5 Aparelhos de academia ao ar livre para implementar em praças públicas

5 Aparelhos de academia ao ar livre para implementar em praças públicas

Compartilhe:

5 Aparelhos de academia ao ar livre para implementar em praças públicas

A população brasileira tem acolhido muito bem as novas oportunidades gratuitas para cuidar da saúde. Prova disso é o sucesso das academias ao ar livres instaladas nas praças de diversos bairros das cidades.

Esse tipo de academia já está funcionando em mais de 1000 cidades, instaladas e mantidas tanto pelas prefeituras quanto por empresas e entidades locais.

As praças são locais muito estratégicos para a implementação dos equipamentos, pois estão presentes na maioria dos bairros e podem ser acessadas facilmente, sem a necessidade de passar por todo o parque, por exemplo, para chegar até a área de exercícios.

Ao fazer a instalação dos aparelhos de academia para praças públicas, é preciso considerar que o volume de usuários pode ser alto e, por isso, a preferência deve ser pela instalação dos equipamentos duplos ou triplos ou a colocação de aparelhos iguais, dependendo do espaço disponível para a academia.

Além disso, a iluminação pública é essencial, pois há muitos praticantes que treinam após o trabalho.

Bebedouros e banheiros para a troca de roupa também podem fazer parte do novo espaço de exercício público.

As academias ao ar livre ainda podem estimular o surgimento do comércio e o fortalecimento da economia local, já que estabelecimentos como lojas de artigos esportivos e restaurantes fitness podem se consolidar na região.

Os equipamentos para academia ao ar livre foram pensados para oferecer à população uma opção acessível e gratuita de atividade física, pois a prática ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, o risco de câncer, a depressão, e, ainda, controlar o peso e aumentar a sensação de bem-estar.

A terceira idade e os deficientes físicos podem se beneficiar ainda mais com os treinos, pois elas melhoram a qualidade e a expectativa de vida e auxiliam na reabilitação dos movimentos.

Para que os benefícios sejam obtidos, é preciso que os praticantes usem os equipamentos da forma correta. Eles contêm as informações de uso nas laterais, com as instruções e com os grupos musculares trabalhados no aparelho.

Se for possível, contar com um profissional da área vai ajudar a prevenir danos e aumentar o desempenho durante os treinos.

Para as praças, os melhores equipamentos para academia ao ar livre que devem integrar o projeto são:

Aparelho de Academias para praças públicas:

Simulador de caminhada

O aparelho é muito fácil de ser utilizado: basta colocar os pés no suporte e fazer um pouco de força para frente e para trás para realizar movimentos semelhantes ao de uma caminhada.

simulador de caminhada

O Simulador de Caminhada ajuda a melhorar a coordenação motora e a mobilidade dos membros inferiores, sendo um dos mais requisitados para as academias ao ar livre instaladas em praças.

Veja mais – Por que aparelhos de ginástica ao ar livre podem revitalizar seu bairro?

Simulador de cavalgada

Esse simulador é capaz de movimentar e fortalecer toda a parte superior do corpo, dependendo da região em que o praticante coloca mais força: se for no braço, costas e bíceps serão acionados e, se for nas pernas, o quadríceps é que será ativado. Por ser tão versátil, ele marca presença nos espaços públicos.

Simulador de Cavalgada Individual

A forma correta de usar o simulador de cavalgada é puxando o apoio com as mãos até chegar perto do peito, ao mesmo tempo se empurra o suporte inferior com os pés.

Confira também – Por que a galvanização é importante em aparelhos de academia?

Esqui

Exercício fácil e prazeroso, este é um dos aparelhos de academia para praças públicas mais procurados! Esqui é uma boa pedida para os idosos e até mesmo as crianças adoram essa prática. Ele ativa pernas, quadril, braços e ombros, auxiliando a função cardiorrespiratória e o equilíbrio.

aparelho academia ar livre esqui

Para a utilização correta, é preciso encaixar os pés no suporte e deslizar as pernas para frente e para trás, enquanto os braços seguram as hastes e acompanham o movimento, por pelo menos dez minutos.

Surf

Essencial para flexibilizar as pernas, o quadril e a região lombar, treinar no aparelho de surf pode amenizar as dores nas costas. O movimento horizontal também define e afina a cintura, tornando esse aparelho muito procurado pelas mulheres que treinam nas praças.

academia ao ar livre surf

Se uso é simples: basta subir com os dois pés na plataforma, segurar firme nas barras laterais e começar a se balançar de um lado para o outro.

Confira também – Manutenção de aparelhos de academia ao ar livre: como funciona?

Remada sentada

Fechando nossa lista de aparelhos de academia para praças públicas está a remada sentada. Ao imitar o movimento que os praticantes do esporte remo fazem, os praticantes fortalecem toda a cintura escapular (região composta por ombros, parte superior das costas e atrás do pescoço).

remada sentada

O aparelho promove grande ajuda para quem sofre com bursite ou tendinite, mas precisa ser feito com os cotovelos na altura dos ombros para evitar lesões.

Últimas do Blog

Acompanhe o nosso blog e tenha informações sobre qualidade de vida, diversão e inclusão social

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções