Clique aqui e envie sua mensagem

Simulador de cavalgada, fortalecendo pernas e braços

Simulador de cavalgada, fortalecendo pernas e braços

As academias ao ar livre, tendência em várias cidades brasileiras, permitem que todos pratiquem exercícios físicos gratuitamente visando manter a saúde, de forma acessível e inclusiva. Esses pontos de atividade também promovem a interação entre as pessoas, a inclusão social, o incentivo a saída do sedentarismo, principalmente na terceira idade, e a revitalização do espaço público.

Só em São Paulo já são mais de 150 academias ao ar livre, instaladas em praças e parques da cidade! O conjunto de equipamentos, semelhantes aos de musculação e alongamento das academias convencionais, forma um circuito capaz de tonificar todas as áreas do corpo. Os equipamentos permitem uma variação de mais de 20 movimentos diferentes e não necessitam de ajustes, por isso, podem ser usados por pessoas de todos os biotipos.

Enquanto uns trabalham a musculatura com o uso do próprio peso do corpo, outros contam com a ajuda de pesos, fixados ao aparelho e que não pesam mais de dois quilos.

Academias ao ar livre, uma opção econômica para treinar

As academias ao ar livre são frequentadas por pessoas que buscam principalmente o fortalecimento e o alongamento dos músculos e das articulações. No entanto, é importante ter muita atenção ao executar os exercícios, verificando as instruções contidas no próprio aparelho, que indicam como ele deve ser usado e qual parte do corpo é beneficiada por aquele movimento.

A execução incorreta de exercícios, principalmente pelos idosos, pode comprometer o resultado do treino e, ainda, provocar lesões. Ao realizar sua rotina de exercícios, é muito importante que o usuário leve em conta quais músculos do corpo ele quer desenvolver ou alongar. Para fortalecer os braços e as pernas, um dos mais indicados é o simulador de cavalgadas.

Simulador de cavalgada

Dentre os equipamentos presentes nas academias ao ar livre está o simulador de cavalgada. Como o próprio nome já diz, ele simula uma cavalgada e possui o objetivo de fortalecer a musculatura das pernas e dos braços, além de ampliar a capacidade cardiorrespiratória.

Além disso, devido ao movimento que é executado na região superior do corpo, o simulador de cavalgada também trabalha a musculatura das costas. Quando se coloca mais força no braço, costa e bíceps também são acionados. Já quando se coloca força nas pernas, é a vez do quadríceps ser requisitado.

Ao usar o aparelho é importante manter sempre a postura ereta, pois ao praticar os movimentos com uma postura inadequada, problemas na coluna poderão surgir. O ideal é utilizar o simulador de cavalgadas por 10 minutos e, pelo menos duas vezes na semana para começar.

Nas primeiras semanas de uso do simulador de cavalgadas, o usuário perceberá que sua resistência cardiorrespiratória está aumentando e que ele já não se sente mais tão ofegante ou se cansa facilmente, principalmente quando se trata de uma pessoa que não se exercitava há muito tempo.

Aumento de resistência física

À medida em que o usuário vai se exercitando no simulador de cavalgadas, sua resistência aumenta, sendo possível progredir gradualmente e aumentar a frequência com que faz exercícios neste equipamento. Além disso, conforme os músculos inferiores e superiores vão ganhando mais tônus muscular, o praticante adquire mais força e também resistência para realizar outras atividades físicas ou utilizar outros equipamentos que exijam um melhor condicionamento físico do corpo, como o esqui, que também desenvolve pernas e braços.

A utilização dos aparelhos não traz apenas benefícios físicos, mas também psicológicos. Quem pratica exercícios regularmente é beneficiado pela serotonina, hormônio que estimula o prazer e que alivia o estresse, como um calmante natural. Dessa forma, a sensação de bem-estar aumenta, os problemas são deixados de lado e há mais disposição para enfrentar a correria do dia a dia.

Avaliação de preparo físico para se exercitar

Apesar de ser uma atividade simples, praticar no simulador de cavalgada, assim como todos os demais exercícios físicos, exige uma avaliação médica. Com ela, é possível saber se a pessoa está apta a realizar exercícios físicos e se há algum movimento que deve ser evitado para evitar lesões. Mais uma série de cuidados são necessários por quem está praticando ou já está inserido em uma academia ao ar livre. Confira:

  • Utilizar roupas adequadas na hora dos exercícios físicos faz com que o corpo possa transpirar;
  • Tomar bastante água nos intervalos de um aparelho e outro mantém o corpo hidratado;
  • Colocar tênis esportivo para ter equilíbrio e evitar lesões;
  • Antes de qualquer atividade física é fundamental realizar um alongamento, para aquecer os músculos e evitar machucados;
  • Realizar os exercícios físicos no início da manhã, fim de tarde ou noite para evitar picos de calor e poluição;
  • Começar com poucos exercícios, carga e duração e ir aumentando gradativamente, conforme a resistência do corpo aumenta;
  • Estabelecer uma rotina de exercícios diária para acabar com o sedentarismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0