Clique aqui e envie sua mensagem

Academia Para Deficientes: Como São os Equipamentos Adaptados?

Academia Para Deficientes: Como São os Equipamentos Adaptados?

Portadores de necessidades especiais contam com equipamentos desenvolvidos especialmente para que possam se exercitar com conforto e segurança

Além de contar com uma melhor infraestrutura urbana, existem também aparelhos de academia para deficientes.

Uma pesquisa feita pela ONG Deficiente Saudável apontou que 10% da população terá algum tipo de deficiência física ao longo da vida, seja ela temporária (como um braço ou uma perna quebrada) ou permanente (como paraplegia ou tetraplegia).

Isso mostra que muitas pessoas precisam de equipamentos adaptados para que tenham uma saúde melhor. Felizmente, existem vários desses aparelhos, capazes de melhorar a forma física e também o condicionamento com conforto e segurança!

Qual é a Importância de Uma Academia Para Deficientes?

A manutenção de uma boa forma física pelos deficientes é um pouco mais complicada, já que os equipamentos convencionais das academias não são capazes de suportar suas necessidades especiais.

Caso eles tentem usar esses aparelhos ainda assim, o resultado obtido em seu corpo não será tão eficiente, além da falta de segurança durante cada exercício, que pode causar lesões e ferimentos sérios.

Por isso, uma academia para deficientes é obrigatória para que eles cuidem da sua saúde sem limitações, já que os equipamentos são adaptados às suas necessidades, e não o contrário.

Além da questão física, há outro ponto importante: a inclusão social de deficientes. Os aparelhos de academia para portadores de necessidades especiais fazem com que eles se sintam parte integrante da sociedade, o que ajuda na autoestima e autoconfiança.

Até pode se tentar usar alguns dos equipamentos e acessórios de ginástica e musculação convencionais, mas para uma experiência segura e saudável, tanto física quanto psicologicamente, as academias para deficientes são a melhor escolha.

Equipamentos de Academia Adaptados Para Deficientes Físicos

Com todos esses aparelhos, os portadores de necessidades especiais terão opções de sobra para cuidar da saúde e da boa forma!

Remada

Nós já fizemos aqui um review do aparelho de remo e sabemos como ele pode ser ótimo para a saúde. Em sua versão adaptada para deficientes físicos, também é possível aproveitar todos os seus benefícios!

O aparelho de remada APE AS17 fortalece toda a musculatura dos ombros e das costas através de um movimento idêntico ao que é feito para remar em barcos e botes, tudo isso com a praticidade e a segurança de estar em terra firme.

O equipamento não pode faltar em nenhuma academia para deficientes, já que exercita praticamente todos os músculos dos membros superiores.

Supino

O supino é um dos exercícios preferidos das academias, já que fortalece os braços, o ombro e também o peitoral, o que é essencial para ter uma silhueta mais trabalhada.

A mesma experiência pode ser obtida por portadores de deficiências físicas através do aparelho de supino APE AS20. Seus resultados no corpo podem ser notados dentro de pouco tempo, ainda mais quando há uma rotina bem definida de exercícios.

Graças à preferência que o equipamento tem entre os praticantes de exercícios físicos, ele também é um dos mais utilizados na academia para deficientes.

Supino PCD

Veja também – Corpo e mente: conheça os benefícios dos exercícios físicos!

Desenvolvimento

O aparelho de desenvolvimento para cadeirante é ótimo para diversificar os exercícios. Além de trabalhar a musculatura do peitoral, dos braços e dos ombros, ele permite que o praticante do exercício se apoie e fique fora da cadeira.

Com vários níveis, a recomendação é de que quem pratica o exercício comece com a altura mais baixa e, então, progrida com o passar do tempo, para que o impacto no corpo não seja muito grande.

Essa adaptação para as academias de deficientes físicos é ótima, já que foge um pouco da maioria dos exercícios, realizados com o praticante sentado.

Rotação Vertical com Diagonal Duplo

Além da força dos músculos, também é muito importante ter articulações com boa mobilidade. Assim, todas as atividades do dia a dia se tornarão mais simples e práticas.

O aparelho de rotação vertical com diagonal duplo APE AS19 é recomendado para trabalhar a mobilidade das articulações dos cotovelos e ombros, de modo que essas atividades sejam feitas com tranquilidade.

Um dos lados do aparelho foi desenvolvido para a rotação diagonal, que pode ser feita com os dois braços ao mesmo tempo, enquanto o outro lado é voltado para a rotação vertical, com exercícios alternados entre os dois braços.

Não deixe de ver – Parar de fumar: confira as melhores dicas!

Voador Peitoral com Dorsal

O voador peitoral com dorsal APE AS21 é um equipamento desenvolvido especialmente para trabalhar a musculatura da região do peitoral, que melhora a forma física e também as condições de locomoção no dia a dia.

Sua funcionalidade é muito grande em uma academia para deficientes, que costuma ter muitos equipamentos que ajudam a desenvolver os músculos dos braços, mas nem tantos para o tronco.

Cada um dos dois lados do equipamento é utilizado para a realização de um exercício diferente, o que o torna ainda mais versátil.

Trabalhe o Corpo e a Mente ao Mesmo Tempo!

A tecnologia a serviço dos exercícios físicos tem muito a agregar nessa área, já que coloca as necessidades dos praticantes em primeiro lugar e desenvolve soluções que sejam mais benéficas e viáveis.

Sua importância é ainda maior quando se trata de uma academia para deficientes, que precisa ser planejada e desenvolvida com ainda mais atenção às necessidades de quem possui limitações físicas.

Portadores de necessidades especiais também podem – e devem – se exercitar, já que isso fará com que sua saúde seja muito melhor, a curto, médio e longo prazos, além da sensação de bem-estar proporcionada pela liberação da endorfina durante o exercício.

Investir em academias ao ar livre para deficientes físicos, seja em praças, condomínios ou demais espaços abertos, é uma ótima escolha, tanto para a saúde quanto para a conscientização da população.

Por isso, não perca mais tempo e conheça todos os equipamentos de academia ao ar livre para deficientes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0