Clique aqui e envie sua mensagem

Calistenia: quais os principais equipamentos?

Calistenia: quais os principais equipamentos?

A calistenia é uma modalidade de treinamento físico que utiliza o peso corporal como resistência, no entanto, existem alguns equipamentos que podem auxiliar na prática dos exercícios, tornando-os mais desafiadores e variados. Conheça os principais equipamentos utilizados na calistenia:

Barras fixas

Barra Fixa Dupla Modular
Barra Fixa Dupla Modular

As barras fixas são estruturas verticais que ficam presas ao solo ou parede. Elas permitem a realização de exercícios que envolvem o movimento de tração, como o pull-up e o chin-up, que trabalham principalmente a musculatura das costas, ombros e braços.

Barras paralelas

As barras paralelas são duas estruturas horizontais paralelas, também presas ao solo ou parede. Elas permitem a realização de exercícios que envolvem o movimento de empurrão, como o dip e o push-up, que trabalham principalmente a musculatura dos ombros, tríceps e peitoral.

Anilhas

As anilhas são discos de peso utilizados em exercícios de levantamento de peso e também podem ser usadas na calistenia, para tornar os exercícios mais desafiadores. Elas podem ser colocadas em cima das barras fixas ou paralelas, por exemplo, para adicionar resistência ao movimento.

Anéis olímpicos

Os anéis olímpicos são duas argolas suspensas por uma corda ou fita. Eles permitem a realização de uma grande variedade de exercícios, incluindo movimentos de tração, empurrão e equilíbrio. Os anéis olímpicos são bastante versáteis e podem ser utilizados em diferentes níveis de dificuldade.

Cordas

As cordas são usadas em exercícios de escalada, treinamento de grip e outros movimentos que envolvem puxar ou balançar a corda. Elas são bastante desafiadoras e podem ser usadas para trabalhar a força e a resistência muscular.

Piso amortecido

O piso amortecido é importante para evitar lesões durante a prática da calistenia, já que muitos dos exercícios envolvem saltos e quedas. Um piso adequado deve ser resistente, antiderrapante e com capacidade de absorção de impacto.

Além desses equipamentos, é possível utilizar outros acessórios que podem ajudar a aumentar a variedade de exercícios e tornar o treino mais desafiador, como faixas elásticas, pneus, caixas de salto, entre outros.

Vale lembrar que, embora a calistenia possa ser praticada com ou sem equipamentos, é importante contar com um profissional qualificado para orientar os exercícios e garantir que sejam realizados com segurança e eficiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0