Clique aqui e envie sua mensagem

Como as academias ao livre proporcionam uma maior consciência corporal?

Como as academias ao livre proporcionam uma maior consciência corporal?

Quando se pensa nas vantagens das academias ao ar livre para as pessoas, as primeiras características que se costumam ser citadas são referentes ao emagrecimento, saúde, o custo que elas têm tanto para as construtoras quanto para os usuários e para aqueles com visão mais holística, ainda é possível perceber os seus efeitos para o lazer, para a saúde psicológica e também para a convivência em comunidade. 

Porém, não menos importante, temos a questão da ampliação da consciência corporal dos indivíduos que é propiciada pelos exercícios físicos. Mas o que isso significa e como acontece? 

Afinal, o que é consciência corporal?

Henn Brandl, em sua publicação para Revista Educação Física, disse: “Consciência corporal, de um ponto de vista mais abrangente, não se resume em conhecer, ou mesmo dominar o próprio corpo, mas em ter a consciência de que somos um corpo e que toda a atitude do ser humano é corporal.”

Ou seja, desenvolver a consciência corporal é um movimento que as pessoas devem fazer no sentido de ter um domínio do próprio corpo e a partir disso conseguir expressar em cada uma de suas atitudes essa consciência, tendo em vista que cada ação humana é uma ação corpórea.

Isso é, ao mesmo tempo, um processo fundamental para quem pratica exercícios físicos e também um processo que só pode acontecer para quem pratica.

Como as academias ao ar livre podem contribuir com a consciência corporal?

A consciência corporal, como já foi dito, se desenvolve a partir das atividades que necessitam a utilização do corpo pelas pessoas de forma ativa e coordenada. Nesse sentido, é preciso que as pessoas pratiquem atividades físicas, mas também que exerçam elas de forma consciente e adequada com os aparelhos e com os objetivos dos movimentos realizados.

Prática de exercícios físicos

Não existe forma melhor de praticar um exercício físico do que ter aparelhos acessíveis para fazer isso. Nesse ponto, as academias ao ar livre são extremamente positivas, pois elas são gratuitas e estão cada vez mais espalhadas por vários lugares no Brasil. 

Por essa razão, ter uma academia ao ar livre por perto de uma comunidade ou de um condomínio é uma maneira muito simples e uma política pública muito eficiente para encorajar que as pessoas se engajem mais em exercícios físicos.

Obviamente, o interesse das pessoas também é um fator para que haja essa iniciativa, todavia é evidente que esse interesse é cada vez maior pelos brasileiros. Isso pode ser observado na adesão que as academias ao ar livre pelas pessoas, que tem sido cada vez mais incorporadas no planejamento urbano de prefeituras e Estados que têm aberto licitações para esses projetos e também nos condomínios.

Educação

Uma característica das academias ao ar livre é que normalmente não há instrutores ou professores para auxiliar as pessoas a praticarem os exercícios físicos. Porém isso não significa que não há um processo de educação física que pode acontecer intuitivamente. Normalmente essa lacuna é preenchida pelos próprios manuais que são disponibilizados para as pessoas no espaço das academias ao ar livre. 

Esses manuais estão presentes nas placas de orientação. Essas placas podem ser encontradas em diversos modelos, tais como em cima de lixeiras, em tamanhos menores ou maiores, verticais, e horizontais.

O conteúdo dessas placas oferece instruções para que os usuários façam os exercícios corretos de cada aparelho, evitando quebra e danificação dos equipamentos por mau uso bem como prejuízos às articulações e lesões por um exercício inadequado. Também recomenda os alongamentos que devem ser feitos antes do início das séries de exercícios.

Sendo assim, a leitura dessas placas faz com que intuitivamente e de forma prática e consequente, os usuários consigam aplicar os movimentos necessários para que atinjam seus objetivos: melhora da coordenação motora, emagrecimento, melhora da capacidade cardiorrespiratória, fortalecer a musculatura, flexibilidade e aumento da circulação sanguínea.

Todos esses aspectos da saúde do corpo podem ser alcançados com os exercícios físicos através dos aparelhos das academias ao ar livre, mas eles dependem que as pessoas façam os movimentos. Ter esse entendimento é algo que vai sendo aprimorado conforme a caminhada das pessoas na prática de exercícios  físicos ocorre. Ou seja: durante o próprio processo, a pessoa percebe que as reações do seu corpo dependem de suas ações.

Os movimentos em ação

A movimentação das articulações em série é um fato que leva às pessoas a promoverem sua saúde física durante a utilização dos equipamentos. Ter esse conhecimento é o que leva a uma prática qualitativa dos exercícios e ter resultados reais. No fim, os aparelhos só fazem sentido se servirem de facilitador para as movimentações corporais. Entender isso com os aparelhos de academia ao ar livre é didático e lúdico. 

Para demonstrar isso, conheça alguns equipamentos presentes nas principais academias ao ar livre e como eles podem trazer benefícios para sua saúde.

Caminhada individual

FUNÇÃO: Aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve coordenação motora.

Remada sentada individual

FUNÇÃO: Fortalece a musculatura das costas e ombros.

Esqui individual

FUNÇÃO: Aumenta a flexibilidade dos membros inferiores, quadris, membros superiores e melhora a função cardiorrespiratória.

Elíptico mecânico

FUNÇÃO: Aumenta a flexibilidade dos membros  inferiores, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, ativa a circulação sanguínea.

Pressão de pernas

FUNÇÃO: Fortalece a musculatura das coxas, quadris e pernas.

Adução e Abdução de Pernas com Surf

FUNÇÃO: Aumenta a mobilidade dos membros inferiores, desenvolve coordenação motora fortalecendo músculos da coxa e quadril e região lombar.

Rotação Vertical com Diagonal Dupla

FUNÇÃO: Fortalece os membros superiores, melhorando a coordenação motora e a mobilidade das articulações e cotovelos.

Alongador Duplo

FUNÇÃO: Alonga e aumenta a mobilidade da articulação dos membros superiores.

Esperamos que tenha gostado de conhecer esse aspecto ainda não tão comentado sobre as academias ao ar livre! Não se esqueça de deixar sua avaliação e compartilhar com as pessoas essas curiosidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0