Clique aqui e envie sua mensagem

Escolha dos Equipamentos para a sua Academia ao Ar Livre

Escolha dos Equipamentos para a sua Academia ao Ar Livre

Saiba quais são os cuidados que você deve tomar antes de comprar os equipamentos de uma academia ao ar livre.

Cada vez mais comuns nos centros urbanos, a academia ao ar livre também ganham espaço em condomínios residenciais e em empresas. Com as vantagens de oferecer aparelhos para a prática de exercícios físicos sem mensalidade e em um local de fácil acesso, cresce o interesse pela instalação dessa modalidade de academia.

Porém, antes de simplesmente comprar alguns equipamentos, você deve conhecer alguns cuidados e precauções que devem ser observados no processo de contratação de uma academia ao ar livre.

Como contratar academias ao ar livre para espaços públicos

Em geral, quando se considera contratar uma academia ao ar livre para praças e parques públicos, a decisão costuma ser tomada pela administração municipal, estadual ou nacional – dependendo de quem for a responsabilidade sobre o local.

A partir disso, o mais comum é que se abra um pedido de licitação para que sejam contratados os prestadores dos serviços necessários para adaptar o local escolhido para a instalação e também o fornecedor dos equipamentos da academia ao ar livre.

É importante prever em contrato questões manutenção, reparos e eventuais trocas de peças e equipamentos da academia.

Academia ao ar livre para condomínios residenciais

O pedido da instalação de uma academia ao ar livre pode partir de alguns condôminos, preocupados com sua saúde, ou até mesmo ser uma sugestão da administração do prédio. Independente da origem da ideia, os moradores precisam estar cientes sobre o projeto e aprová-lo em assembleia.

O primeiro passo nessa situação é fazer um planejamento financeiro, incluindo os serviços de consultoria, procedimentos de adequação do espaço e aquisição e manutenção dos aparelhos. Esse planejamento deve ser apresentado em uma reunião de condomínio, sendo que sua aprovação pode requisitar um quórum de pelo menos dois terços dos condôminos, dependendo da convenção local.

É papel do síndico verificar se o regimento interno e a legislação local permitem a construção de um novo espaço no condomínio (caso seja necessário dispor de um novo local). Da mesma forma, é preciso verificar se realmente é permitido transformar uma área já existente e que já possui outras funções em um espaço dedicado a uma academia ao ar livre.

Academia ao ar livre para empresas

Além de administrações públicas e condomínios residenciais, as empresas também podem se interessar pela instalação de uma academia ao ar livre. Considerando a promoção do bem-estar e da saúde dos seus empregados, em uma inspiração que vem das grandes empresas de tecnologia famosas internacionalmente, tem se tornado cada dia mais comum o interesse de empresas privadas por oferecer um espaço para a prática de exercícios físicos aos seus colaboradores.

Nesse caso, a contratação de uma academia ao ar livre não dependerá de uma licitação, mas sim de uma aprovação do projeto pelas áreas de Recursos Humanos, Administração e Financeiro.

Uma vez aprovado o projeto, os passos para a contratação e a instalação da academia ao ar livre em uma empresa serão muito parecidos com o processo que deve acontecer em um condomínio residencial. Confira a seguir.

Avalie o espaço disponível

A primeira etapa para a contratação de uma academia ao ar livre é ter ciência do espaço disponível para a instalação dos equipamentos. Saiba que o número de aparelhos que podem ser corretamente instalados depende do espaço que a academia poderá ocupar.

Tenha em mente que, além do espaço ocupado pelos próprios equipamentos, ainda será necessário observar a distância mínima recomendada entre os aparelhos e a distância deles até paredes, colunas, muros e outros obstáculos.

Nessa fase, pode ser interessante já dispor da consultoria de uma empresa que comercialize os equipamentos, como a Ginast, para que as distâncias de segurança sejam devidamente certificadas.

Faça as adequações necessárias ao espaço

Antes de fechar a compra dos equipamentos da academia ao ar livre, é preciso que o local escolhido para receber os aparelhos esteja plenamente adaptado para a sua instalação. Uma das questões a ser observada é a proximidade com as unidades residenciais, pois uma nova área de lazer poderá causar alguns ruídos aos moradores que estão mais próximos. Para evitar esse problema, devem ser avaliadas soluções para a redução de ruídos, como uma barreira de vegetação.

Outro ponto de cuidado é a estrutura do local, como o tipo de piso. Será necessário verificar a possibilidade de utilizar grama natural (ou plantar), instalar grama sintética ou mesmo verificar se é possível manter o piso que já está instalado, evitando um custo extra na contratação da academia.

Além disso, é necessário avaliar a iluminação do local para que os aparelhos possam ser utilizados também no período noturno. Lembre-se: muitos condôminos ou empregados só vão poder frequentar a academia depois do horário comercial, quando muitas vezes já não há mais luz natural disponível.

Escolha dos equipamentos

O síndico ou a pessoa responsável pela execução do projeto da instalação da academia ao ar livre deve procurar uma consultoria profissional para decidir quais equipamentos deverão ser adquiridos. Por exemplo: não será muito proveitoso instalar equipamentos que permitem trabalhar apenas os músculos dos membros superiores e não dispor de aparelhos para o exercício envolvendo os músculos dos membros inferiores.

Um profissional da área de Educação Física especializado na montagem de academias ou mesmo um fornecedor qualificado dos aparelhos podem auxiliar nesse processo. Por meio da avaliação das necessidades e interesses dos futuros usuários, dos recursos financeiros e do espaço disponível, eles podem sugerir a melhor combinação dos aparelhos para a instalação da academia ao ar livre.

Principais equipamentos da academia ao ar livre

Cuidados na hora de escolher o fornecedor

Na hora de comprar os equipamentos, tenha em mente que é bom evitar a aquisição de produtos importados ou de procedência desconhecida. No primeiro caso, a manutenção e as possíveis trocas de peças podem ser dificultadas, enquanto o segundo caso ainda tem o agravante da segurança.

Os aparelhos devem ser devidamente certificados por órgãos creditados pelo Inmetro, e o fornecedor deverá informar a garantia oferecida. Verifique se o fornecedor tem autorização para atuar no país e estabeleça um contrato prevendo as condições de instalação e manutenção dos aparelhos, além de possíveis sanções em caso de descumprimento. Sempre contrate um fornecedor sério e reconhecido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0