Clique aqui e envie sua mensagem

5 aplicativos para construção civil para facilitar o seu dia a dia

5 aplicativos para construção civil para facilitar o seu dia a dia

Existem diversos aplicativos para construção civil que podem facilitar significativamente a rotina de quem trabalha no ramo. Isso reflete a grande demanda por recursos tecnológicos nas grandes obras, visando também os benefícios econômicos.

As funcionalidades dos aplicativos são amplas e vão desde a elaboração de projeto por meio da inserção de dados da planta física até o levantamento de custos de cada detalhe do serviço a ser executado.

Se você tem interesse em conhecer os aplicativos utilizados na construção civil, não deixe de ler esse conteúdo! Vamos mostrar a importância e as principais características desses recursos tecnológicos. Acompanhe!

A importância da tecnologia na construção civil

A construção, assim como as demais áreas do mercado, recorrem a diversas ferramentas facilitadoras do trabalho. Além da agilidade na elaboração de projetos, os aplicativos podem apontar problemas e reduzir custos.

Diante disso, os engenheiros, gestores e compradores de matérias-primas devem se atualizar sobre os novos dispositivos, avaliar a funcionalidade de cada um deles e de que forma trarão benefícios às obras.

Devemos lembrar que os serviços contratados devem proporcionar o melhor custo-benefício e a eficiência. Para tanto, é preciso a elaboração de estratégias e o bom uso dos recursos disponíveis, sendo a tecnologia facilitadora nesse processo.

Quanto mais ágil e eficiente for um negócio, melhor será a credibilidade e a confiança perante os órgãos públicos, principalmente quando falamos em processos licitatórios, ou até mesmo no caso de contratação feita por empresas privadas.

Ainda mais quando lidamos com grandes obras públicas e um alto montante de recursos financeiros, os quais devem ser racionalizados e adequados para o bom andamento do projeto e sua conclusão no tempo determinado.

Os aplicativos para construção civil mais usados

Agora que você está ciente da importância dos aplicativos para construção civil, veja a seguir algumas opções mais utilizadas no ramo!

1. Project Plannig Pro

Trata-se de um software completo para gerenciar projetos de construção civil, mas que não é específico para isso. Disponível para baixar em IOS, Android, MAC, entre outros sistemas, conta com diversas funcionalidades e agrada bastante o público.

Com essa plataforma, é possível criar o projeto, adicionar tarefas, inserir recursos de modo otimizado, criar calendário para acompanhamento das atividades e monitorar a execução do plano.

Tal recurso oferece ainda outras ferramentas, como elaboração de gráficos e agendamento e duração das tarefas. Dessa forma, o profissional que lança mão dele pode gerenciar todo o projeto levando em conta suas variáveis.

As grandes limitações é que demanda tempo para dominar as potencialidades do software. Além disso, como se trata de um aplicativo pago, muitos gestores ainda não o utilizam, mesmo que obtenham inicialmente um desconto.

2. GraphPad Pro

O GraphPad Pro é um dos aplicativos para construção civil que ajudam o engenheiro a criar desenhos na escala adequada e fazer inserções durante o projeto, principalmente para auxiliar no atendimento de compradores e gestores.

Essas funcionalidades facilitam o desenho da obra a ser executada, sendo possível realizar alterações diante do cliente sem perder a precisão das métricas. Ele permite a adição de círculos e a demonstração de dimensões adequadas para facilitar a interpretação, por exemplo.

Trata-se de um aplicativo disponível no App Stores, o qual pode ser facilmente utilizado nos dispositivos móveis, como tablets. Outra vantagem é que ele possibilita a visualização do projeto no espaço público onde será executada a obra final.

3. JOBFLEX

Esse é um dos aplicativos para construção civil que estão diretamente relacionados ao levantamento de custos e planejamento do orçamento para a execução de serviços. Ainda assim, ele não é específico para esse ramo.

Com esse aplicativo, é possível personalizar informações comerciais, inserir custos de produtos, serviços de cada cliente, contabilizar os que estão em atraso, adicionar impostos para cada transação, entre outras funcionalidades.

Tendo em vista que otimizar os recursos e promover a redução eficiente dos custos é uma das grandes preocupações na atualidade, esse aplicativo é de grande valia para a construção civil.

Todavia, também é um software pago e configurado para o idioma inglês, sendo duas limitações para os compradores e gestores da construção civil. Logo, é fundamental analisar bem o orçamento antes de investir nessa tecnologia.

4. Reforma simples

O aplicativo Reforma Simples é um método que permite fazer uma estimativa dos preços dos insumos utilizados na construção civil. Ou seja, é possível calcular desde o custo unitário de cimento e argamassa, por exemplo, até o aluguel das grandes máquinas.

Essa plataforma tem a vantagem de se basear no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), que publica os preços praticados por todos os estados brasileiros.

Assim, a comparação de custos das matérias-primas será importante para negociar preços com fornecedores, avaliar a compra fora do estado de origem ou optar por insumos mais baratos e com a mesma utilidade dentro da área de cobertura.

O Reforma Simples requer assinatura para usufruir de todas as funcionalidades, e apesar de ser um aplicativo nacional, você não deve se basear apenas nos dados que ele gera para finalizar uma compra. É preciso, portanto, estar atento a outras fontes e variáveis para auxiliar durante esse processo.

5. Sienge

O aplicativo Sienge vende a ideia de ser uma ferramenta completa para construção civil, pois engloba diversas funcionalidades em uma só plataforma, ou seja, engenharia, financeiro, suprimentos e versão Go.

A empresa oferece suporte para todas as funcionalidades e preza pela integração completa dos sistemas, além de oferecer diagnóstico empresarial, implantação personalizada conforme o porte do empreendimento, suporte direcionado às metas empresariais e hospedagem de dados na nuvem.

A configuração e integração à plataforma promovem agilidade e centralização de todas as ações, de forma a propiciar uma visão completa e eficiente do negócio, principalmente sobre os custos envolvidos.

Inclusive, o software é apenas um dos serviços que a Sienge oferece para o ramo da construção civil. Quem o contrata recebe treinamento para usufruir dos recursos tecnológicos e das funcionalidades do sistema.

Os aplicativos para construção civil são excelentes ferramentas para otimizar a execução de uma obra, quantificar custos ou projetar áreas em espaços públicos e privados. Como a elaboração e o acompanhamento dos projetos são tarefas complexas, os aplicativos podem ajudar a direcionar as ações. Para tanto, é fundamental conhecer as funcionalidades e verificar quais serão mais úteis para o empreendimento, considerando inclusive os custos com a aquisição e a assinatura dessas plataformas.

Este conteúdo foi útil? Se sim e você deseja receber informações como essa diretamente em sua caixa de entrada, assine já a nossa newsletter!

0