Clique aqui e envie sua mensagem

Quais são os estados que mais têm academia ao ar livre?

Quais são os estados que mais têm academia ao ar livre?

Será que você sabe quem está na liderança?

Os aparelhos de academia pública são iniciativas de qualidade de vida que proporcionam à população a oportunidade de cuidar da saúde física e mental sem que precisem pagar por uma mensalidade, diferente do que acontece nas academias particulares.

É provável que você tenha pelo menos uma dessas perto de sua casa, do trabalho, da escola ou da faculdade, já que elas estão espalhadas por todo o Brasil, mas você sabe quais são os estados em que elas aparecem em maior número? Então vamos conhecer agora!

Aparelhos de academia pública: em quais estados elas mais aparecem?

Se o seu estado não está entre os primeiros da lista, fique tranquilo, pois a tendência é de que o número desses espaços continue a aumentar.

Cabe ressaltar que não existem números oficiais e definitivos a respeito da quantidade de locais com aparelhos de academia pública em todos os estados e que, portanto, alguns dos números podem corresponder a estimativas ou se basear em dados municipais.

São Paulo

O primeiro lugar da lista é ocupado pelo estado paulistano, o que pode ser explicado também pelo fato de ser, de longe, o que tem maior população de todo o Brasil: aproximadamente 45,5 milhões de pessoas, mais que o dobro do segundo colocado, Minas Gerais, com 21 milhões de habitantes.

Ainda que ocupe apenas a 12ª posição em extensão territorial, São Paulo é o 3º estado com maior densidade demográfica do país. Logo, o número de aparelhos de academia pública e espaços destinados para este fim acompanha o tamanho da população.

O Governo do Estado divulgou, em julho de 2018, que havia mais de 1,1 mil academias em São Paulo abertas ao público, as quais estão distribuídas por cerca de 300 municípios.

Um ponto que merece destaque é o aumento massivo em sua quantidade. No final de 2012, estimava-se que houvesse pouco mais de 300 academias em todo o estado de São Paulo, número que hoje é 366,7% maior.

Apenas na cidade de São Paulo, são mais de 500 academias ao ar livre, com lugares que se destacam, como o Parque Ibirapuera, um dos principais destinos dos amantes de exercícios físicos.

Minas Gerais

Na segunda posição aparece o estado de Minas Gerais, que tem mais de 500 academias ao ar livre em seu território.

Em abril de 2016, o Governo do Estado de Minas Gerais autorizou a entrega de 523 academias do tipo, que seriam instaladas em 330 municípios de todas as regiões do estado, iniciativa de sucesso que se repete cada vez mais no Brasil. Além disso, é provável que já houvesse outras academias quando estas foram instaladas.

Somente na cidade de Belo Horizonte, o número de espaços com aparelhos de academia pública é maior de 200, ou seja, opções não faltam para seus moradores e para quem está em regiões próximas.

Rio de Janeiro

O estado fluminense aparece na terceira posição, com algo em torno de 300 academias ao ar livre. O número é consideravelmente menor que o de São Paulo, mas ao comparar o tamanho da população, a proporção é bem próxima.

A prática de atividades físicas é algo inerente ao estado, que é repleto de belas praias e possui um clima quente bem característico, o que atua como um incentivo natural para sua realização.

Apenas na capital carioca há pelo menos 200 lugares com equipamentos de academia pública, que se mostram como boas alternativas para quem não quer se exercitar na praia ou mesmo para complementar tais atividades.

Paraná

O Paraná é outro dos que possuem mais academias ao ar livre em seu território. De acordo com dados do início de junho de 2019 referentes à capital, Curitiba, há 236 academias ao ar livre na cidade, o que coloca o estado merecidamente entre os líderes no oferecimento de tais espaços aos seus habitantes.

Como curiosidade, cabe ressaltar que a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, da Prefeitura Municipal de Curitiba, possui uma página em seu site com uma lista atualizada das academias instaladas, divididas por regional e com seus respectivos endereços.

Curitiba também é uma cidade com número considerável de idosos, o que faz com que o número de academias para terceira idade (ou ATIs) seja bem grande e permita a este grupo a realização de exercícios em equipamentos de academia pública seguros e voltados às suas condições e necessidades.

Academia ao ar livre: uma tendência que ganhou o Brasil

Mesmo que não haja números definitivos sobre a quantidade de espaços em todo o Brasil, não há como negar que eles estão aumentando, seja em dados concretos, como no crescimento apresentado no estado de São Paulo, ou na prática, com academias inauguradas nas diferentes regiões do país.

Grandes cidades já aderiram às academias ao ar livre, o que é ótimo por poder atingir uma maior parcela de pessoas, além de deixar clara a importância de cuidar da saúde e do bem-estar da população.

Porém, isso não quer dizer que não seja possível iniciar um projeto de academia ao ar livre em pequenas cidades, muito pelo contrário, já que todos merecem ter acesso a alternativas para a prática de atividades físicas com qualidade.

Os equipamentos de academia pública ajudam na saúde da população e podem reduzir a demanda por tais serviços, já que quem se exercita naturalmente se transforma em uma pessoa mais saudável e, consequentemente, com menor probabilidade de ficar doente.

Os benefícios dos exercícios físicos para o corpo e a mente são muitos e devem ser aproveitados pelo máximo possível de pessoas, o que pode melhorar consideravelmente suas vidas já a curto prazo.

Aproveite cada academia ao ar livre perto de sua casa, do trabalho ou das regiões próximas. Assim, você mostra que os aparelhos de academia pública tiveram uma ótima aceitação por parte da população e colabora para que seu número possa aumentar cada vez mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0