Clique aqui e envie sua mensagem

Conheça grandes cidades que já aderiram as Academias Ao Ar Livre

Conheça grandes cidades que já aderiram as Academias Ao Ar Livre

No Brasil, as academias ao ar livre estão causando mudanças – para melhor – nas cidades e na população

Elas já invadiram o espaço urbano e agora, é difícil lembrar de uma grande cidade que não conte com um espaço de prática de atividade física gratuitamente.

As academias ao ar livre fazem parte de um projeto essencial para a população e é por isso que elas estão no planejamento urbano das principais cidades do Brasil.

Esse tipo de local é um verdadeiro investimento das prefeituras.

As academias ao ar livre ajudam a população a entrar em forma e ficar saudáveis, oferecem opções de lazer para os moradores das proximidades e revitalizam áreas que antes estavam abandonadas ou subutilizadas.

Grandes cidades

Tudo isso reflete na queda das despesas do governo local, como gastos com saúde e segurança pública.

A obesidade, por exemplo, é responsável por despesas de aproximadamente meio milhão de reais por ano para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Já o aproveitamento das áreas públicas, como uma praça, estimula a permanência dos usuários, o que as torna mais vigiadas e seguras, reduzindo os índices de criminalidade dos arredores.

Além dos benefícios mais previsíveis para os habitantes e para as prefeituras, a instalação de uma academia ao ar livre continua a trazer melhorias que vão durar muito tempo.

Iluminação, banheiros públicos e desenvolvimento do comércio local são só alguns exemplos do que pode acontecer após o período de consolidação do espaço.

É o que está sendo observado em algumas das capitais mais importantes do, que são referências para diversos urbanistas e arquitetos que planejam as mudanças bem aí onde você mora. Conheça quais são elas:

São Paulo

A cidade de São Paulo é uma das cidades brasileiras que mais possui espaços de academia ao ar livre.

Uma das principais cidades do Brasil, São Paulo já tem instalado mais de 500 academias em todos os cantos do município, pois, como a cidade tem grande extensão e muitas diferenças sociais, moradores de diversos locais e rendas podem se exercitar fora de casa sem pagar nada.

O destaque é o Parque Ibirapuera, tradicional reduto dos esportistas paulistanos.

A partir dessa iniciativa, muitas outras começaram a surgir, sejam propostas da prefeitura ou de cidadãos que promovem passeios de bicicleta, aulas de ioga no parque, grupos de corrida em universidades e muitas outras.

Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa já aderiu as academias ao ar livre.

A Cidade Maravilhosa tem um histórico muito positivo em relação à prática de atividades que fortalecem o corpo e aperfeiçoam a aparência.

Com seus calçadões amplos, areias quentes e um mar refrescante, é frequente se deparar com atletas praticando corrida, futevôlei e surf.

A instalação de academias ao ar livre já chegou a aproximadamente 200 locais, muitas delas adequadas também para deficientes físicos, e não demoraram para fazer sucesso, com cada vez mais praticantes.

Belo Horizonte

A cidade de Belo Horizonte já possui mais de 200 pontos de academia ao ar livre.

A capital de Minas Gerais já possui um grande atrativo natural para estimular a prática de exercícios físicos e a tomada do espaço público: a lagoa da Pampulha.

No local, diariamente jovens, adultos e idosos caminham e praticam atividades físicas nas academias, além de realizarem atividades de lazer, como piqueniques e pescarias.

Entretanto, esse é só um dos 200 pontos em que há uma academia ao ar livre na cidade, pois elas foram pensadas para atender toda a população que quer entrar em forma.

Curitiba

A grande Curitiba já possui muitos espaços para a prática de exercícios físicos em academia ao ar livre.

Referência em planejamento urbano, Curitiba já possui quase 200 espaços onde a população pode se exercitar gratuitamente.

A cidade, que também é conhecida por sua densidade de pessoas idosas, agora possui várias opções de locais onde essa população pode treinar para melhorar a saúde, fazer novos amigos, sair de casa e ter mais independência no dia a dia.

As academias são usadas principalmente durante a manhã e no final da tarde, quando pessoas de todas as idades se misturam para ficar em forma.

Florianópolis

Florianópolis foi eleita a cidade que as pessoas mais fazem exercícios físicos.

Líder no ranking das cidades mais saudáveis no país, “Floripa” é a cidade no Brasil onde as pessoas mais praticam exercícios físicos e ingerem frutas e legumes, e, por isso, os espaços de treino ao ar livre em pouco tempo se tornaram sucesso para os moradores da capital de Santa Catarina.

A instalação em 50 locais, ainda, é um verdadeiro incentivo para a população que ainda não aderiu a este hábito essencial para melhorar a saúde, seja nos parques, nas praças ou nas ruas principais.

Brasília

Totalmente planejada para atender as necessidades políticas do país, Brasília está se adaptando para melhorar a qualidade de vida e a saúde de seus habitantes.

É por isso que a capital já possui aproximadamente 160 academias em pleno funcionamento, além de ciclofaixas que auxiliam a melhorar a poluição na região.

Os moradores que treinam nesses espaços estão sempre atentos às condições meteorológicas, pois o clima quente e o ar seco exigem hidratação redobrada na hora de começar a se exercitar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Uma resposta para “Conheça grandes cidades que já aderiram as Academias Ao Ar Livre”

  1. […] Grandes cidades já aderiram às academias ao ar livre: apenas na capital de São Paulo, há mais de 1,1 mil espaços destinados a essa finalidade, os quais já fazem parte do cotidiano da população. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0