Clique aqui e envie sua mensagem

Como implementar uma academia para idosos ao ar livre?

Como implementar uma academia para idosos ao ar livre?

No passado, os idosos eram encarados como uma geração que estava sempre doente, solitária e dentro de casa. Porém o cenário mudou, e eles estão tomando diversos locais das cidades em que antes não frequentavam, como a academia para idosos, criadas especialmente para eles. A prática de atividades comprovadamente produz resultados físicos, mentais e emocionais, como a melhora e a prevenção de problemas cardiovasculares, o aprimoramento do sistema respiratório, mais flexibilidade para as articulações, prolongamento da memória e do raciocínio, prevenção contra quedas e mais socialização. Tudo isso colabora e motiva a terceira idade a adotar uma rotina de atividades que contribuam para a saúde.

Nas academias para terceira idade instaladas ao ar livre, essa população pode contar com esses benefícios gratuitamente, com qualidade e segurança. Esses espaços, localizados em avenidas, condomínios e parques em diversas cidades brasileiras, sempre estão cheios de idosos, principalmente no período da manhã, quando a disposição para treinar costuma ser maior. Para criar uma academia para idosos eficiente e adequada, é preciso levar em conta alguns detalhes no projeto, na execução e na manutenção do espaço. Aprenda quais são eles:

Local estratégico

Para que a população acima de 60 anos possa utilizar a academia, é essencial que ela esteja localizada em um local onde haja concentração de idosos e de fácil acesso. Por exemplo, uma praça ao lado de um hospital ou dentro de um condomínio tradicional podem ser boas opções para a implementação. Já as academias instaladas no meio de um grande parque ou em avenidas muito movimentadas tendem a ser menos frequentadas por esse público, devido à dificuldade de locomoção que eles eventualmente apresentam.

Piso amortecedor

Um espaço apropriado para idosos deve contar com um tipo de piso capaz de amortecer possíveis quedas, pois os idosos podem sofrer com o desequilíbrio, tonturas e cansaço com mais frequência do que os jovens e adultos. A cobertura com grama natural, grama sintética e materiais emborrachados podem oferecer a estabilidade que os idosos precisam e, ainda, garantir que os impactos sejam amortecidos em caso de acidentes.

Orientações em destaque

Os idosos podem sofrer com a perda parcial ou total da visão, dificultando a compreensão de fontes muito pequenas. Por isso, é fundamental que todos os equipamentos da academia para terceira idade tenham placas com as orientações de uso em letras grandes e destacadas, além de contar com a versão em Braile. Recomenda-se que as orientações sejam instaladas na altura dos olhos, para que os idosos não precisem se abaixar ou se esticar para aprender a usar corretamente o equipamento.

Professor disponível

Como essa população apresenta algumas especificidades, como limitação de movimentos e possíveis dores, é indicado que um profissional especializado esteja presente no local. Ele poderá auxiliar os idosos a elaborar o melhor treino para suas necessidades, a utilizar corretamente o aparelho e a socorrê-los em caso de mal-estar ou acidentes. O personal trainer não precisa ficar disponível durante todo o dia, mas, ao menos nos horários em que os idosos tendem a comparecer em maior número à academia.

Manutenção em dia

No geral, os idosos são muito mais frágeis do que a população jovem e adulta. Por isso, um leve acidente pode resultar em consequências graves para eles. Para evitar qualquer imprevisto, manter os aparelhos em dia é obrigatório para sua segurança. Além disso, os aparelhos apenas serão capazes de auxiliar a saúde se eles estiverem funcionando corretamente. A manutenção deve ser realizada periodicamente por uma empresa especializada e equipamentos impróprios para uso devem ser sinalizados.

Equipamentos para as academias para idosos

Para que essa população possa se beneficiar, é preciso levar em conta que os equipamentos mais adequados são aqueles que auxiliam a ampliar os movimentos, alongar o corpo e melhorar a capacidade cardiorrespiratória, e não aumentar a massa muscular ou tonificar o corpo. Por isso, entre os mais indicados para a instalação na academia ao ar livre para a terceira idade, estão:

Alongador

Ele permite realizar o alongamento de todo o corpo após o treino, com foco na região superior do corpo (punhos braços, ombros, peito e costas). Também é possível utilizá-lo como apoio para realizar o alongamento da região inferior sem perder o equilíbrio.

Veja o Aparelho de Alongamento

Remada Sentada

Esse equipamento imita o movimento que os praticantes do esporte remo fazem, proporcionando aos idosos o fortalecimento da cintura escapular (ombros, parte superior das costas e atrás do pescoço). Quem sofre com bursite ou tendinite pode se beneficiar ainda mais.

Veja o Aparelho de Remada

Simulador de caminhada

Essencial para melhorar a coordenação motora dos idosos, a mobilidade dos membros inferiores e a capacidade respiratória. É muito fácil de ser usado, mas precisa de equilíbrio e um pouco de força.

Veja o Aparelho Simulador

Extensor lombar

O aparelho auxilia a aliviar dores nas costas e corrigir a má postura adquirida com o passar do tempo, se for usado corretamente. Ao mesmo tempo em que trabalha a região posterior, trabalha também o abdômen.

Veja o Extensor Lombar

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0