Ginast Academia ao ar Livre - Equipamentos Certificados‎
Clique aqui e envie sua mensagem

Tipo de Solos para instalação de Academia ao Ar Livre: existe alguma especificidade? Entenda!

Adequar o solo para instalação da academia ao ar livre é uma tarefa mais simples do que se pode imaginar. Basta seguir as recomendações do fabricante e garantir as condições mínimas para base.

No entanto, muitos gestores ainda temem pela possibilidade de se ter que arcar com um alto custo financeiro ou que a instalação dos equipamentos não seja feita da forma correta e isso gerar um risco para os usuários.

Além disso, devido ao desconhecimento sobre os requisitos para a instalação, muitas vezes acreditam que a viabilidade só é possível em determinados tipos de solos, deixando de adquirir uma Academia ao Ar Livre for falta de entendimento do processo.

Se você tem dúvidas sobre como adequar o solo para ter o seu Projeto de Academia ao Ar Livre, fique por aqui que lhe ensinaremos de forma prática e objetiva como instalar os equipamentos e usufruir dos aparelhos com segurança. Boa leitura!

Saiba quais são os cuidados ao construir uma academia ao ar livre

Construir uma academia ao ar livre traz benefícios para a população frequentadora, pois incentiva os indivíduos a ter um estilo de vida mais saudável e a cuidar mais da saúde, prevenindo o sedentarismo e doenças como a obesidade e a diabetes, além de fornecer momentos de descontração, leveza e bem estar.

Cada vez mais pessoas estão buscando por uma maior qualidade de vida e focadas na saúde física, mental e emocional. Isso explica o grande crescimento de Projetos de Academia ao Ar Livre sejam em Praças, Parques, Clubes ou Condomínios.

Como vimos anteriormente, é importante avaliar o tipo de solo que ocorrerá a instalação dos aparelhos para que seja possível aproveitá-los ao máximo e com segurança. Nesse sentido, uma análise prévia do tipo de solo e das adaptações necessárias a instalação são pontos fundamentais neste processo.

A escolha dos equipamentos e o tamanho do espaço aonde se deseja estabelecer a Academia ao Ar Livre também deve ser considerada com cuidado. Por isso é tão importante que o Fornecedor possua uma Equipe de Especialistas preparados para sanar dúvidas e orientar de acordo com a necessidade e especificidade de cada Projeto.

Sabendo do crescimento e dos benefícios de uma Academia ao Ar Livre, e da importância de analisar o tamanho do local para a escolha assertiva dos tipos de equipamentos, a seguir entenda sobre os tipos de solo mais adequados para a instalação e cuidados de segurança para realizar o Projeto, confira!

Confira as especificidades do solo para instalação da academia ao ar livre

Adequar o solo para instalação de equipamentos ao ar livre requer uma análise simples do tipo de assentamento e de como será possível adaptá-lo para a fixação correta das peças desejadas.

Com exceção dos terrenos encharcados, é possível instalar equipamentos ao ar livre para viabilizar uma academia em qualquer tipo de solo, desde que possibilite implantar uma base de concreto ou fazer covas acima de 80 centímetros.

Quando for idealizada uma academia a partir de um platô de concreto, é crucial respeitar as especificações desse material, mesmo que o terreno esteja em aclive ou declive. Ele deve permitir uma perfuração mínima de 60 centímetros, de acordo com as orientações da Cristiane Rossi, responsável pela Qualidade de Produção da Ginast.

Para solo arenoso, a recomendação mínima para cova é de 80 centímetros, a partir do qual será inserido o parabolt, que facilitará a fixação dos equipamentos no terreno mediante os quatros furos existentes em cada item.

Sendo assim, qualquer ambiente pode ser preparado para receber equipamentos de academia ao ar livre, desde que se respeite a distância mínima de segurança de 1,5 metro entre os aparelhos para que o indivíduo não se machuque ao realizar as atividades.

Nesse sentido, a empresa responsável por essa empreitada deve organizar os equipamentos conforme a área física destinada à instalação dos itens e se certificar de que existe espaço livre entre eles.

Entenda como adequar o solo para instalação da academia

Cristiane Rossi ressalta que para a adequação do solo para instalação da academia ao ar livre, é necessário apenas certificar-se de que não existe possibilidade de encharcá-lo antes, durante e após a instalação a ponto de desestabilizar a fixação dos equipamentos.

Portanto, o solo argiloso, que retém muita água, é contraindicado para esse projeto, pois não será possível manter a funcionalidade dos aparelhos, e os prejuízos financeiros serão notórios.

Com exceção disso, qualquer ambiente pode ser preparado, desde que seja em terra firme, respeitando também as normatizações do platô de concreto, que é uma alternativa para nivelar o solo e garantir uma área plana para instalar os equipamentos.

Mas além da necessidade de avaliar a quantidade e disposição dos equipamentos, é fundamental calcular a distância entre eles de pelo menos 1,5 metro, a fim de evitar transtornos durante o uso.

Sendo assim, a seleção dos equipamentos deve ser condizente com a área física. Dito isso, recomendamos a escolha das alternativas mais preferidas entre os praticantes, tais como o remanda sentada individual e a caminhada.

Após essa análise, a equipe incumbida da instalação precisa de um nível de conhecimento simples sobre fixação e dos itens em quantidade e qualidade necessária para evitar deslocamento dos equipamentos e proporcionar a manutenção correta.

Um pedreiro com conhecimento nesse trabalho necessitará de parabolts em quantidade suficiente, além de bucha e uma furadeira adequada para ajudar na fixação dos quatro pontos existentes nos aparelhos.

Vale ressaltar que todos os equipamentos possuem Ficha Técnica e Manual de Instalação, especificando todas as peças e sobre como fixar os equipamentos. Isso otimiza ainda mais o trabalho da equipe técnica e influencia na eficiência do processo.

Adequar o solo para instalação da academia ao ar livre é um passo fundamental para garantir a viabilidade da fixação dos equipamentos e o uso seguro para os frequentadores. É possível fazer a instalação em solo com estrutura em aclive, declive e até mesmo no paralelepípedo. Por isso, qualquer ambiente pode ser preparado, e a Ginast fornece todo o suporte e apoio via Fichas Técnicas e Manuais de Instalação, nos quais estão explícitas todas as etapas para proporcionar a funcionalidade dos equipamentos no solo apropriado.

Agora que você já sabe dos tipos de solo e como fazer a instalação adequada para cada um, entre em contato com a Ginast e tenha o seu Projeto de Academia ao Ar Livre!

0