Clique aqui e envie sua mensagem

Manutenção de aparelhos de academia ao ar livre: como funciona?

Manutenção de aparelhos de academia ao ar livre: como funciona?

Aprenda tudo o que você precisa saber sobre a manutenção dos equipamentos!

As academias ao ar livre são uma grande tendência da atualidade, já que é possível encontrá-las em condomínios, praças e parques. Porém, a manutenção de aparelhos de academia ao ar livre ainda é uma dúvida comum.

Os benefícios desses equipamentos são amplamente conhecidos, mas pode ser que alguns interessados fiquem em dúvida quanto à manutenção.

Chegou a hora de eliminar essas dúvidas! Nós separamos todas as informações sobre a manutenção dos aparelhos, de modo que você conheça como o processo funciona.

Como é a manutenção de aparelhos de academia ao ar livre de caráter preventivo?

Muito simples e prática. Esse também é um detalhe analisado por empresas, administradores de condomínios e gestores de subprefeituras antes da aquisição, e as grandes cidades que já aderiram às academias ao ar livre são uma prova de que os resultados foram positivos.

Há três tipos de manutenção, cada um com a sua periodicidade. São eles:

Inspeção semanal

A cada semana, deve-se fazer uma inspeção visual no equipamento ao redor de toda a sua superfície, de modo a ter certeza que não existe qualquer tipo de rotura ou imperfeição nas partes metálicas ou plásticas.

Pode ser que os danos sejam pequenos ou quase imperceptíveis, mas caso identificados, é de suma importância tomar nota deles para que o problema seja solucionado antes que aumente e se torne mais grave.

Inspeção mensal

Mensalmente, a manutenção de aparelhos de academia ao ar livre de caráter preventivo consiste em verificar a uniformidade do funcionamento das articulações, que deve acontecer de maneira suave.

Caso se perceba que os movimentos estão travados ou incorretos, então a recomendação é aplicar um desengripante para poder eliminar eventuais corrosões e, assim, permitir que o aparelho volte a funcionar normalmente.

Ainda que seja algo simples, essa é uma etapa bem importante para o funcionamento do equipamento, já que evita solavancos, travadas e movimentos irregulares, que podem tanto prejudicar a prática de exercícios quanto ocasionar em lesões.

A estabilidade estrutural do equipamento também deve ser averiguada em busca de eventuais partes ou articulações que possam apresentar algum tipo de comprometimento.

Por fim, os parafusos, porcas e suas respectivas proteções devem ser observadas com atenção, para que consigam desempenhar sua função da maneira correta.

Manutenção anual

Por fim, ao menos uma vez por ano, é importante proceder com uma etapa mais intensa da manutenção de aparelhos de academia ao ar livre, que é a verificação de sua cimentação.

Os equipamentos ficam chumbados com cimento no chão, o que assegura sua plena estabilidade para a prática de exercícios, e a presença de qualquer tipo de problema na cimentação deve ser averiguada e, quando necessário, corrigida.

Mesmo com a pintura feita através do método eletrostático epóxi, pode ser que o equipamento apresente indícios de corrosão causados pela ação do tempo ou pelo contato com outras substâncias, os quais devem ser procurados na inspeção anual.

equipamentos de academia ao ar livre em frente a uma praça

Como proceder com a manutenção dos equipamentos?

As inspeções são feitas para verificar o estado geral do aparelho, mas caso se encontre algum problema ou imperfeição, deve-se proceder com a sua manutenção, a qual pode ser feita pelo proprietário em certas ocasiões e apenas por especialistas em outras.

Certos serviços são mais simples, como o uso de desengripante em articulações que estejam com problemas. Isso pode ser feito através da aquisição de um produto de boa qualidade e de sua posterior aplicação, que é rápida e simples.

A presença de irregularidades na cimentação, como rachaduras e imperfeições, também pode ser considerada como uma manutenção de aparelhos de academia ao ar livre que pode ser feita pelo proprietário ou por pessoas especializadas na área.

Porém, quando se trata de algo que afeta diretamente o equipamento, como peças quebradas, com roturas, imperfeições ou qualquer outro tipo de problema em sua estrutura, deve-se procurar serviços profissionais de manutenção e reforma de academia ao ar livre.

Alguns dos serviços que podem ser feitos por uma equipe de profissionais na área são os seguintes:

  • Manutenções preventivas para evitar o desgaste natural do aparelho;
  • Substituição de peças e acessórios importantes para o funcionamento do equipamento;
  • Retoques na pintura e no acabamento do aparelho, de modo a prevenir os danos causados pela corrosão;
  • Reformas completas, que fazem com que um aparelho usado fique idêntico a um novo, tanto em relação à aparência quanto à funcionalidade.

Invista em manutenções preventivas e evite problemas com os aparelhos

É ideal sempre seguir o calendário de manutenção preventiva que vimos anteriormente e realizar as inspeções semanais, mensais e anuais, além de outras averiguações esporádicas sempre que achar necessário.

O custo da manutenção de aparelhos de academia ao ar livre de caráter preventivo costuma ser bem menor, além de evitar que ele fique sem uso devido a algum tipo de dano em suas peças e componentes. Por isso, ela sempre deve ser realizada.

Os benefícios da atividade física são muitos, mas eles não podem ser obtidos adequadamente se o aparelho de ginástica ao ar livre estiver danificado. Por isso, as manutenções são muito importantes, até mesmo para evitar acidentes.

Quando estiver em sua alçada, é possível intervir para a manutenção do aparelho, como em lubrificações e melhorias na cimentação, por exemplo. Porém, sempre que passar disso, contrate um serviço profissional de manutenção e reforma.

A Ginast oferece serviços de manutenção a seus clientes, bem como para equipamentos de outros fabricantes, de modo que seu funcionamento ocorra da maneira ideal e, assim, eles possam ser utilizados com total segurança.

Invista na manutenção de aparelhos de acade mia ao ar livre e veja como sua durabilidade será muito maior. Assim, mesmo depois de anos, a academia ao ar livre estará em perfeitas condições de uso, o que caracteriza um ótimo custo-benefício!

DEIXE UMA RESPOSTA

2 respostas para “Manutenção de aparelhos de academia ao ar livre: como funciona?”

  1. […] manutenção de aparelhos de academia é um procedimento relativamente raro, já que eles são desenvolvidos com materiais de alta […]

  2. Neuci disse:

    Vocês tem algum representante em Curitiba que faz manutenção em aparelhos de Academias ao Ar Livre?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0