Clique aqui e envie sua mensagem

Quantas vezes por semana devo malhar?

Quantas vezes por semana devo malhar?

A resposta para essa pergunta não é exata.

Há uma série de fatores que precisam ser levados em consideração antes de dizer com que frequência alguém deve ir à academia. Nenhum corpo humano é igual a outro e, por conta disso, não dá para afirmar que existe uma regra rígida sobre isso.

Porém, levando em consideração algumas situações comuns, dá para listar aqui alguns conselhos que você deve observar antes de tomar uma decisão com relação a esse assunto.

Procure um profissional em medicina esportiva

Como dissemos acima, cada caso deve ser observado de forma individual e não é possível generalizar uma resposta para todos.

Por conta disso, o primeiro passo antes de começar a praticar exercícios físicos é procurar a orientação de um médico, que vai definir por meio de exames se você está apto para a prática.

Em seguida, caso você esteja aprovado, é hora de consultar um personal trainer ou um profissional de Educação Física. Ele é quem vai analisar quais são os seus objetivos de curto, médio e longo prazo e, baseado em suas expectativas, poderá dizer qual é a carga de exercícios ideal para você.

Pode ser que no começo, por exemplo, você precise pegar um pouco mais leve, praticando menos vezes por semana.

Como funcionam os músculos

Outro erro bastante comum é o de achar que indo a academia mais vezes – todos os dias, por exemplo – você poderá obter resultados melhores do que indo apenas três ou quatro vezes por semana. Isso é mito. A menos que você seja um atleta de altíssimo nível, não há razão alguma para treinar sete dias por semana.

Isso acontece porque a musculatura precisa descansar entre um treino e outro. Em geral, para que ocorra uma regeneração muscular adequada, é preciso deixar os músculos descansarem de dois a três dias, dependendo da intensidade dos seus exercícios. É por essa razão, por exemplo, que você não treina todos os grupos musculares todos os dias na academia.

Princípios do treinamento físico

Se você é do tipo que não tem muito tempo a perder, seja em casa ou em uma academia ao ar livre, planejar a sua semana de treinos precisa se tornar a sua principal rotina.

Ao invés de se perguntar “quantas vezes por semana devo malhar”, você deveria se questionar “qual é a qualidade do treino que eu espero”.

De nada adianta você ir todos os dias para a academia e cumprir aquela sua sequência básica de exercícios se eles forem feitos com pouca vontade ou mesmo ás pressas, para “se livrar”.

O bom treino é aquele que é feito com calma e em que os movimentos são executados com perfeição e qualidade, não importando quantas repetições sejam necessárias.

Objetivo na academia

Ao frequentar uma academia ao ar livre, é comum que muitos atletas fiquem tímidos nas primeiras semanas e acabem “copiando” treinos de outras pessoas para tentar seguir um ritmo similar. Esse é um dos maiores erros que você pode cometer.

Cada treino deve ser feito de forma específica para uma única pessoa, que tem objetivos diferentes e características diferentes de treino.

Se a sua meta é ganhar massa muscular, por exemplo, de nada vai adiantar pegar pesado em exercícios que farão você, prioritariamente, perder peso. Além disso, algumas pessoas têm dificuldades para fazer certos movimentos – como agachamentos, por exemplo.

Insistir em exercícios que são mais prejudiciais do que benéficos para o seu corpo também não é a melhor das ideias que você pode seguir.

Quantas vezes por semana devo malhar, afinal?

A resposta final à pergunta quantas vezes por semana devo malhar não existe, mas baseado nas tendências na maioria das pessoas, dá para apontar alguns caminhos que podem ser seguidos por todos aqueles que estiverem começando uma nova rotina de exercícios.

Aqueles que são novatos, não devem dispender mais do que dois ou três dias da semana na academia.

Esses intervalos são o tempo necessário para a musculatura se regenerar e, quando você está começando, é natural que os músculos doam um pouco mais até que eles se acostumem com as mudanças pela qual o corpo está passando.

Esse é o momento também de ficar de olho no seu metabolismo. O corpo vai pedir mais energia para ser consumida e você terá também que moldar seus hábitos alimentares para obter melhores resultados.

Depois de um certo tempo, quando você estiver com mais prática e com o corpo melhor adaptado às novas exigências, você pode aumentar a frequência para três a cinco vezes por semana. Caso essa seja sua carga de treinos, lembre-se de alternar os grupos musculares trabalhados para garantir que, ainda assim, o tempo de regeneração muscular seja respeitado entre uma sessão e outra.

Em caso de dúvida, peça a orientação de um profissional para que ele possa avaliar e modificar os seus treinos de acordo com o seu grau de evolução, seja em uma academia ao ar livre ou em uma moderna sala de musculação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0