Clique aqui e envie sua mensagem

Equipamentos para academia ao ar livre, quais as melhores opções?

Equipamentos para academia ao ar livre, quais as melhores opções?

Quando se planeja fazer uma academia ao ar livre com pouco espaço, alguns equipamentos podem ter que ser deixados de lado. Conheça as melhores opções!

Uma nova forma de se exercitar

Ficou mais fácil se exercitar e sair do sedentarismo com as academias ao ar livre, que oferecem saúde e bem-estar a quem utiliza.

Implantadas em praças e parques, elas contam com um circuito de aparelhos que focam na musculação e alongamento corporal e podem ser utilizadas de maneira gratuita, 24 horas por dia.

Porém, como ocorre com toda atividade física, antes de começar a utilizar os equipamentos para academia ao ar livre, fale com um profissional de saúde para avaliar se você está apto a realizar esse tipo de exercício.

Caso você apresente algum problema ósseo ou muscular, ele poderá indicar alternativas, evitando, assim, que você sofra uma lesão ao invés de ficar mais saudável.

Como iniciar uma rotina de treino

Em algumas academias ao ar livre, é possível encontrar educadores físicos que oferecem boas dicas para aproveitar os aparelhos, para montar o treino de acordo com os objetivos de cada usuário e para garantir que o equipamento seja usado corretamente.

Caso a academia mais próxima de sua casa não conte com esse profissional, você pode verificar as instruções contidas em cada equipamento e a área do corpo que ele vai trabalhar.

Para utilizar a esse tipo de espaço público da melhor forma possível, também é necessário:

  • Identificar o melhor horário para prática de exercícios;
  • Realizar alongamentos antes e depois de praticar;
  • Aquecimento antes de praticar exercícios, para evitar câimbras e dores;
  • Usar roupas adequadas e calçar tênis;
  • Caso você treine durante o dia, não se esqueça do boné e do protetor solar;
  • Realizar o movimento no aparelho de forma lenta e progressiva;
  • Manter a postura recomendada em todos os exercícios;
  • Hidratar-se muito bem entre os intervalos das séries;
  • Não realizar os exercícios se sentir alguma dor, tontura, fadiga ou mal-estar;
  • Não utilizar os equipamentos todos no mesmo dia. Divida-os conforme a área do corpo, por exemplo membros inferiores e superiores, ou conforme a disponibilidade da academia;

Além destes fatores, antes de partir para a atividade física, é fundamental uma alimentação rica em carboidrato, que oferece uma reserva de energia suficiente ao organismo para a prática.

Nos primeiros 30 minutos de exercício, o corpo irá queimar essa reserva e, após este período, ele irá buscar outro tipo de combustível para que se mantenha ativo, queimando a gordura corporal. O jejum antes da prática de exercícios físicos pode provocar baixos níveis de glicose no sangue, o que causa náuseas, tonturas e, em alto grau, desmaios e convulsões.

Projeto de academia ao ar livre

Os equipamentos para academia ao ar livre compõem um circuito que trabalha a musculatura de diferentes partes do corpo. Além disso, alguns deles possuem o intuito de alongar músculos e fortalecer articulações e são indicados para usuários da terceira idade.

Para demais, eles devem ser encaixados no início do treino, antes das atividades que exigem maior força corporal.

Para quem está em busca de um treino completo, confira as opções que não podem faltar na academia ao ar livre de seu bairro:

Alongador Três Alturas

O alongador é um aparelho indicado para as pessoas da terceira idade e também para os mais jovens se alongarem antes de um treino mais intenso.

Uma das melhores opções é o alongador três alturas que permite o uso de pessoas com diferentes estaturas.

Ele estimula o sistema nervoso central por meio do alongamento e fortalece os grandes grupos musculares.

Alongador Três Alturas
Alongador Três Alturas

Aparelhos de Rotação

Os aparelhos de rotação possuem o objetivo de aquecer e alongar os braços e os ombros. Ele é muito indicado para pessoas da terceira idade, pois auxilia na diminuição das dores articulares, e recomendado para os demais usuários antes de treinos de força.

As principais opções são:

Aparelhos de Rotação

Esquiador

Este aparelho foi desenvolvido para fortalecer a musculatura da coxa e dos glúteos, mas também permite que pernas e braços sejam exercitados se o usuário utilizar a adaptação de braço e costas e colocar força na parte superior de seu corpo.

Já se depositar mais força nas pernas, o efeito estará sobre quadril e pernas. Porém, é importante ficar atento caso apresente pré-disposição a tendinite e bursite, pois o exercício pode agravar o quadro.

As principais opções são:

Simulador de Remo

Neste aparelho o usuário realiza o mesmo movimento de uma pessoa que pratica remo. Ele é indicado para a musculatura das costas e ombros, e deve ser executado com os cotovelos na altura do ombro.

As principais opções são:

Supino

O supino trabalha de forma completa a musculatura do peito e é indicado para quem quer ficar mais forte e definido nesta região do corpo. O aparelho também aciona indiretamente as costas e braços exercitando essa musculatura.

As principais opções são:

Bíceps

O bíceps ativa a musculatura do braço e é indicado para quem quer fortalecer e definir a região.

As principais opções são:

Pressão de Pernas

O aparelho de extensão de perna é indicado para as pessoas que buscam exercícios de força, pois trabalha os músculos das coxas. Para realizar a extensão, coloque o peito do pé por trás do suporte e faça um movimento de força para cima.

Simulador de Leg Press

O simulador de leg press trabalha coxas e glúteos. O uso correto do aparelho requer que o usuário coloque os pés no meio do local destinado a eles e execute o movimento flexionando os joelhos, sem ultrapassar a linha do dedo do pé. O mau uso do simulador de leg press pode ocasionar lesões de menisco, distensões e rupturas parciais.

As principais opções são:

Prancha Abdominal

O aparelho ajuda a melhorar a flexibilidade e agilidade dos membros inferiores, quadris e região lombar. Usuários que possuem algum problema de coluna devem evitá-lo, pois durante a prática a coluna fica instável, podendo ser lesionada.

As principais opções são:

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0