Clique aqui e envie sua mensagem

Setor de compras: como atuar na licitação de academia ao ar livre?

Setor de compras: como atuar na licitação de academia ao ar livre?

A aquisição de produtos e serviços para o setor público não ocorre por meio da simples compra: é necessário contar com a realização da chamada licitação. Por isso, compradores e profissionais do ramo devem entender como funciona uma licitação, seja de academia ao ar livre ou qualquer outro projeto.

Composta por algumas regras específicas e seguindo o regulamento da Lei Federal nº 8.666/1993, a licitação de academia ao ar livre deve ser rigorosamente cumprida. Caso contrário, o procedimento licitatório pode ser considerado inválido — o que significa perda de tempo e energia.

Se você atua no setor de compras de uma empresa e deseja saber mais sobre o universo das licitações, continue a leitura. Explicamos tudo a respeito da licitação de academia ao ar livre!

Por que entender como funciona a licitação de academia ao ar livre?

A licitação é o procedimento de compra do setor público. Ela foi instituída de forma legal para evitar fraudes, justamente com o intuito de proteger o dinheiro público.

Por ser um instituto importante, ele deve ser bem compreendido, principalmente por quem atua com licitações de forma cotidiana. São diversas etapas de condução, e cada uma delas representa um passo importante durante esse procedimento.

Saber como funciona uma licitação significa reduzir custos, afinal, a partir da busca por produtos com preço mais baixo e boa qualidade, um melhor trabalho é realizado. Assim, o setor de compras passa a ter mais reconhecimento dos gestores, o que pode influenciar, inclusive, em recompensas salariais.

Como atuar em uma licitação de academia ao ar livre?

Você sabe como atuar em uma licitação de academia ao ar livre? Veja, a seguir, dicas para realizar com maestria esse trabalho!

Verificar os preços

Como a licitação é utilizada justamente para evitar gastos desnecessários de dinheiro com aquisições para o setor público, o preço dos insumos é o primeiro item a ser verificado.

Por isso, é preciso contar com produtos com preços competitivos. Afinal, participar de licitações com itens de valor muito mais alto do que o usual poderá significar a perda do certame.

Avaliar o preço combinado com a melhor proposta técnica

A combinação de preço e melhor proposta técnica também é um aspecto que deve ser levado em consideração. Isso porque, por vezes, a licitação é bastante específica e requer itens mais complexos.

Sendo assim, a questão do preço mais alto pode ser relativizada. No entanto, uma boa proposta técnica deve ser elaborada como uma forma de balancear o valor mais alto necessário.

Entenda como equacionar esses dois fatores, avaliando o preço combinado com a melhor proposta técnica. Além disso, adquira bons produtos para oferecer em futuras licitações.

Elaborar o orçamento de acordo com o edital

O procedimento licitatório é regido pela própria legislação e, também, pelo chamado edital. Esse segundo nada mais é do que uma cartilha contendo todas as normas para o certame. Logo, ela vincula todos os atos e deve ser totalmente cumprida.

O preço também é definido em edital e, por isso, o orçamento precisa seguir as normas elaboradas. Geralmente, esse item não funciona de forma fechada, mas, sim, a partir de um limite de valor.

Portanto, avalie todos os itens presentes no edital e elabore uma proposta condizente e diferenciada durante a participação em uma licitação de academia ao ar livre ou outra de seu interesse.

Verificar os prazos de entrega

Os prazos de entrega também são definidos de forma prévia no edital constante. Por isso, de nada adianta oferecer os produtos com melhor o custo-benefício se você ultrapassar as datas solicitadas.

Para garantir uma boa participação nas mais diferentes licitações, o fornecedor deve buscar insumos de empresas confiáveis. Já imaginou adquirir um produto, vencer uma licitação e não conseguir realizar a entrega por uma falha da empresa fornecedora?

Confira o histórico da empresa no mercado e faça uma escolha mais consciente. Lembre-se de que o descumprimento dos itens do edital pode significar a perda do certame, abrindo espaço para o segundo colocado. Não corra esse risco!

Onde conseguir equipamentos para esse tipo de obra?

A licitação para a composição de uma academia ao ar livre é bastante específica — seja pelo tipo de equipamento requerido, seja pela instalação dos produtos solicitados.

Esse fator acaba significando uma vantagem e uma desvantagem. Ao mesmo tempo em que não existem tantas empresas vendendo esse tipo específico de insumo, grande parte dos empreendimentos existentes no mercado é de confiança.

Em uma área incomum de atuação, empresas com bom histórico de trabalho são garantia de produtos de qualidade. Para não errar em sua escolha, verifique quem está há bastante tempo no mercado e faça um ótimo negócio com o fornecedor eleito.

A Ginast é um bom exemplo para se confiar. Especialista na fabricação e na distribuição de academias ao ar livre e parquinhos, ela fornece projetos customizados, realiza a entrega dos produtos em todo o Brasil e ainda oferece garantia de dois anos para os equipamentos.

Além de ser pioneira no ramo de academias ao ar livre no Brasil, a empresa conta com um setor de engenharia para oferecer serviços extras aos clientes. Por isso, se você deseja algum produto mais específico para atender aos editais de licitação, saiba que é possível elaborá-lo.

Saber onde conseguir os equipamentos para licitações é um ponto essencial. Como o ganhador do certame deve cumprir todos os requisitos, a entrega do insumo adquirido deve ser realizada no prazo estabelecido. Por isso, conte com um fornecedor confiável no mercado.

Para participar de uma licitação de academia ao ar livre ou fornecer os equipamentos necessários para quem deseja cumprir essa tarefa, é importante entender como funcionam todas as etapas do certame. Se quer ter sucesso nessa empreitada, atente para as dicas apresentados ao longo deste artigo. Boas vendas!

E então, gostou de saber como atuar em uma licitação de academia ao ar livre? Para alcançar bons resultados, conte com o apoio da Ginast. Entre em contato conosco para tirar as suas dúvidas e receber a orientação adequada sobre os nossos equipamentos e projetos. Estamos prontos para auxiliar você!

0