Clique aqui e envie sua mensagem

Academia ao Ar Livre: Veja como Aproveitar cada Aparelho

Academia ao Ar Livre: Veja como Aproveitar cada Aparelho

Saiba quais são as atividades mais recomendadas para pessoas de terceira idade ao frequentar os equipamentos de uma academia ao ar livre

Ambiente agradável, sem hora para fechar e ainda sem precisar pagar nada. Para aqueles que sempre encontram uma desculpa para fugir dos exercícios, uma academia ao ar livre coloca um fim definitivo a todos os contratempos que você possa listar. Manter o sedentarismo tendo por perto equipamentos de qualidade para uso gratuito chega a ser quase um contrassenso.

Para quem está na terceira idade, frequentar regularmente uma academia ao ar livre pode fazer toda a diferença não apenas para garantir uma saúde melhor, mas também como forma de interagir com outras pessoas e evitar males como a depressão. Por isso, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre os aparelhos mais comuns que você vai encontrar em espaços como esses.

Não se esqueça que, antes de fazer qualquer tipo de exercício físico, a dica é que você procure orientação do seu médico, para que ele possa liberar você após fazer alguns exames de rotina. Feito isso, comece de forma leve nas primeiras semanas, até que seu corpo se acostume com o novo ritmo de treinos e possa se tornar cada vez mais adaptado a uma vida ativa.

Não tem desculpa para fugir dos exercícios, uma academia ao ar livre coloca um fim definitivo a todos os contratempos.

Simulador de Caminhada

Os simuladores de caminhada estão entre os equipamentos mais comuns de serem encontrados nas academias ao ar livre. Eles são ideias para locais em que as pistas de caminhada têm terrenos acidentados ou quando você estiver pensando em fazer um treino um pouco mais específico e sem distrações. O seu principal objetivo é o desenvolvimento da coordenação motora e o aumento da mobilidade dos membros inferiores. É um dos aparelhos mais fáceis de serem utilizados.

Conheça mais sobre esse aparelho em: Caminhada Individual

Esqui

Embora ele possua uma estrutura bastante similar à dos simuladores de caminhada, o grande diferencial aqui é o fato de que este equipamento estimula não apenas os membros inferiores, mas também os quadris e os membros superiores. Seu uso visa aumentar a flexibilidade e também melhor as suas funções cardiorrespiratórias. Requer um pouco mais de cuidado nas primeiras utilizações, mas é seguro e prático.

Conheça mais sobre esse aparelho em: Esqui Individual

Pressão de pernas

Outro equipamento recorrente em uma academia ao ar livre são os bancos para pressão de pernas. Como o próprio nome indica, esse aparelho estimula o fortalecimento da musculatura das coxas, dos quadris e das pernas. Sua utilização é extremamente simples e permite que o usuário possa fazer as suas atividades sentado. Outra vantagem é que os aparelhos costumam ser duplos, ou seja, duas pessoas podem se exercitar ao mesmo tempo.

Conheça mais sobre esse aparelho em: Pressão de Pernas

Alongador

Antes de começar a praticar qualquer exercício, os profissionais de Educação Física recomendam que você alongue o seu corpo para evitar o surgimento de lesões. O alongador serve justamente para isso. Basta segurar com as duas mãos no ponto mais alto do aparelho e estimular o aumento da mobilidade das articulações dos seus membros superiores. Praticamente, não requer nenhum tipo de instrução para uso.

Conheça mais sobre esse aparelho em: Alongador

Espaldar

Esse equipamento também é voltado para as atividades de alongamento, mas usuários mais experientes podem lançar mão dele para flexões de braço e outros exercícios que requeiram um pouco mais de técnica. Uma grande vantagem é o fato de ele estimular a musculatura de todo o corpo – membros inferiores e superiores, quadris, costas e peitoral. Adequado para todas as idades, mas é especialmente útil para pessoas mais idosas.

Conheça mais sobre esse aparelho em: Espaldar

Abdominal

As abdominais são um dos exercícios mais executados em academias, pois estimulam bastante uma região constantemente associada à perda de peso. Uma barriga “sarada” passa por muitas abdominais e as pranchas individuais são o local perfeito para você fazer esse exercício. Essa é uma garantia, por exemplo, de que você não vai ter uma contusão por conta de má postura. O aprendizado do movimento é bastante intuitivo de forma que após fazer o exercício nas primeiras vezes você já vai pegar o jeito.

Conheça mais sobre esse aparelho em: Abdominal Individual

Simulador de Escada

Os simuladores de escada têm funções semelhantes à do Esqui. A ideia é aqui é simular a subida e descida de degraus, de forma a fortalecer os membros inferiores e os quadris. Seu uso também está entre os mais simples que você poderá encontrar em uma academia ao ar livre. Esse é um tipo de exercício bastante adequado para pessoas da terceira idade e, portanto, vale a pena se concentrar alguns minutos neste aparelho.

Conheça mais sobre esse aparelho em: Simulador de Escalada

Extensor Lombar

Dores nas costas e problemas de coluna costumam ser muito frequentes em pessoas da terceira idade. E não são apenas eles que sofrem com isso, já que a má postura pode fazer com que qualquer um tenha problemas como esse. O Extensor Lombar permite fortalecer e alongar o abdome e as costas, garantindo melhorias na postura, na respiração e até mesmo nas articulações dos ombros.

Conheça mais sobre esse aparelho em: Extensor Lombar

Barra Fixa

A Barra Fixa é talvez o equipamento mais comum entre todos e, provavelmente, um dos mais versáteis. Ele é ideal para quem deseja apenas se alongar ou ainda pretende fortalecer os ombros e o peitoral. Aqueles que desejam pegar leve podem alongar os braços de forma simples e sem a necessidade de maiores orientações. Já as pessoas que pretendem executar sequências de força, podem aproveitar a versatilidade do aparelho de diversas formas.

Conheça mais sobre esse aparelho em: Barra Fixa Reta

Na dúvida, consulte um profissional

Embora a maioria dos equipamentos tenha utilização extremamente intuitiva, aqueles que nunca fizeram exercícios com eles podem se sentir um pouco intimidados em um primeiro momento. Nesse caso, a dica é procurar orientação de um profissional de educação física para que possa lhe acompanhar em pelo menos um dia na academia ao ar livre, para que você saiba como extrair o melhor de cada equipamento. Depois disso, seu corpo terá apenas motivos para te agradecer.

0