Clique aqui e envie sua mensagem

Saiba como escolher a quantidade certa de equipamentos para sua academia ao ar livre

Saiba como escolher a quantidade certa de equipamentos para sua academia ao ar livre

Veja quais critérios ponderar para tomar a melhor decisão

Os equipamentos de academia ao ar livre são altamente indicados para ajudar na saúde física e mental, o que ajuda a entender porque seu número só tem crescido com o passar do tempo, tanto em espaços públicos quanto privados.

Ainda que seus benefícios sejam amplamente conhecidos, uma dúvida comum diz respeito a quantos aparelhos instalar no local, o que influencia diretamente na experiência obtida por quem o utilizará.

Para lhe ajudar com esta decisão, nós separamos algumas dicas e sugestões importantes, as quais podem ser colocadas em prática para definir a quantidade e, assim, resultar em uma academia de qualidade e com alto potencial de geração de resultados positivos para quem a utilizar. Confira!

Quantos equipamentos de academia ao ar livre devem ser adquiridos?

Depende. Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, já que é preciso ponderar as seguintes variáveis para poder chegar na melhor conclusão possível:

Tamanho do espaço

Esse é um dos principais motivos a impactar na quantidade de aparelhos de academia ao ar livre, já que está diretamente relacionado à possibilidade de instalá-los no ambiente desejado.

Um detalhe que nem sempre é conhecido é que cada equipamento ocupa uma determinada área no espaço desejado. Essa é uma informação que deve estar presente nas especificações do aparelho.

Por exemplo, nos aparelhos de remada sentada individual, duplo e triplo, a área necessária é de, respectivamente, 0,757 m², 1,861 m² e 3,024 m², a qual varia entre todos os outros aparelhos.

Esse espaço deve ser respeitado para que o equipamento consiga ser utilizado livremente, sem restrições de mobilidade ou quaisquer outros empecilhos que possam prejudicar a realização dos exercícios físicos.

Além disso, é preciso considerar a distância entre cada aparelho, bem como a que existe entre os equipamentos e eventuais paredes ou obstáculos ao redor, já que é preciso ter um espaço para a locomoção dos usuários da academia. Tudo isso deve ser observado no momento da elaboração do projeto.

Saiba mais: O passo a passo de como funciona o projeto de academia ao ar livre

Objetivo da academia

Algumas academias podem ser instaladas com o intuito de atender a uma população de idosos, outras serem destinadas a condomínios residenciais e ainda outras a ambientes de trabalho, entre tantas possibilidades.

Esse ponto também influencia na quantidade de equipamentos de academia ao ar livre, já que as necessidades dos públicos que procuram o espaço são diferentes, o que também pode mudar os itens escolhidos.

Para isso, vale a pena conhecer os kits sugeridos, os quais são planejados de acordo com as necessidades e preferências do potencial público a utilizar o espaço para a realização de exercícios físicos.

Orçamento disponível

Ainda que os equipamentos de academia ao ar livre não sejam caros, principalmente quando comparados aos que são utilizados em academias tradicionais, o orçamento disponível também influencia na quantidade.

Quando é possível alocar uma verba maior, o número de aparelhos tende a ser maior, embora isso tenha que ser observado sempre de acordo com o espaço disponível no local e o intuito daquele espaço.

Características do espaço

Essa é outra questão que pode passar despercebida na escolha da quantidade de equipamentos, mas que deve ser considerada para resultar na melhor decisão possível.

Vamos usar um parque como exemplo. Caso ele já disponha de uma área destinada à prática de caminhadas e corridas, não é preciso investir em um simulador de caminhada, já que os interessados podem aproveitar o próprio espaço para tal.

Logo, ao invés de instalar um simulador de caminhada triplo, é possível investir em outros dois equipamentos menores ou em um de tamanho similar que ofereça diferentes possibilidades de exercício aos interessados.

Confira como implementar sua academia ao ar livre em 11 passos!

Quais equipamentos de academia ao ar livre devem ser escolhidos?

Essa é outra questão que não possui uma resposta definitiva, pois deve-se levar em conta o objetivo daquele projeto e o espaço disponível, mas existem sugestões que podem ajudar.

Há equipamentos mais tradicionais e que costumam aparecer na maioria das academias ao ar livre, o que os coloca na posição de favoritos. Alguns deles são os seguintes, com suas respectivas funcionalidades:

  • Simulador de caminhada: traz maior mobilidade aos membros inferiores e ajuda no desenvolvimento da coordenação motora.
  • Remada sentada: fortalece os músculos das costas e dos ombros.
  • Esqui: melhora a flexibilidade dos membros inferiores, superiores e quadris, além de ajudar no funcionamento do sistema cardiorrespiratório.
  • Pressão de pernas: melhora a musculatura das pernas, quadris e coxas.
  • Múltiplo exercitador: reúne diferentes equipamentos em um só, capaz de desenvolver, alongar e melhorar a flexibilidade dos grupos musculares pertencentes aos membros inferiores e superiores.

Essas são algumas sugestões de equipamentos comuns, embora eles possam variar de acordo com cada projeto e necessidade.

Saiba mais: Quais são os aparelhos de academia pública mais procurados?

Como montar a academia ao ar livre perfeita?

Depois de tais informações, foi possível perceber que existem diversas variáveis que influenciam na escolha da quantidade e do tipo dos equipamentos, o que pode suscitar dúvidas nos interessados.

Para poder solucionar a questão, o melhor a se fazer é contar com o auxílio de uma empresa profissional, capaz de auxiliar em todas as etapas necessárias para que o planejamento se torne em realidade.

Mediante a contratação, o cliente pode ficar tranquilo em relação ao que lhe será oferecido, já que cada etapa será planejada de inteiro acordo com suas expectativas, com foco na total funcionalidade do espaço e no melhor custo-benefício possível.

Já existem pelo menos 1,1 mil academias ao ar livre no estado de São Paulo, número que aumenta cada vez mais na região e também em todo o Brasil, tanto em espaços públicos quanto privados, já que os benefícios dos equipamentos de academia ao ar livre para a saúde do corpo e da mente são notórios.

Conte com o auxílio da Ginast, uma empresa com anos de experiência na área e mais de 15.000 academias instaladas em todo o Brasil, para o projeto e a execução da sua academia ao ar livre. Assim, você não terá que se preocupar com as questões técnicas e terá um excelente espaço de qualidade de vida à disposição!

Aproveite e confira os kits pensados especialmente para seu projeto com os melhores preços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Uma resposta para “Saiba como escolher a quantidade certa de equipamentos para sua academia ao ar livre”

  1. […] Brasil, existem regras para que o governo e órgãos públicos efetuem compras e contratem os serviços necessários para o seu funcionamento. Para tanto, foram criadas normas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0