Clique aqui e envie sua mensagem

Dicas e Apps de Celular para Montar seu Programa de Exercícios

Dicas e Apps de Celular para Montar seu Programa de Exercícios

Quer criar uma rotina de atividades físicas? Confira aplicativos e dicas para se exercitar da forma correta

O grande desafio de quem quer perder peso é justamente passar da vontade para a ação. Muitos não conseguem montar sozinhos uma rotina de exercícios e dieta – e é neste ponto que ganham destaque os apps para emagrecer.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, mostra que em 2016 havia 29 mil aplicativos voltados a emagrecimento e a exercícios físicos – número que certamente já cresceu nos últimos meses.

Hoje, esses programas auxiliam desde o planejamento até mesmo ao período pós-treino, com dicas de como relaxar e estimular a musculatura. Com poucos toques na tela do smartphone é possível criar circuitos funcionais, conferir o gasto de calorias e visualizar novos exercícios.

Porém, antes de baixar o aplicativo e sair correndo por aí, o importante é saber montar a melhor rotina de atividades para você. Não adianta tentar fazer musculação todos os dias, por exemplo, se você não tem tempo livre para isso durante a semana.

Portanto, confira algumas dicas e apps úteis para criar uma série perfeita para as suas necessidades. Assim, você estará pronto para perder peso e conseguir saúde e aquela forma física que você tanto deseja.

Conheça os seus limites

O primeiro passo para montar seu programa de exercícios é identificar os limites de seu próprio corpo. Qual a carga que ele consegue suportar? Quais as melhores atividades para trabalhar seus músculos?

Para isso, o recomendável é consultar médicos, nutricionistas e professores de educação física. Com exames e análises, esses profissionais conseguem apontar as características de seu organismo e o melhor tipo de treinamento.  

Monte uma rotina

Após conhecer mais sobre seu próprio corpo, dedique um tempo para montar sua rotina de exercícios físicos. O programa precisa ser ao mesmo tempo eficiente e acessível, para que você consiga fazer tudo o que foi planejado.

Esse ponto exige um conhecimento de seu dia a dia. Você precisa ter horários livres durante a semana para se dedicar às atividades físicas. Não é necessário se exercitar a semana inteira, desde que tenha regularidade e dedicação.

Aumente gradativamente a carga

Um dos erros mais comuns de quem monta o próprio programa de exercício é pular etapas e começar a fazer atividades mais pesadas antes da hora. O sucesso depende justamente de seguir o cronograma à risca.

Comece devagar nas primeiras semanas, para que seu corpo se acostume com os movimentos e o esforço. Depois, aumente sua série devagar até você se habituar novamente – e assim sucessivamente até chegar em um limite aceitável. Veja alguns exercícios de ginástica alternativa para você se inspirar!

Tenha cuidado com a recuperação muscular

Outro item ignorado por muitas pessoas é a necessidade de reservar um tempo após a atividade para estimular a recuperação dos músculos. Os exercícios só têm o efeito desejado quando podem “descansar”.

Não precisa, por exemplo, fazer duas séries no mesmo dia – uma por dia já é suficiente para conseguir perder peso e ganhar massa. Também aproveite e faça alongamentos antes e depois de cada rotina.  

Os melhores apps para emagrecer

Para garantir o sucesso dessa empreitada, você pode contar com o auxílio da tecnologia. Ao invés de montar uma planilha de forma manual, há diversos aplicativos que auxiliam não só na preparação, mas compilam dados para melhorar seu desempenho. Confira:

MyFitnessPal

Não chega a ser um aplicativo de exercício. Nele, o usuário informa os alimentos e líquidos consumidos no dia e as atividades feitas no mesmo período. Com esses dados, o próprio programa calcula quantas calorias você precisa gastar para atingir sua meta de peso.

Sua única desvantagem é ser pago, mas está tanto no Google Play quanto na Apple Store. Apesar disso, o controle que ele exerce sobre nossa dieta e programa de treinamento o torna um dos melhores apps para emagrecer.

Sworkit

O aplicativo foi criado para sanar um dos principais problemas de quem deseja se exercitar sozinho: a falta de uma referência na execução correta das atividades. Ele traz vídeos explicativos de exercícios de força, aeróbica, entre outros.

Além disso, é possível montar programas que duram entre 5 e 60 minutos sem a necessidade de algum aparelho específico. Sua versão gratuita funciona muito bem, mas também há a versão Pro. Ele pode ser utilizado em aparelhos Android e iOS.

My Training

Desenvolvido no Brasil, o aplicativo combina o planejamento dos treinos com uma rede social. É possível, por exemplo, acompanhar o que outros usuários estão treinando, dar sugestões e até mesmo comparar o desempenho.

Em sua programação, é possível criar diversos planejamentos envolvendo musculação e circuito funcional. A boa notícia é que ele é totalmente grátis, mas atualmente está disponível apenas para aparelhos iPhone. Veja dez motivos para praticar exercícios físicos pela manhã!

Nike Training Club

Desenvolvido pela multinacional de calçados e equipamentos esportivos, o aplicativo permite a pessoa criar seu próprio circuito funcional. Com vídeos curtos, você vê e consegue programar treinos para músculos, alongamentos, aeróbicos, etc.

O programa também é dividido em níveis (iniciante, intermediário e avançado), respeitando os limites de cada usuário. Normalmente as atividades duram entre 15 e 60 minutos. O aplicativo é gratuito e está disponível tanto para iOS quanto para Android.

Em casa ou na academia: exercite-se

Não há segredo para quem quer perder peso. É preciso combinar uma dieta balanceada com uma rotina de exercícios físicos para queimar calorias. Seja em casa, na rua ou em uma academia, coloque seu corpo em movimento. Confira as melhores dicas para usar aparelhos de musculação.

A tecnologia, com apps para emagrecer e montar uma rotina de treinos, pode ser uma ajuda importante para quem não sabe por onde começar. Atualmente, não há mais desculpa para levar uma vida sedentária e pouco saudável.

O que você achou desses apps? Conhece mais algum que pode ajudar na hora de malhar? Deixe nos comentários e aproveite para conhecer a Ginast!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0