norma é utilização de um piso de borracha reciclada para brinquedos com mais de 60 cm de altura ou também recomenda usar qualquer outro material que evite o risco de alimentos. Além disso, essa orientação se estende para os brinquedos de outros tamanhos também.

Incluir as crianças na construção de um playground

Uma boa dica para despertar o desejo das crianças pelo parquinho infantil é incluí-las no processo de montagem se isso for possível. Com isso, as crianças se sentiram importantes no projeto. Outra ideia para chamar a atenção dos pequenos é que o playground seja decorado com muitas cores e formas que sejam estimulantes.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para que você possa tirar suas dúvidas sobre como tomar a melhor escolha no momento de montar um parquinho infantil e desejamos que logo tenha sucesso com seu playground.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0