Clique aqui e envie sua mensagem

Por que a galvanização é importante em aparelhos de academia?

Por que a galvanização é importante em aparelhos de academia?

Entenda qual é a importância desse processo eletroquímico para os equipamentos de academia ao ar livre!

Você já deve ter visto aparelhos de academia ao ar livre em parques, praças ou condomínios. É provável que tenha notado que a pintura do metal é diferente, e a galvanização é importante para sua resistência e durabilidade.

Esse é um processo que faz parte da fabricação dos aparelhos e também aparece em outros itens e produtos com os quais se tem contato no dia a dia, mas nem sempre se sabe exatamente qual é a sua finalidade.

Pois bem, chegou a hora de descobrir! Entenda em que consiste a galvanização, por que ela é fundamental para tais aparelhos e quais são as vantagens que ela traz.

O que é a galvanização?

É o nome dado ao processo de revestir um metal por outro metal, comumente o zinco, o que auxilia no combate à corrosão e também faz com que a sua aparência fique melhor do que estava antes.

Ela consiste do revestimento de superfícies pela eletrólise, reação eletroquímica que permite, através da aplicação de energia elétrica, a ocorrência de uma transformação no material que não poderia ocorrer por si própria.

Em termos técnicos, a galvanização é um processo de galvanoplastia em que um metal é revestido por outro mais nobre, de modo que suas características físicas sejam melhoradas.

Existe também outra maneira de revestir superfícies metálicas com outros metais, que se dá através da imersão do material que se deseja revestir no metal que atuará como revestimento.

Nesse processo de banho do metal, a espessura da camada revestidora é controlada pelo tempo de exposição do material a ser revestido, diferente do que ocorre no processo eletrolítico, em que a espessura resulta de cálculos matemáticos.

profissional confeccionando um equipamento de academia ao ar livre

A galvanização é importante mesmo?

Sim. Afinal de contas, sem ela, a resistência dos equipamentos de academia ao ar livre contra a corrosão seria muito menor, o que consequentemente resultaria em durabilidade e custo-benefício inferiores.

O material escolhido para a construção dos aparelhos de academia ao ar livre é o aço carbono, que apresenta alta resistência mecânica, embora não lide tão bem com a corrosão causada pela ação da chuva, vento, umidade e temperatura.

É para mudar essa situação que a galvanização é importante, já que reveste o aço carbono com um tratamento eletrostático epóxi, o qual permite que o equipamento de academia entre em contato com chuva, vento, mudanças de temperatura e afins e, ainda assim, mantenha sua resistência.

A diferença é notável. Ao ver algum metal que foi deixado em ambientes externos e descobertos, como latas de tinta, a corrosão toma conta de sua superfície rapidamente, o que é prejudicial tanto sob o aspecto visual quanto da resistência.

Já a galvanização aumenta a qualidade de academias pelo fato de que os aparelhos ficam mais bonitos e conservados, além de manter suas propriedades mecânicas, o que por sua vez evita defeitos e problemas durante o uso.

Onde a galvanização é aplicada?

A galvanização é importante para vários produtos, materiais e peças comuns em nosso dia a dia, como os seguintes:

  • Pregos;
  • Tubos hidráulicos de aço;
  • Chapas metálicas;
  • Portões sociais ou de garagem;
  • Churrasqueiras;
  • Bancos de aço, entre outros.

Além disso, os aparelhos de academia ao ar livre para implementar em praças públicas, parques, praças e condomínios também passam por esse processo tão importante para conferir mais resistência ao aço.

Os efeitos da galvanização são permanentes?

Não, embora sejam muito duradouros. É possível que equipamentos que tenham passado pelo processo de galvanização mantenham suas características em perfeito estado por até 30 anos, o que é um prazo bem longo.

Porém, por mau uso ou pela intensidade da ação do tempo, pode ser que esse período seja menor, embora a resistência e integridade do material perdurem por longos anos.

Isso pode ser comprovado pelos equipamentos de academia ao ar livre, os quais passam por chuvas, variações de temperatura e outras ações do tempo e, ainda assim, conservam muito bem suas propriedades.

Por que a galvanização é utilizada até hoje?

Devido à sua altíssima qualidade. Ainda que seja um processo industrial utilizado há mais de 170 anos, ela ainda mantém sua qualidade até os dias de hoje, mesmo com tantas inovações tecnológicas que surgiram desde então.

O custo-benefício da galvanização também é ótimo, principalmente quando se leva em consideração o fato de os produtos e equipamentos que passam por ela poderem durar até 30 anos sem precisar de manutenções do tipo.

Outro ponto em que a galvanização é importante é em sua colaboração para o meio ambiente, já que os galvanizados possuem maior vida útil e sofrem menos desgaste, o que resulta em economia e sustentabilidade.

Além disso, depois de passados longos anos, os produtos e equipamentos galvanizados podem ser submetidos ao processo de reciclagem. Assim, a matéria-prima pode ser totalmente reutilizada, sem qualquer indício de ferrugem, o que também minimiza o impacto ambiental.

homem e mulher fazendo exercício em equipamentos de academia ao ar livre no gramado

Galvanização: um processo parceiro das academias ao ar livre!

Sempre que você vir esses equipamentos em praças, condomínios, parques e afins, lembre-se que eles passaram pelo processo de galvanização e que, por isso, tendem a oferecer seus benefícios à população por muitos anos.

A Ginast apoia galvanização por imersão a quente, processo que é benéfico para o meio ambiente, tem um custo-benefício ímpar e garante que os equipamentos tenham sua durabilidade potencialmente aumentada.

Como esse processo já existe há mais de um século e traz bons resultados até hoje, é provável que se mantenha no mercado por ainda muito tempo, o que é vantajoso para todas as partes.

Agora que você já sabe que a galvanização é importante para uma academia ao ar livre, use esses equipamentos com ainda mais tranquilidade por saber que resistirão por anos a fio!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0