Clique aqui e envie sua mensagem

Existe espaço mínimo para academia ao ar livre? Entenda!

Existe espaço mínimo para academia ao ar livre? Entenda!

Antes de um levantamento mais criterioso, as dúvidas sobre o espaço mínimo para academia ao ar livre tendem a superdimensionar a metragem necessária. Com a tecnologia atual e equipamentos bem projetados e versáteis, fica fácil fazer adaptações, mas desde que você possa contar com orientações detalhadas, técnicas e confiáveis.

É por isso que elaboramos este post. Assim que concluir a leitura, você vai formar uma visão bastante detalhada de todos os aspectos que influenciam a determinação do espaço ideal, garantindo atratividade, uma boa sequência de exercícios, um investimento otimizado e saúde para os usuários do espaço. Confira!

A importância de analisar a área para a instalação da academia

A primeira coisa que você precisa ter em mente sobre o espaço ideal para uma academia é que isso depende de alguns fatores. O principal deles é a versatilidade dos equipamentos. Se eles forem bem elaborados, seguirem especificações criteriosas, usarem materiais leves e, ao mesmo tempo, resistentes, as limitações de espaço dependerão apenas de detalhes de usabilidade e segurança.

Desses aspectos, matérias-primas certificadas podem fazer muita diferença nos resultados. A Ginast é certificada em vários órgãos e criteriosa na escolha dos seus fornecedores, justamente para poder projetar e construir sistemas versáteis, que não gerem alto custo de instalação, complicações e espaços maiores para estruturas de fixação.

Usabilidade

No caso da usabilidade, por exemplo, dois equipamentos muito próximos usados ao mesmo tempo, por duas pessoas diferentes, podem dificultar ou impedir que os exercícios sejam executados corretamente. Ou seja, a instalação da academia ao ar livre precisa considerar vários aspectos nos quais a área disponível pode fazer a diferença. Vejamos mais alguns deles.

Dimensionamento de acordo com a quantidade de usuários

Se o espaço for reduzido, mas a quantidade de usuários for pequena, como em um pequeno condomínio, a academia poderá ser facilmente adaptada. Mas, no caso de existirem muitos usuários, isso pode gerar um tempo de espera muito alto para a troca de aparelhos nos horários de maior frequência.

Ainda assim, existe a possibilidade de usar vários espaços pequenos, se não houver um único local capaz de abrigar a quantidade suficiente de equipamentos.

De qualquer forma, essa não é uma conta difícil de fazer, desde que você não se esqueça de incluir todos os participantes. Pais com filhos pequenos, por exemplo, podem desejar um parquinho junto à academia, enquanto outros públicos esperam poder contar com a companhia de um personal trainer.

Experiência de uso

Uma academia é instalada para proporcionar lazer e qualidade de vida para os usuários, mas isso depende de um espaço agradável, boa sinalização, iluminação e até da vista disponível. Por isso, quando for pensar no espaço, o ideal é considerar todos esses detalhes.

Contudo, a principal preocupação deve ser com o fato de que esses espaços devem ser pensados para proporcionar uma boa sequência de exercícios e que, além de variada, deve permitir que os usuários alcancem os resultados desejados.

Segurança dos usuários

A segurança depende do espaço, da qualidade dos equipamentos, da instalação e de seguir as especificações determinadas pelo fabricante. Evite improvisos e adaptações fora das normas determinadas. Um degrau muito alto, por exemplo, pode favorecer torções e tombos, que podem ocasionar as mais diversas lesões.

A contribuição de uma empresa especializada

Uma empresa especializada em academias ao ar livre é a melhor opção para ajudar você com o dimensionamento e as especificações de preparo do espaço utilizado. Essa contribuição também ajuda a evitar problemas e gastos desnecessários, além de orientar sobre o que precisa ser feito para instalar a academia em vários tipos de piso, incluindo areia e grama, o que ajuda muito na definição do espaço.

Como nem todos os condomínios foram pensados prevendo a instalação de uma academia, muitos não têm nenhuma condição de abrigar uma academia fechada. Por isso, ao pensar sobre o espaço, você deve considerar a academia ao ar livre como a única solução para oferecer essa opção aos condôminos.

A área ideal da academia para uma instalação eficaz

De modo mais objetivo, podemos agora elencar algumas especificações mais detalhadas sobre o espaço ideal. Basta observar os tópicos abaixo e conferir os detalhes, lembrando que equipamentos mais rústicos, ou com falha de desenvolvimento, podem exigir instalações mais complexas e caras.

Área mínima

Com os nossos equipamentos, é possível instalar uma boa academia até em espaços reduzidos. No lugar de vários aparelhos, com funções variadas, nesses casos a opção pode ser por até seis funções, distribuídas em apenas três aparelhos, portanto, com dois em cada um deles, o que não exige mais do que 16 m².

Distância entre os aparelhos

Um dos fatores que mais impactam na área total é a necessidade de um distanciamento mínimo de um 1,50m entre os aparelhos de academia ao ar livre. Esse é um critério de segurança e também de conforto, pois ninguém quer fazer exercício em um espaço apertado.

Além disso, é preciso garantir a formação de circuito efetivo de exercícios, com atividades aeróbicas, funcionais e de alongamento.

Tipo de espaço mais adequado

O espaço ideal pode ser montado com 10 equipamentos, o que facilita para os usuários trabalharem confortavelmente as articulações e a parte aeróbica, o que é fundamental para melhorar a qualidade de vida. Além de opções variadas de aparelhos, um espaço maior permite agregar alguns acessórios, como lixeiras e placas indicativas.

Características importantes da área

Agora que estamos concluindo, você já tem as principais informações sobre as características das áreas, mas ainda precisamos reforçar alguns pontos e incluir alguns outros. No caso de não ser possível evitar degraus no espaço, por exemplo, eles nunca devem ser maiores do que 20 centímetros, o que ajuda a prevenir pisadas em falso. Para garantir uma boa fixação, o piso deve ser o mínimo de 10 centímetros de espessura.

Por fim, lembre-se de que comentamos que a determinação do espaço mínimo para academia ao ar livre também depende da quantidade de usuários e das funções que você deseja agregar, como eventuais brinquedos para crianças. Nossa equipe é capacitada e experiente para ajudar com esse detalhamento.

Quer saber mais? Entre em contato e solicite informações!

0